Fofuxo.com

Labrador Retriever

Uma das raças mais populares ao redor do mundo, muito leal e ativa. Veja mais sobre suas características, fotos e ficha técnica completa.

O Labrador Retriever é uma raça de cães de origem desconhecida da maioria dos pesquisadores. Mas registros apontam que a raça se tornou popular, em termos de criação, na Grã-Bretanha. É a raça mais popular no Reino Unido e na América do Norte. Além disso, são muito populares também na Austrália.

É um cão de aspecto amigável, que fisicamente pode atingir um tamanho equivalente a 62 centímetros e pesa equivalentes 36 kg. Sua pelagem é grossa e a sua cauda o ajuda a nadar.

Labrador Retriever

É um tipo de cão de caça, mesmo que tenha um temperamento bem humorado e comportado, ficando sempre em torno de crianças pequenas e também procura sempre estar por perto de idosos. Este cão possui uma postura bastante atlética e é um brincalhão por natureza.

O Labrador Retriever é muito utilizado como um cão de assistência e costumam ser frequentemente treinados para auxiliar as pessoas cegas, autistas, entre vários outros tipos de problemas.

Origem

Labrador RetrieverOs ancestrais do Labrador Retreiver moderno tiveram sua origem na chamada ilha de Terra Nova, atualmente parte da província de Newfoundland e Labrador, Canadá. Os primeiros exemplares da raça se chamavam de St. Cão de João de água. Esta foi uma raça que surgiu de cruzamentos gerenciados pelos primeiros colonos da ilha no século XVI.

Os antepassados deste cão não são conhecidos, mas provavelmente foram originários de uma mistura aleatória de raças inglesas, irlandesas e portuguesas. O cão Terra Nova, também conhecido como o Grande Terra Nova, provavelmente foi o resultado de uma criação do St. John Cão junto de mastins que eram trazidos para a ilha nas várias gerações de pescadores que visitavam a região, e visitavam o local desde o século 16.

Como característica quanto menor for o pelo do Labrador Retriever  mais ele seria utilizado para a recuperação e para puxar redes de peixes que os pescadores jogavam na região dos rios. Com seu característico peito branco, pés e queixo e também focinho, mais conhecido como as marcações de smoking, estas características sempre aparecem nos modernos laboratórios de misturas, ocasionalmente se manifestando nos cães Labradores com uma pequena mancha branca no seu peito, que era conhecida como um medalhão ou vadios pelos brancos nos pés ou também focinhos.

Os pescadores utilizavam seus antecessores o cão de St. John, para ajudar a puxar cordas entre os barcos, reboques e também recuperar pescados na água. É um cão de extrema lealdade e comportamento sempre respeitoso ao seu dono, sempre trabalhando muito duro, eram extremamente valiosos para seus pescadores.

Um grande número de cães de São João passou então a serem trazidos de volta para a chamada Poole, região da Inglaterra no início do século 19. A partir daí o centro do comércio de pesca da Terra Nova pela nobreza se tornou bastante valorizada como cães esportivos e especialistas na caça de aves aquáticas. Pouco a pouco os canis de criação do Labrador Retrevier foram crescendo e ao mesmo tempo uma grande população de ovelhas. Houve então na região um surto de raiva, onde começou um desaparecimento gradual em seu país de origem.

Características

Labrador RetrieverComo características mais marcantes os Labradores Retriever são cães de porte relativamente grande, os machos contam com um peso equivalente a até 41 kg e as fêmeas até 32 kg. Seu peso fica sempre em torno de 45 kg. Caso o cão possua mais do que isto está considerado obeso ou pode ser uma falha grave para a sua criação.

A raça possui uma tendência a perder pelo ao menos duas vezes por ano, em alguns casos isto acontece regularmente durante o ano todo. São cães nativos de climas temperados, por isso se adaptam bem a estas regiões, como por  exemplo o sul do Brasil.

Devido a terem características de pés palmados, ou seja, pés com uma espécie de membrana entre os dedos podem ser excelentes pescadores. A membrana existente entre seus dedos podem também servir para deslizar na neve. Seu revestimento de pelos entrelaçados é relativamente resistente a água, oferecendo muito mais resistência para a natação.

Pelagem

Labrador RetrieverQuanto a pelagem do labrador, ela é curta, e podem ser encontrados cães basicamente em três cores, estas que são sólidas como preto, amarelo, que poderá ter um tom variável de branco ou creme, ou também o que é chamado de raposa vermelha. Além do tom chocolate. Alguns exemplares também são vendidos como tons prata, o que é a chamada raça pura do labrador.

Alguns clubes de canil importantes de todo o mundo, permitem que os Labradores Prata possam ser registrados. O chamado Kennel Club (Inglaterra) exige que eles possam ser registrados como não reconhecidos. Eventualmente os exemplares poderão apresentar pequenas quantidades de branco em seu peito, patas ou em sua cauda, raramente as raças cruzadas em laboratório deverão expor faixas em seu pelo, ou mesmo pontos semelhantes aos de Rottweiler. Estas marcações poderão ser consideradas como uma desqualificação para cães de amostra, mas que sequer poderão ter uma relação com o temperamento do cão ou mesmo a sua capacidade de ser um bom trabalhador ou mesmo cão de estimação.

Nas ninhadas é comum se encontrar cães de todas as cores, ela é determinada exclusivamente por três genes. As variações em outros vários genes poderão controlar detalhes mais sutis na coloração da pelagem dos cães, como por exemplo, tons de branco, narizes em tom chocolate ou preto, tudo o que deverá sempre coincidir com a cor de sua pelagem.

Temperamento

Labrador RetrieverO temperamento do o Labrador, descrito pela associação Brasileira de Cães, oferece aos criadores uma natureza amável, agradável, extrovertida, e também adaptável a ambientes.

Seu olfato é muito apurado e permite que ele possa identificar qualquer cheiro e siga caminhos de sua origem, principalmente ao passear. Normalmente eles ficam em uma determinada pista até que encontrem o que estiverem procurando.

Os Labradores Retreivers eram utilizados tanto na marinha como em forças militares em alguns países, inclusive até hoje para a detecção de traficantes, ladrões, drogas, terroristas e ainda o mercado negro de tráfico. De forma instintiva o cão consegue segurar objetos, até mesmo membros como mão ou braços em sua boca, o que é uma particularidade de delicadeza do cão e seu instinto de salvamento. O Labrador é capaz de transportar um ovo em sua boca em o quebrar.

São conhecidos exclusivamente por terem mordedura firme, mas ao mesmo tempo sem machucar muito, uma adaptação para a antiga função de captura de aves aquáticas. São cães propensos a utilizarem objetos de mastigação, apesar de poderem ser treinados para abandonar estes comportamentos. A pelagem costuma repelir a água até certo ponto, facilitando a utilização do cão na caça.

Os Labradores ainda contam com uma reputação de uma raça muito equilibrada, além de ser um excelente cão de família.

Habilidade

Algumas de suas linhagens ainda são criadas pela sua habilidade de trabalho no campo, são particularmente rápidos e atléticos. Uma dica interessante para os criadores deste cão é a utilização de uma coleira de treinamento desde filhote, porque costuma ser muito afoito quando sai na rua.

Saúde

Labrador RetrieverOs filhotes da raça Labrador Retreiver normalmente não são levados para a casa antes de oito semanas de idade. Sua expectativa de vida gira em torno de 10 a 12 anos é uma raça bastante saudável, e com poucos problemas congênitos.

Como doenças hereditárias, os labradores são pouco comuns, mas em alguns casos são propensos a problemas de anca e displasia de cotovelo, mesmo em casos de cães maiores, em alguns casos suplementos comuns são recomendados aos cães. Os labradores podem sofrer riscos de problemas nos joelhos, a luxação de patela é uma ocorrência comum no joelho, onde poderá se deslocar e voltar para o lugar.

Alguns problemas oculares também são possíveis de aparecerem na raça, principalmente as chamadas atrofias progressivas de retina e catarata, bem como distrofias de córnea e displasia de retina. Os cães que se destinam a ser criados deverão ser examinados por veterinários oftalmologistas para analisar seus olhos.

Talvez a única hereditariedade deste cão é a chamada Miopatia Herediátia, que é uma doença rara que provoca uma deficiência do tipo de fibra muscular. Os sintomas deverão incluir uma marcha curta, e em casos mais raros o chamado endurecimento do pescoço, acompanhado também da postura cifólica.

Existem pequenos casos de outras condições como doenças autoimunes e surdez, podendo ser desenvolvidos de forma congênita ou também mais tarde na vida.

É importante que se mantenha um rotina de exercícios com o cão para que ele não venha a desenvolver a chamada hipertermia, fraqueza, colapso nervoso e desorientações após sessões curtas de exercícios, este é um episódio que inspira atenção.

Ficha Técnica do Labrador Retriever

Ficha Técnica do Labrador Retriever
Nome Original Labrador Retriever
País de Origem Canadá
Porte Médio/Grande
Utilização Caça e Companhia
Cuidados Especiais Precisa de rotina de exercícios para que ele não venha a desenvolver a chamada hipertermia.
Características Físicas Cabeça: larga, sem excessos. Olhos: tamanho médio. Orelhas: caídas e em formato triangular. Corpo: aparência reta.
Altura média Macho - 56 a 62 cm • Fêmea - 54 a 60 cm
Peso médio Macho - 32 kg • Fêmea - 41 kg
Expectativa de Vida 10 a 12 anos
Cor da Pelagem Preta, o fígado (ou chocolate) e a amarela.
Tipo da Pelagem Curta, espessa, sem ondulações
Temperamento Amável, agradável, extrovertido e equilibrado

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários