Fofuxo.com

Pointer

Uma raça de cão muito utilizado para caça. Leia mais sobre sua história características, veja galeria de fotos e ficha técnica da raça.

Os primeiros cães Pointers ingleses, como conhecemos atualmente, apareceram no final do século XIX na França, Itália e também outras regiões diversas da Europa.

Como seu nome indica, o Pointer é um cão de aponte por excelência, suas linhas costumam demonstrar uma excelente agilidade, velocidade e facilidade de movimentos, é um cão excelente para terrenos extensos onde poderão desenvolver o seu galope. Sua característica na forma de trabalhar é, certamente, os apontes repentinos e a sua orientação súbita.

Pointer

É um tipo de cão ainda muito utilizado para, caça sendo criado em três classes. O nome de base do cão Pointer vem da palavra apontar, devido ao cão apontar seu focinho para a caça. São cães muito inteligentes e começam a desenvolver seu espírito de caça com apenas dois meses de idade.

Conheça a seguir um pouco mais do que é um dos cães mais bonitos e mais devotados a seus treinadores, o Pointer.

Origem

O cão da raça Pointer é originário da Inglaterra, e apesar de sua origem incerta o cão possui registros de existência a partir do ano de 1650. Podem ser originários de cães da Espanha, e eram utilizados principalmente para apontar onde estavam a sua caça.

O cão possui todas estas capacidades devido as transformações que sofreram ao longo do tempo bem como os treinamentos recebidos para a caça. Quando se cita o Pointer, certamente os criadores possuem uma imagem ao notável cão que foi desenvolvido nas ilhas Britânicas. De fácil adaptação, tranquilo e atento a tudo e todas as atividades que é enviado.

Características

PointerO cão possui um crânio de largura média, aproximadamente tão larga quanto o comprimento de seu focinho. Possui um leve sulco entre os olhos, e suas faces são claramente acinzentadas. Seu focinho deverá ser profundo, sem lábios pendentes. Maxilares que deverão terminar em um formato quadrado e nivelado. Sua mordida poderá ser de tesoura ou torquês.

Possui um nariz bem desenvolvido e aberto, suas orelhas são inseridas ao nível dos olhos e quando pendentes deverão atingir de forma natural o ponto abaixo do maxilar inferior. É bastante aderente a cabeça com uma pequena ou mesmo nenhum tipo de dobra. Deverá ser algo pontudo em suas extremidades, nunca redondas, macias e finas.

Seus olhos são muito expressivos, de tamanho amplo, arredondados e intensos, sua coloração deverá ser escura em contraste com a cor das manchas, quanto mais escuros eles forem melhor será a pureza do cão.

Temperamento

PointerO Pointer é considerado um cão de trabalho, e está sempre disponível para os esportes de campo. Parece com um cão de caça, porém de aparência mais sensível. Com seu porte orgulhoso, conta com uma expressão bastante inteligente e alerta. Seu corpo extremamente musculoso indica a vivacidade, mas possui um doce temperamento. Seu temperamento é tão interessante que o torna excelente tanto no campo como no lar.

Devido a sua principal função, a caça, e estando sempre em sintonia com o caçador, o Pointer é considerado um excelente cão de companhia. Não é um cão que segue o dono o tempo inteiro, o que é uma consequência da seleção realizada pelos primeiros criadores da raça que procuravam por um cão que pudessem durante as suas caçadas tomar decisões sobre a direção que tivesse de seguir sozinhos. Podemos dizer que o Pointer tem uma personalidade muito independente, e apesar de serem atentos à movimentação ao seu redor são extremamente brincalhões. Esta característica auxilia muito no adestramento e também na obediência da raça para caça.

Um cão bastante meigo, ativo e extremamente ágil, conquista seus admiradores com muita facilidade e muitos proprietários certamente são apaixonados por esta raça e fazem questão de ter os animais por perto.

Apesar do cão se adaptar bastante a apartamentos, é fundamental que para que tenha um bom desenvolvimento o cão deverá se exercitar tanto de forma física como mentalmente diariamente pela rua. Uma boa alternativa é trinar os Pointers para a prática do esporte agility, onde se destacam por sua grande velocidade.

É um cão bastante alegre e resistente, enfrentando bem todos os tipos de brincadeira, extremamente tolerante com as crianças, que podem brincar durante horas sem cansar. É um cão bastante afável, companheiro, costuma se relacionar bem até mesmo com estranhos, por este motivo não é um cão muito indicado para a função de guarda.

Pelagem

PointerO Pointer costuma ter um pelo bastante curto, uma característica que facilita bastante a sua higiene e limpeza já que ele não costuma reter muita sujeira e nem mesmo ter cheiros fortes. Em termos de manutenções constantes os donos apenas precisam se preocupar com escovações semanais, que possam o ajudar a remover os pelos mortos. Sua pelagem característica é fina e macia.

Ainda relativos à sua pelagem, existe uma grande variedade de cores e combinações, mas os mais comuns existentes são os cães bicolores, onde predomina o branco com manchas laranja, limão, preto ou ainda fígado. Os cães da raça Pointer podem também ser tricolores, porém não são recomendados, já de uma cor só são permitidos.

Habilidades

PointerDesde cedo o Pointer mostra características de um cão adulto, estando sempre apto para brincadeiras, por isso é muito importante que o futuro proprietário do cão possa ter um bom tempo disponível para educar o seu cão, já que ele tem muita energia e precisa a descarregar com brincadeiras.

É uma raça muito versátil, que combinam atividades de aponte, rastreamento e ainda apreensão, podendo ser uma excelente companhia para todas as horas. Devem ser criados em locais espaçosos e sua herança genética remete os cães a caça de mamíferos, sendo que em alguns casos os cães poderão até mesmo ser agressivos com relação a pequenos animais, por este motivo é importante que exista um acompanhamento desde cedo neste sentido.

Saúde

Os cães da raça Pointer deverão receber além das vacinas de praxe, alimentação adequada. É importante levar em conta uma ração específica para a raça de grande porte e qualidade. Oferecer para o cão uma ração Super Premium é o ideal, já que oferece um equilíbrio necessário para o cão entre ácidos graxos como Omega 3 e Omega 6. O que favorecem consideravelmente o desenvolvimento dos cães para uma pelagem bonita e brilhante. Esta ração deverá ser oferecida até um ano e 4 meses depois desta idade é importante se fornece rações para cães adultos.

PointerO cão deverá ser banhado a cada 15 dias, recebendo escovação diária no intervalo entre os banhos.

É importante manter uma constante observação na dentição do animal quanto ao seu desenvolvimento de possíveis cálculos dentários e tártaro.

Como doenças genéticas o Pointer apresenta as seguintes situações:

Displasia coxo femural, que nada mais é do que uma alteração física hereditária que ocorre nas articulações entre o fêmur e a bacia do cão, o que causa problemas na sua locomoção, dores e incômodos ao animal. É preciso ainda se tomar cuidado para que não se confunda a displasia com a miolopatia degenerativa, que também caracteriza dificuldades de locomoção.

Entrópio, que nada mais é do que a inversão de pálpebras, normalmente irrita os olhos e poderá ser corrigido cirurgicamente. Situação de torção gástrica também poderá acontecer caracterizada pela torção de estômago o que poderá causar uma compressão da circulação na região abdominal. Podendo inclusive levar o cão a morte se ele não for operado rapidamente.

Em raros casos é possível se encontrar também a doença de Von Willebrand, esta que afeta ambos os sexos. É uma condição clínica de origem genética que afetas os processos de coagulação sanguínea e ainda prolonga o tempo de sangramento. Não se devem realizar cruzas com cães que portarem esta doença, pois ela é letal para os filhotes da raça.

É um cão rústico, por isto as situações citadas acima não são muito comuns, apesar disto é preciso que se tenha uma boa atenção aos cuidados com os olhos e ouvidos devido ao formato de suas orelhas, também é necessário que seja realizada uma limpeza constante nos ouvidos, minimizando as chances dos cães passarem por problemas frequentes desenvolvendo calosidades. Os calos podem ser evitados bastando apenas deixar com que o cão não durma em superfícies ásperas ou que sejam duras.

Ficha Técnica do Pointer

Ficha Técnica do Pointer
Nome Original Pointer
País de Origem Reino Unido
Porte Grande
Utilização Caça
Cuidados Especiais Deverá ser banhado a cada 15 dias, recebendo escovação diária no intervalo entre os banhos.
Características Físicas Cabeça: larga. Olhos: expressivos. Orelhas: caída, suave, fina, dobrável, de forma quase triangular e chata.
Altura média Macho - 55 a 66 cm • Fêmea - 54 a 60 cm
Peso médio Macho - 18 a 28 kg • Fêmea - 18 a 28 kg
Expectativa de Vida 13 anos
Cor da Pelagem Bicolor : branco com laranja, com limão, com preto ou com fígado. Tricolores
Tipo da Pelagem Curta, densa, lisa e reluzente.
Temperamento Ágil, ativo, meigo e alegre.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários