Fofuxo.com

Pastor dos Pirenéus de Face Rasa

Saiba tudo sobre a raça Pastor dos Pirenéus de Face Rasa. Fotos, características, tipos de pelagem, temperamento, ficha técnica, etc.

Pastor dos Pirenéus da Face Rosa

O Pastor dos Pirenéus de Face Rosa é uma variação da raça do cão Pastor dos Pirenéus, cão de médio a pequeno porte nativo das montanhas dos Pirineus, sul da França e norte da Espanha. Eram criados na época medieval para pastoreio de gado, principalmente ovinos.

A raça trabalhou ativamente como pastores juntamente com o Grande Pirineus, outro cão considerado de montanha, atuando como guardiões de bando.

Este é o menor dos cães de pastoreio franceses. Sua cabeça é encontrada em pequenas proporções, e com relação a média das outras raças conta com um crânio bastante plano, e um pouco curto. Seu focinho é triangular. Possui um rosto expressivo e bastante inteligente, com olhos escuros. Suas orelhas tradicionalmente são cortadas, e como uma característica natural, o Pastor dos Pirineus deverá ter as orelhas semieretas ou em rosa, assim como a sua face.

Possui um corpo esguio, o que deverá refletir nas capacidades atléticas naturais e energéticas do cão. Suas pernas possuem membros bem proporcionados, com membros magros e bem angulados, além de pés firmes. Sua cauda poderá ser amputada e curta.

Conheça a seguir um pouco mais sobre o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa.

Origem

As Montanhas Pirenáicas são o lar dos cães desta raça. Enquanto que sua origem é levada em conta como indígena, outros criadores dão a estimativa de que o cão é um descendente de Pastor de Brie.

Para profundos conhecedores da raça, o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa é considerado autócne, ou seja, não é um cão de fabricação. Não vem de linhagens de cruzamentos e é preciso ainda se descartar as ideias de cruzamento do cão com o chamado briard, pelo menos do ponto de vista de sua ascendência.

Como acontece com todas as raças de origem remota, o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa também possui uma dificuldade em se estabelecer a sua genealogia, mas é possível se supor que provém dos cães pastores orientais, modificados com relação aos diversos ambientes que teria de se adaptar.

Características

Pastor dos Pirenéus da Face RasaO Pastor dos Pirenéus de Face Rasa é um cão de porte leve, que costuma ter bastante energia. Um fisionomista nato, está sempre alerta, possui um ar maligno e desconfiado, este que é associado as suas grandes vivacidades de movimentos, conferindo a este cão uma movimentação ímpar.

Seu crânio é moderadamente desenvolvido, quase plano, com um sulco sagital definido, arredondado nas suas laterais, apresentando inclusive uma protuberância occipital pouco pronunciada. A sua região frontal está ligada ao focinho em uma inclinação quase que suave. Seu formato geral é triangular lembrando a cabeça de um urso marrom.

Possui um stop não aparente, seu focinho é reto mais para curto, deixando de existir a predominância do crânio sobre o focinho fino, sem ser exagerado e cuneiforme. Os pelos do focinho possuem uma coloração caramelo claro que lembram vagamente tons de rosa.

Seus lábios costumam ser pouco espessos, recobrindo perfeitamente sua mandíbula e não apresentam qualquer tipo de comissura aparente. As mucosas dos lábios e do palato são pretas ou fortemente marcadas de preto.

Suas pálpebras são bastante características, debruadas em tons de preto, independente da cor de sua pelagem, acolhendo olhos expressivos, bem abertos e também de cor marrom escuro. Seus olhos são inseridos, faceando com o plano de pele. Olhos esgazeados, ou mesmo manchados de outras cores também são admitidos nos exemplares de cor rosa.

Pelagem

É possível se encontrar o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa de diversas tonalidades, estas que são aceitas, como por exemplo, com ou sem máscara negra e de sobreposição. É comum encontrar cães de tons tigrados e vários tons de cinza. Os cães menos comuns são os em tons de merle, merle fulvo e preto. No seu rosto a pelagem caramelo rosada é característica gerando o cão de cara rosa.

Em alguns casos é possível se encontrar tons brancos na cabeça, no peito e nos pés, os cães considerados de cores sólidas porém são os preferidos.

Temperamento

Pirenéus da Face RasaO Pastor dos Pirenéus de Face Rasa é um cão de grande energia, assim como vários outros cães de pastoreio. É um cachorro bastante adaptável que pode fazer todos os trabalhos de campo. A atividade de pastoreio realmente está no seu DNA.

Sua esperteza característica o torna ideal para a prática de alguns tipos de esportes, como o flybal.

Além disso também é muito comum que a raça apareça em competições de obediência e também agilidade. Este é um cão bastante interessante para se ter com crianças, oferecendo um grande senso de proteção com seus filhos e crianças pequenas.

São muito dedicados com seus proprietários com o desejo de os seguir em casa para ajudar com suas tarefas diariamente. Costumam ter um paladar bastante apurado e parecem muitas vezes serem capazes de ler a mente de seus senhores, pois estão sempre o observando. Esta é uma característica que torna o cão um tanto treinável.

Sua cautela natural, o torna um tanto valioso, o cão costuma alertar seu dono de qualquer tipo de aproximação estranha, como animais ou pessoas que não estejam inseridas dentro do contexto de convivência do dia a dia do animal. Esta característica combinada com a sua prepotência para o pastoreio poderá levar o cão a uma certa agressividade mesmo com os cães que são mais simpáticos caso não sejam devidamente treinados. Uma socialização frequente desde pequeno, poderá ajudar o cão a combater este tipo de característica.

Habilidades

Pastor dos Pirenéus da Face RasaOs Pastor dos Pirenéus de Face Rasa podem tranquilamente participar de competições relacionadas a agilidade, obediência, exibicionismo e em alguns casos até mesmo em esportes. São cães que podem ser mostrados em desfiles de raça. Somente a partir de 2009 é que a raça se tornou elegível para competição de pastoreio nos Estados Unidos.

É um chamado cão de trote, e precisa se movimentar muito para que se desenvolva de forma adequada.

Portanto não é uma raça que poderá se contentar com espaços muito pequenos, ainda mais se estivermos falando de um apartamento.  É muito importante que também exista uma interação e contato com as pessoas de casa, já que ele não é um cão que prefere ficar na companhia de outras pessoas ou animais do que ficar longos períodos sozinhos no pátio, por exemplo.

Apesar de ser um cão gigante, é extremamente delicado com crianças e sabe diferenciar as crianças de adultos, apesar disto é sempre importante que se tenha cuidados com brincadeiras pois ele é estabanado.

O cão tem habilidades de pastoreio, por este motivo quanto maior for a região e o espaço que o cão realizar seu trabalho melhor, ele pode correr por horas a fio e é muito veloz, por isso é preciso ter atenção quanto ao se aproximar de pessoas estranhas, caso isto aconteça, de forma alguma a pessoa poderá correr já que o cão irá a considerar uma presa e certamente irá atacar.

Saúde

Existem alguns problemas bastante comum ás raças de Pastor dos Pirenéus de Face Rasa como por exemplo uma raça de constituição física bastante rústica, e como todas as raças de grande porte poderá sofrer problemas como por exemplo.

Displasia coxo femural, que nada mais é do que a má formação do encaixe da cabeça do fêmur com a sua bacia, episódios de torção gástrica podem também ser comuns ás vezes, luxação de patela e obesidade. Por este motivo é muito importante que exista um trabalho realizado com a forma física deste cão.

Apesar de o cão ter sido criado e também desenvolvido em climas que são mais frios, ele poderá se adaptar tranquilamente a vida em países mais quentes, desde que ele tenha a possibilidade de ter um espaço que sejam ais fresco para abrigo durante o dia.

Ficha Técnica do Pastor dos Pirenéus de Face Rasa

Ficha Técnica do Pastor dos Pirenéus de Face Rasa
Nome Original Pastor dos Pirenéus de Cara Rasa
País de Origem França
Porte Pequeno/Médio
Utilização Pastoreio
Cuidados Especiais Precisa de socialização frequente desde pequeno.
Características Físicas Cabeça: conta com um crânio bastante plano, e um pouco curto. Olhos: escuros. Orelhas: tradicionalmente são cortadas.
Altura média Macho - 40 a 54 cm • Fêmea - 40 a 52 cm
Peso médio Macho - 8 a 15 kg • Fêmea - 8 a 15 kg
Expectativa de Vida 12 a 13 anos
Cor da Pelagem Tigrada, cinza, merle, arlequim, merle fulvo e preta
Tipo da Pelagem Curta e fina.
Temperamento Obediente e ágil.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários