Fofuxo.com

Mastim Tibetano

Veja tudo sobre a raça Mastim do Tibet. Origem e sua história, fotos, características físicas, ficha técnica completa, etc.

O Mastin do Tibete ou Mastim Tibetano, conhecido também como Mastiff Tibetano, é a raça que deu origem a todos os outros Mastiff. A raça foi declarada extinta e foi recriada no final de 1800 pelos britânicos.

De forma remota era utilizada como uma raça protetora de lares e rebanhos, o que pode difundir esta raça gigante para a Ásia e também pelo continente europeu. O cão passou a fazer parte de diversas exposições pela Europa e América do Norte. Depois de mais de um século e cruzamentos seletivos se tornou aos poucos um bom cão de companhia, apesar disto em países de temperatura mais baixa devido a sua grossa pelagem.

Mastim Tibetano

Esta raça é de origem chinesa e até hoje as pessoas o admiram por sua beleza e também comportamento existente.

É considerado um cão de raça primitiva. Normalmente mantém a rusticidade que ele necessitaria para sobreviver no Tibete em altas altitudes, principalmente na cordilheira do Himalaia, inclusive regiões do norte do Nepal, índia e também Butão.

Origem

Mastim TibetanoEsta é uma raça bastante antiga, e existe uma teoria de que é o ancestral de todos os chamados Molossus, mas esta teoria foi contestada por uma série de cientistas e também de pesquisadores. Outro estudo altamente questionável é que o cão divergiu geneticamente do lobo há mais de 58 mil anos atrás.

No começo do século XIX George IV contava com um par de Mastiffs Tibetanos, sendo que estes animais frequentemente eram vistos ao lado do monarca. Nos anos de guerra, porém a raça aos poucos foi perdendo suas linhagens e quase acabou extinta.

Apesar desta raça ser considerada pouco comum, o número de criadores ativos vem aumentando aos poucos, levando a produção inclusive excessiva de filhotes. A maior parte deles são puros. No ano de 2008 o Mastiff Tibetano competiu pela sua primeira vez na exposição de cães do Westminster Kennel Club.

Seguidamente existem relatos de cães que são vendidos a preços astronômicos.

Após mais de um século de cruzamentos seletivos se tornou um bom cão de companhia, porém apenas em países com temperaturas mais baixas devido a sua grossa pelagem.

Características

Mastim TibetanoEste é um cão bastante protetor, utilizado frequentemente como companhia e cão de guarda. O Mastim do Tibete é um cão de guarda de grande porte, de imponência solene, séria e doce.

O cão da raça Mastim do Tibet demora bastante para se desenvolver completamente, e atinge seu pleno amadurecimento apenas com 4 anos de idade quanto machos e de 2 a 3 anos no caso das fêmeas. Os cães da raça Mastim do Tibet contam com uma pelagem muito mais densa e abundante.

Os machos deverão medir uma altura equivalente a 66 centímetros de altura e as fêmeas no máximo 61 cm.

Alguns criadores e também clubes oficiais aceitam cães que apresentam uma determinada variação na altura e também no peso.

Estes cães enormes vem sendo cada vez mais produzidos no mundo ocidental e também em alguns canis chineses, sendo muito útil para os nômades com uma estrutura, porém questionável e menos útil para guardiões de gado.

Uma característica interessante é que o pelo do Mastiff Tibetano não conta com o cheiro desagradável que a maioria dos cães de grande porte possuem. Existe, porém alguns casos de cães que quando são um pouco mais velhos podem passar por este tipo de problema.

Pelagem

Sua pelagem costuma ser dupla e longa sujeita ao clima extremo, é encontrado em grande variedade de cores, incluindo tonalidades preto sólido, preto castanho e diversos tons de vermelho, de ouro pálido e vinho escuro.

Temperamento

Mastim TibetanoEste é um cão que ainda existe em grande abundância no Tibete, e em outras regiões do Himalaia. A raça de puro sangue, ocidentalizada, poderá variar de temperamento, apesar disto poderão existir cães de reprodução idêntica dentro de uma mesma ninhada criadas em uma mesma casa.

Estima-se que no Tibete existam os tipos de cães que são ferozes e agressivos, além de serem imprevisíveis em seu comportamento e muito difíceis de serem treinados. Os cães criados por ingleses por sua vez, são bastante educados e anexados aos seus senhores.

Alguns criadores de cães ocidentais e asiáticos estão aos poucos realizando cruzamentos e tentando criar uma réplica do cão lendário que foi identificado como o chamado "Mastiff Tibetano verdadeiro" ou Tsang-Khyi. Este que é muito melhor do que a sua versão atual.

Alguns dos criadores inclusive parecem aos poucos selecionar para a aparência o cão, procurando um cão que tenha tamanho grande, pelagem abundante, tenha rugas, seja pesado e tenha uma papada.

Outros criadores por sua vez procuram selecionar temperamentos suaves no Ocidente e alguns de temperamento forte, na Ásia, onde o cão é extremamente elogiado e motivado a agir desta forma.

Considerado como um cão de guarda de rebanhos no Tibete e bastante importante, é altamente tenaz em suas capacidades de enfrentar os predadores de tamanho de lobos e leopardos. Como um cão socializado poderá fazer sucesso em um quintal que seja espaçoso sendo um grande companheiro canino. Não é recomendado para viver em apartamentos. Os cães da raça após centenas de anos de reprodução seletiva vem sendo valorizada por uma sentinela noturna, sempre mantendo possíveis predadores e intrusos longe.

Habilidades

Mastim TibetanoUm adestramento de cães Mastim Tibetano deverá ser realizado de forma precoce para que os comandos possam ser ensinados com muita paciência e sabedoria aos cães. Os cães Mastiffs criados para residências são calmos, afetuosos e carinhosos, com seus donos, porém muito agressivos e temperamentais com estranhos. São excelentes vigilantes noturnos.

A aparência do cão é poderosa e muitas vezes intimidadora, por este motivo é interessante que o cão seja tratado da melhor forma possível para não desenvolver um temperamento difícil. Tem habilidades para caça no escuro e também costumam enxergar bem inclusive na chuva.

Seu latido parece um rugido, o que oferece um grande poder de comunicação ou até mesmo uma forma de chamar á atenção de seu dono. É uma forma de comunicação com outros cães e por isso deve ser estimulada.

Saúde

Mastim TibetanoBem ao contrário do que a maior parte das raças de grande porte, a sua expectativa de vida é bastante longa, podendo ficar entre 10 a 14 anos, em alguns casos até mesmo mais longos. Outras linhas puras podem contar com uma duração de vida um pouco menor.

Os cães saudáveis possuem menos problemas de saúde genético, por isso é muito importante a partir do momento que você adquirir seu filhote, deverá conhecer os pais e observar os comportamentos do cão para que não compre um cão que esteja doente.

São encontrados diversos cães que possuem doenças como hipotireoidismo, entrópio, ectrópio, problemas de pele, incluindo alergias, problemas autoimunes, incluindo demodex, falta de dentes, má oclusão (mordida profunda ou underbite), problemas cardíacos, epilepsia, progressiva da retina atrofia (PRA), catarata, entupimento de canais auditivos pequenos, como uma tendência para infecção de ouvido. Como acontece com a maioria das raças de grande porte alguns exemplares podem sofrer com displasia de cotovelo e ancas.

Alguns pesquisadores acreditam de forma veemente que o hipotireoidismo assintomático poderá ter sido adaptável em regiões de origem para muitas raças, já que os cães poderão ser menos nutridos que serão saudáveis da mesma forma. Por este motivo tentar eliminar a tireoide dos cães, pode gerar problemas sérios.

Ficha Técnica do Mastim Tibetano

Ficha Técnica do Mastim Tibetano
Nome Original Mastim Tibetano
País de Origem China
Porte Grande
Utilização Guarda e Companhia
Cuidados Especiais Necessita de adestramento precocemente.
Características Físicas Cabeça: grande e larga. Orelhas: caídas, são de tamanho médio, em forma de coração. Olhos: cor marrom e de tamanho médio. Corpo: sólido e musculoso com ataduras boas.
Altura média Macho - 66 cm • Fêmea - 61 cm
Peso médio Macho - 64 a 78 kg • Fêmea - 64 a 78 kg
Expectativa de Vida 10 a 14 anos
Cor da Pelagem Preta, vermelha, ouro e vinho escuro.
Tipo da Pelagem Longa, densa e abundante.
Temperamento Feroz, agressivos e educado.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários