Fofuxo.com

Pastor de Brie

Esta raça possui uma pelagem peculiar e muito fofa. Veja sua história, características, temperamento, mais fotos e ficha técnica completa.

O Pastor de Brie, é uma raça de cães que foi desenvolvida na França. Apesar de contar com uma origem incerta, seu surgimento é atribuído a região de Brie, onde eram realizados cruzamentos entre os chamados pastores de bauce e os barbet, dando origem assim as raças modernas.

É um dos cães pastores mais populares do fim do século XIX se tornando um dos animais mais comuns de companhia em sua terra natal. Entre as grandes curiosidades da sua história está o fato de ter sido considerado um soldado na Primeira Guerra Mundial.

Como características físicas o cão poderá chegar a medir até 69 centímetros pesando um equivalente a 34,5 kg. Apesar de contar com um temperamento tímido e agressivo, costuma ser visto como um bom cão de companhia e guarda. Sua pelagem é levemente ondulada e bastante seca, descrita como de difícil trato.

Pastor de Brie

Origem

Pastor de BrieExistem duas teorias relativas ao nome deste cão. Uma destas teorias sugere que a raça teria sido desenvolvida na região de Brie, perto de Paris, onde o cão teria ficado conhecido como um grande pastor desta região. Apesar disto parece pouco provável que a raça tenha suas raízes voltadas para esta localidade.

Existe outra teoria que pode ser considerada uma lenda onde o nome da raça teria vindo de seu primeiro criador nos tempos da Idade Média, que se chamava Audry de Montdidier. Este foi um grande nobre assassinado no ano de 1371, sendo que seu cão, o Pastor de Brie teria sido a única testemunha de seu crime. Diz ainda a lenda que o cão seguiu o assassino para onde quer que ele fosse, e o Rei ordenou um duelo entre o homem e o cão, o que naquela época era algo comum de acontecer. Na Ilha de Notre Dame, existem inscrições onde neste ano houve um duelo entre um homem e um cão, onde o cão ganhou. O cão passou então a ser chamado de pastor d’Aubry que com o passar do tempo se transformou no Pastor de Brie.

O que se sabe realmente é que com o passar do tempo, se tornou um excelente cão de guarda. Entre seus ancestrais estão o Beauceron e o Barbet. O primeiro registro desta raça teria acontecido no ano de 1897 por um grupo de tratadores de cães.

Características

Pastor de BrieO Pastor de Brie é um cão de grande porte, os machos possuem um tamanho equivalente a 62 e 68 centímetros, o que torna o cão bastante alto. As fêmeas podem ser ligeiramente menores, e em casos raros podem ser superiores a esta altura. Não existe um limite mínimo ou máximo de peso e medidas desta raça, todas poderão ser consideradas.

É um cão bastante forte e musculoso, possui um grande porte e passadas elegantes. Seu crânio possui uma forma triangular, o focinho relativamente comprido e seu nariz preto e proeminente. Seus olhos são bastante escuros e possuem uma expressão inteligente, quase sempre estão tapados por pelos que caem de sua cabeça. Suas orelhas poderão ser cortadas arredondadas, embora isto não seja obrigatório, normalmente são revestidas de um pelo comprido pendente para o lado. Seus membros são fortes e vigorosos revestidos por uma longa pelagem. Seu duplo pezunho é indispensável para que o cão seja admitido em concursos.

É um cão de aparência rústica, flexível, musculosa e bem proporcional, está sempre vivo e alerta para todos os movimentos que acontecem ao seu redor.

Apesar do tamanho, são cães que vivem bem em casa desde que sejam levados para fazer caminhadas pelo menos três vezes por semana para que mantenha seu tônus atlético e a musculatura saudável. O Pastor Brie poderá tranquilamente morar fora de casa, mesmo no inverno, já que seu pelo tem a função de atuar como isolante térmico ao mesmo tempo em que aquece no inverno.

Pelagem

Pastor de BrieOs pelos desta raça aparecem mais frequentemente nas seguintes cores: preto, caramelo, cinza ou vemelho. Quase sempre a raça apresenta pelos de cores homogêneas.

Com seus movimentos rústicos e poderosos bem como sua elegância inata, fazem dele um cão bastante misterioso e de enorme efeito cênico. Até mesmo alguns anos atrás, os criadores costumavam cortar as orelhas as deixando eretas, alterando a sua característica.

Apesar disto esta prática já não é mais utilizada atualmente, todos prezam pela originalidade do animal sem que possam prejudicar a sua beleza e a originalidade da raça.

Sua pelagem encontrada também poderá ser de tons pretos, fulvo encarvoado, frequentemente com máscara cinza ou azul o cão é encontrado. Sua pelagem de um rico fulvo poderá apresentar uma nuance mais clara em suas extremidades e ainda sobre as partes inferiores, onde existe um fulvo marcado de tons de areia. Nas pelagens de cor preta, cinza e também azul, é possível se encontrar as mesmas partes mais claras. Todas as pelagens poderão apresentar um tom mais ou menos grisalho.

Temperamento

Pastor de BriePor ser um cão de grande personalidade, o Pastor de Brie mostra grande devoção para a sua família, onde se torna prontamente um guardião inveterado.

Serve como um perfeito cão de guarda, contando com a sensibilidade e cuidados especiais principalmente com as crianças, é uma raça muito utilizada em programas de terapia animal e fisioterapias para crianças deficientes inclusive.

Adora pastorear e brincar com a família. Sendo extremamente protetor de todas os componentes, e apesar de ele se afeiçoar a apenas um, conhece a todos e os defende. Costuma se socializar muito bem com animais, sendo excelente para brincar com crianças, são extremamente gentis e devido ao seu porte suas brincadeiras podem acabar sendo brutas. É importante que o cão desta raça passe por um treinamento de obediência e controle para que possa ser mais sutil em seus movimentos.

Possui uma memória incrível que facilita muito o seu treino. Apesar disto é importante que ao adquirir um cão deste porte, você tenha um pouco de experiência com cães ou seja um treinador, já que ele é um pouco desobediente e costuma não ter ouvidos enquanto faz suas estripulias.

São cães bastante adaptáveis e vivem tranquilamente tanto na cidade como no campo desde que sejam exercitados e realizem brincadeiras eventualmente. São cães que normalmente amadurecem apenas quando tem 18 meses e até atingirem esta idade não devem ser exercitados em excesso pois poderá prejudicar o seu desenvolvimento inclusive. Adoram nadar e correr, porém precisam de bastante atenção para que possam fazer estas atividades já que costumam ser um pouco estabanados. Não são cães habituados a viver no exterior das casas, apesar de gostarem de um pátio para correr e brincar.

Com este temperamento descrito certamente é uma ótima alternativa de cães para a residência, vale lembrar que é muito importante ao adquirir um cão de qualquer raça, tenha todos os conhecimentos precisos com seu criador para que não passe por problemas.

Habilidades

Possui uma grande força física e destreza, que pode fazer com que ele corra em torno de 70 a 80 km diariamente, combinado com sua força e inteligência foi bastante utilizado como mensageiro de correios durante as épocas de guerra, além de cão de investigação e resgate que oferece grandes resultados.

É a raça mais utilizada nos países do norte para utilização em áreas de segurança, comunicação e também salvamentos, principalmente em salvamentos realizados na água e também em áreas de difícil acesso, sua destreza impressiona até mesmo os criadores mais experientes, pois é um cão surpreendente que está sempre pronto para servir aos humanos. Contando com todos estes atributos como parte de suas habilidades.

Saúde

Pastor de BrieO Pastor de Brie é um cão muito resistente, que pode chegar a sua fase adulta e uma idade de 13 anos. Uma das principais preocupações de saúde é a torção do estômago que acontece com cães de porte maior. Esta condição faz com que o estômago do cão gire em torno de si mesmo, fazendo com que aos poucos o cão não consiga mais se alimentar e acaba falecendo.

A doença é fácil de ser diagnosticada já que o cão irá apresentar sintomas de inflamação nos olhos, na boca e em casos mais graves no focinho.

Outra condição que também é menos comum porém preocupante é a atrofia progressiva de retina, cataratas que também são recorrentes e displasia das ancas.

O Pastor de Brie necessita de escovagens regulares para impedir que a sua pelagem forme riças, é uma raça que larga poucos pelos por isso pode ser mantida dentro de casa.

O cão apesar de seu tamanho, vive bem em casa, desde que seja levado ao menos três vezes por semana para passear. Seus membros precisam de exercício frequente e por este motivo devem sempre realizar passeios para que não acabe tendo atrofia de seus músculos das patas que são longos e precisam ser trabalhados.

Ficha Técnica do Pastor de Brie

Ficha Técnica do Pastor de Brie
Nome Original Pastor de Brie
País de Origem França
Porte Grande
Utilização Guarda/Pastoreio
Cuidados Especiais Necessita de escovagens regulares.
Características Físicas Cabeça: forte e firme, dando um aspecto bastante sólido. Olhos: escuros. Orelhas: poderão ser arredondadas. Corpo: musculoso.
Altura média Macho - 62 a 68 cm • Fêmea - 62 a 68 cm
Peso médio Macho - 22 a 40 kg • Fêmea - 22 a 40 kg
Expectativa de Vida 11 a 12 anos
Cor da Pelagem Vermelha, cinza, caramelo, preta ou fulvo.
Tipo da Pelagem Longo e áspero
Temperamento Equilibrado, corajoso e ativo.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários