Fofuxo.com

Pitbull

Temido por muitos, admirados por outros tantos. Uma raça de companhia e guarda. Veja as características, fotos e ficha técnica do Pitbull.

O Pitbull é um cão de porte médio, que conta com uma constituição sólida e uma pelagem curta, bem como com uma musculatura bem definida. Portanto, é um cão forte e voraz, além de ágil e atlético. Apresenta-se em todas as cores e marcações, deixando-o com graciosidade.

Essa raça acabou sendo desenvolvida principalmente para o confronto direto, sendo que, para esta tarefa, acabaram sendo exploradas algumas das suas principais caracteristicas, como resistência e autoconfiança. 

Pitbull

É considerada uma raça muito apegada ao seu dono, e, ao mesmo tempo, demonstra um comportamento não feroz com a maioria das pessoas, dependendo da sua criação. 

Seu carinho com as crianças é admirável, assim como a sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que faz com que a raça não seja indicada para guardas de propriedades. Os casos de ataques a pessoas com este tipo de cão é devido a um mau treinamento realizado pelos seus donos, que deveriam ser punidos. Conheça a seguir um pouco mais sobre este fofuxo tão querido de muitas pessoas: o Pitbull.

Origem

A origem desta raça data o século XIX. No ano de 1835, o parlamento inglês proibiu o esporte que era o chamado Bull baitin, uma espécie de jogo sádico, em que os Bulldogs eram utilizados para atacar touros trazidos para a arena, com a intenção exclusiva de lhe amaciar a carne que seria consumida posteriormente.

O cão atacava o touro evitando assim coices e chifradas, agarrando-se ao seu nariz e segurando-o até que ele caísse. Os súditos e a realeza da época procuravam por diversão distraindo-se com tal violência que acontecia na região. A opinião pública, por sua vez, forçou o governo a tomar algumas medidas.

Este esporte foi, então, banido e os criadores que apreciavam toda a rudeza, coragem e também tenacidade dos buldogues puderam voltar a sua atenção para a criação de cães para briga. Começaram criações com bulldogs, misturando a eles algum sangue de terrier, e produziram então os chamados Half and Half, Pit Dogs ou Bull and Terriers. Cães que contavam com um pequeno porte e uma extrema força, dotados de uma maior agilidade que os buldogues, teriam grande força física, superando todas as suas expectativas.

Estes cães foram criados para que pudessem agredir a outros cães, matar ratos, que eram pragas muito comuns na época, mostrando a sua bravura, sua alta tolerância a dor, vontade de lutar até o fim e ainda a afeição com o seu criador. Aos poucos, passaram a se diferenciar em raças, como, por exemplo, Staffordshire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordshire Bull Terrier e o Pitbull, que não tinham um padrão para a estética.

Os cães posteriormente migravam para os Estados Unidos como cães de quintal, guarda de fazendas, boiadeiros, cães de luta e caça pesada. Os cães de tipo físico de Bull and Terrier ou half and half foram reconhecidos pela associação mundial de cães em 1898.

Características

Pit Bull

Como característica, o cão da raça Pitbull é extremamente forte, pois possui uma estrutura óssea e muscular muito desenvolvida.

É encontrado em cores mais comuns, como tons lisos de preto, branco, marrom claro e escuro. Seu pescoço costuma ser grosso e curto, além de contar com mandíbulas bastante poderosas e desenvolvidas, oferecendo muita força em sua mordida. Seu peso varia entre 13 a 34 kg. Seu tamanho por sua vez poderá atingir 43 a 53 cm.

Sua cabeça é singular, um elemento chave quanto ao tipo da raça. É grande e larga, oferecendo uma impressão de grande poder, que, apesar disso, não é desproporcional ao tamanho do seu corpo.

Quando vista de frente, a cabeça tem um formato de uma cunha rústica e larga. De perfil, o cão possui um crânio e focinho paralelos entre si, unidos por um stop bem definido e moderadamente fundo. Seus arcos supraorbitais sobre os olhos são bem definidos. Sua cabeça é cinzela, unindo tanto resistência, quanto elegância.

Seu focinho costuma ser largo e profundo, com afilamentos suaves, indo desde o stop para o nariz com uma ligeira separação abaixo dos olhos. O focinho é mais curto do que o comprimento do crânio, contando com uma proporção equivalente de 2 para 3. Seu dorso do focinho é reto. Sua mandíbula desenvolvida larga e profunda. Os lábios do Pitbull são secos e bem ajustados a face.

Pitbull Fofuxo

Sua dentição é completa, com dentes bem nivelados e brancos, encontrando-se como padrão da raça, uma mordedura em tesoura.

Seus olhos possuem um tamanho médio, são redondos ou amendoados, inseridos e bem afastados entre si; e profundos no crânio.

Todas as cores costumam ser igualmente aceitáveis, exceto o azul. O Pitbull com olhos azuis é considerada uma falha séria. A terceira pálpebra do cão não deve ser aparente. Como falhas graves, é possível também se encontrar olhos esbugalhados, de cores diferentes um do outro.

Suas orelhas são altas, e podem ou não ser operadas, sem preferências. Se forem deixadas ao seu natural, semieretas ou em rosa são preferíveis. Orelhas pontiagudas, deitadas no crânio ou largas não são desejáveis.

Seu pescoço apresenta uma ligeira curvatura no seu arco ou na crista. Vai alargando gradualmente conforme descendo do crânio até o ponto que se une aos ombros bem angulados. A pele é bem ajustada sem peles soltas formando uma barbela.

Pelagem

O Pitbull e um cão de porte médio, e conta com uma pelagem bastante curta, na estrutura de seus músculos bastante lisa e definida.

Suas orelhas são pequenas e médias de comprimento, contam com poucos pelos nas pontas e não possuem pelos dentro de suas orelhas.

Sua cauda é um pouco mais grossa e peluda e relação ao restante de seu corpo. Seu revestimento da pele é brilhante, liso, curto e ligeiramente rígido, sendo assim o cão poderá ser admitido em qualquer cor.

BullPit

Temperamento

Como características essenciais do temperamento do Pitbull, podemos encontrar a força, confiança e entusiasmo pela vida. Esta raça costuma agradar muito as pessoas; são grandes entusiastas. Mostram-se como excelentes companheiros de toda a família. Sendo assim, sempre foi conhecido pelo seu grande amor às crianças.

O cão apresenta um nível de agressão ao olhar das pessoas devido ao seu físico poderoso. Ele requer que o proprietário seja extremamente cuidadoso procurando sempre socializar e treinar o seu cão para a obediência.

Habilidades

Como habilidades, o Pitbull possui uma grande agilidade natural para alpinismo. O cão não é uma boa escolha para segurança, já que são amigáveis uma vez que é oferecido algum benefício mesmo com estranhos.

Seu comportamento agressivo não é característico da raça. A raça possui grandes habilidades para realizar eventos performáticos e por seu alto nível de inteligência bem como vontade de trabalhar e impressionar as pessoas.

Pitbull Filhote

Estes cães foram proibidos em diversos locais devido a crença de que ele seria extremamente violento tanto com pessoas como com outros cães. Ao contrário disto porém ele poderá ser amável, carinhoso e fiel como qualquer outra raça de cão.

Quase todos os casos de ataques fatais acontecem devido aos cães serem treinados para o combate. Muitos são populares no mundo da luta de cães, não pela sua atitude ou natureza, mas sim por ser uma raça extremamente forte de cão.

Saúde

A expectativa média de vida do Pitbull é em torno de 12 a 14 anos. Existem alguns casos de cães mais velhos, por isso, essa é uma das raças que vivem mais tempo neste porte.

Ela possui uma tendência de contar com uma displasia de anca maior do que a média dos cães. Pode ainda sofrer problemas de patela, tireoide e disfunção no coração, bem como defeitos cardíacos congênitos.

Os cães desta espécie que contam com uma cor de revestimento mais diluída possuem uma maior incidência de ocorrer alergias de pele.

Estes cães são muito propensos a alergias de contato. Apesar de não serem contagiosas, muitas vezes são difíceis de tratar, pois atacam os filhotes, e eles adquirem uma imunodeficiência.

Os sintomas mais comuns são a perda de cabelos, pequenas manchas na cabeça e no pé dos filhotes. Geralmente, é preciso utilizar de tratamentos com antibióticos para que não surjam problemas com a raça. Existe um tipo mais grave da doença que poderá gerar a perda de pelos por todo o corpo do cão; normalmente é hereditária.

Apesar destes problemas, um teste simples de raspagem da pele irá permitir que os veterinários possam diagnosticar se o cão possui ou não este tipo de sarna.

O cruzamento indiscriminado e a utilização destes cães em rinhas de combate geraram violência. Há casos de cães que escaparam da casa ou do dono e atacaram pessoas, levando-as à morte.

Ficha Técnica do Pitbull

Ficha Técnica do Pitbull
Nome Original Pitbull
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio
Utilização Companhia e Guarda
Cuidados Especiais Imprescindível a presença de um muro alto. Visto que a agilidade pode levar a grandes saltos.
Características Físicas Cabeça: deverá ter um formato de uma cunha rústica e larga. Orelhas: inseridas altas, pequenas e médias de comprimento. Corpo: musculoso.
Altura média Macho - 43 a 53 cm • Fêmea - 43 a 53 cm
Peso médio Macho - 13 e 34 kg • Fêmea - 13 e 34 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Marrom escuro, branca, preta, caramelo
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Alegre, agressivo, ágil, forte e forte.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários