Fofuxo.com

Pastor Alemão

Raça popularmente conhecida por sua excelência em guarda. Veja suas características, temperamento, fotos e ficha técnica.

O Pastor Alemão é uma das raças de cães mais conhecidas e também mais presentes na vida dos brasileiros. Apesar de ser um cachorro de grande porte, possui simpatia em sua expressão. Mas a primeira reação de muitas pessoas ao se deparar com esta raça é o medo. Talvez não seja nem pelo seu porte, mas sim pelo imaginário que foi criado em torno do cão. Aqui no Brasil, mas também em diversos outros países, acabou sendo a raça adotada pelas tropas policiais a fim de ajudar os humanos em situações mais complicadas. E, neste caso, costuma ser um cachorro brabo, mas totalmente controlado pelos seus donos.

Mas o motivo que levou ele a ser adotado pelas corporações não é tanto pela ferocidade, até mesmo porque existem raças muito mais ferozes e mais fortes do que o Pastor Alemão. Ele acabou sendo escolhido, especialmente, por causa de sua inteligência. Realmente é um cão muito esperto, com uma grande capacidade de aprendizado. Além disso, possui uma grande versatilidade. Pode ser utilizado como cão de guarda, ou cão de ataque, ou ainda farejador e buscador de pessoas ou de substancias. E, sim, também podem ser utilizados como agradáveis cães de companhia.

Pastor Alemão

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Pastor Alemão.

Origem

Pastor AlemãoEm comparação com inúmeras outras raças, podemos considerar o Pastor Alemão como um cão relativamente jovem, que teve um início de produção de conhecimento da maioria dos pesquisadores. Também é uma das poucas raças que acabou tendo uma pessoa como sendo sua principal razão de sua existência. Esta pessoa foi o jovem capitão da calaria alemã, Max Von Stephanitz.

O objetivo do capitão era criar um cachrro que tivesse algumas particularidades. Ele deveria ser inteligentee forte, mas não muito grande. Ele deveria ter a capacidade de cuidar de mais de dois tipos de ovelhas durante o pastoreio. Alem disso, ele deteria ser mais intelifente, ter um extinto protetor, mas ao mesmo tempo gostaria de que ele tivesse uma postura nobre. O resultado de todas estas tentativas foi que acabou gerando o Pastor Alemão.

A criação do capitão foi possível porque Max também tinha conhecimento de biologia, já que frequentou a famosa Faculdade de Berlin na época, e acabou dedicando boa parte da sua vida na pesquisa e na criação de animais. Sempre mostrou real interesse nos cães pastores, por apresentarem uma maior capacidade de trabalho, o que consequentemente faziam deles também animais mais fáceis de serem ensinados.

Pastor AlemãoAlém de trabalhar muito na criação desta raça, Max se preocupou muito como a forma que o cachorro seria recebido pelas pessoas. Ele queria que o Pastor fosse um exemplo de cão que realmente fosse inteligente e ao mesmo tempo apresentasse uma grande capacidade de trabalho. Apesar dos cães não serem mais submetidos a atividades de pastoreio, Max inscrevia os cachorros em concursos de obediência, para que eles não perdessem a inteligência que eles tinham para o trabalho. Logo, ele percebeu que uma atividade para o Pastor Alemão seria junto aos policias da época, e para isso doou uma grande quantidade de animais para começaram a servir nas corporações da época.

Além de ajudar os policiais, a raça também passou a ser adotada pelos exército, sendo que o cão começou a ser utilizado durante os eventos que antecederam a primeira guerra mundial. Nesta época, os cães começaram a ser tirados um pouco apenas de uma linha de ataque e passaram a ser utilizados muito mais como membros inteligentes, com tarefas mais estratégicas, como a entrega de determinadas mensagens, a busca de linhas telefônicas soterradas, a busca por soldados que estivessem feridos e que não estivessem no campo de visão dos seus companheiros, enfim, inúmeras atividades.

Características físicas

Pastor AlemãoO Pastor Alemão se mostra um cachorro  de porte grande, e o seu tamanho acaba sendo determinante na hora de um determinado membro ser aceito ou não nos clubes oficiais da raça Geralmente os machos ficam entre 60 e 65 centímetros, enquanto que a fêmea fica na média entre 55 a 60cm. De um modo geral possui um corpo proporcional entre praticamente todas as partes. Apenas a cabeça, quando o cachorro é visto de lado, acaba sendo um pouco menor, e termos de proporção, do que o resto do corpo.

Possui uma dentadura bastante robusta, sadia e completa, apresentando os 42 dentes que se espera de um cão. Possui uma mordedura do estilo tesoura e bastante forte. Além disso seu maxilar também é bastante robusto, o que faz com que quando morde alguma coisa a força impede que outra pessoa retire o cão, a não ser que ele livre um pouco ela. Possui um pescoço também bastante robusto, com dorso firme e musculado.

Para que um Pastor Alemão seja aceito nas associações oficiais da raça, é necessário que ele siga algumas regras em relação a sua cauda, principalmente em relação ao comprimento e ao formato. Não são permitidas que se faça qualquer tipo de intervenção cirurgica na cauda. 

Outra característica muito interessante do Pastor Alemão está relacionada diretamente a sua movimentação, que possui um estilo chamado trotador. Consegue ter passadas largas e firmes, com um movimento que mostra realmente aonde ele quer chegar. Além disso, e um cachorro com uma força nos membros inferiores fantástica, que permite uma grande explosão na hora do início de uma corrida. E ele consegue também atingir grandes velocidade e manter esta corrida por um bom tempo.

Pelagem

A pelagem do Pastor Alemão é bastante densa, onde é possível encontrar uma boa camada de pelo e também uma boa camada de subpelo. Geralmente este pelo da raça deverá ser reto e áspero. Apresenta uma variação de tamanho de acordo com a parte do corpo, sendo que geralmente é mais curto na cabeça e também na região das orelhas.

Temperamento

Pastor AlemãoEste cachorro tem como sua principal característica de temperamento e versatilidade e a agilidade com o qual consegue se adaptar a diferentes tipos de situações. Consegue realmente apresentar uma série de padrões de comportamentos para cada situação, e pode ser tanto um excelente cachorro de companhia quanto também um prestativo cão de guarda.

A única coisa que ele não consegue se adaptar é com a falta e movimento. Ele realmente é um cão que precisa de espaço e não se sente nada bem se ficar muito tempo preso, com seus movimentos limitados. Apartamentos, nem pensar. Ele precisa de um bom pátio onde possa correr.

Além de ser carinhoso, ele é também um pouco desajeitado. Não costuma apresentar nenhum tipo de comportamento agressivo quando criado junto com crianças, mas realmente é necessário ter cuidado porque é um cão grande e pesado e pode machucar menores de idade apenas querendo brincar um pouco.

Em alguns casos, pode desenvolver um comportamento um tanto quanto desconfiado em relação a pessoas estranhas que cheguem à sua casa, mas este problema é resolvido com um bom treinamento.

Habilidades

São inúmeras as habilidades características do Pastor, mas a maior delas, sem dúvida, é a inteligência, que permite com que ele consiga organizar todas estas habilidades e fazerem elas se tornarem funcionais para um determinado objetivo. A inteligência também permite que ele seja treinado muito facilmente, já que também consegue manter o foco de suas atenções, sem se dispersas de suas atividades.

É um excelente farejador, corre muito bem e também costuma avisar sempre que está acontecendo alguma coisa fora do comum nas proximidades.

Saúde

Pastor AlemãoCães da raça Pastor Alemão acabam desenvolvendo uma maior chance de ter doenças como a Displasia coxofemoral, o que pode dificultar e causar dor sempre que ele se movimentar. Esta é uma doença que tem caráter hereditário, portanto se os pais tiveram a chance do filhote também ter é grande.

Outra doença que é bastante comum na raça é chamada de mielopatia degenerativa, na qual há uma perda lenta e progressiva da coordenação dos membros posteriores e que pode ser evidenciada em cachorros com cinco anos de idade ou mais. Os sinais iniciais da mielopatia degenerativa se confundem com os da displasia coxofemoral. O tratamento para esta doença é paliativo e dependendo da evolução do quadro, o cachorro pode ter que ser sacrificado.

Caso o Pastor Alemão passe a perder muito peso rapidamente, ele também pode estar desenvolvendo a chamada Insuficiência Pancreática Exócrina, fazendo com que o organismo dele perca a capacidade de digerir corretamente a proteína.

Ficha Técnica do Pastor Alemão

Ficha Técnica do Pastor Alemão
Nome Original Pastor Alemão
País de Origem Alemanha
Porte Grande
Utilização Companhia e Guarda
Cuidados Especiais Recomendável escovar o pelo do nosso pastor alemão uma vez ao dia. Evitar banhos frequentes.
Características Físicas Olhos: tamanho médio e de forma amendoada. Orelhas: firmes, abertas para a frente.
Altura média Macho - 60 a 65 cm • Fêmea - 55 a 60 cm
Peso médio Macho - 30 a 34 kg • Fêmea - 26 a 30 kg
Expectativa de Vida 9 a 13 anos
Cor da Pelagem Marrom com algumas manchas pretas
Tipo da Pelagem Densa, reta e áspera.
Temperamento Dócil, Equilibrado, Vigilante, Corajoso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários