Fofuxo.com

Husky Siberiano

Lindo, um cão que dá vontade de levar pra casa. Veja mais sobre sua história, fotos, ficha técnica e todas suas características.

O Husky Siberiano é um cão de porte médio a grande, de extrema agilidade além de ser muito vigoroso. É um cão originário das regiões mais geladas do planeta, a Sibéria. Este cão era utilizado como cão de tração para puxar trenós.

O cão da raça Husky é muito popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, possui uma personalidade extremamente dócil e carinhoso com todas as pessoas.

Husky Siberiano

Origem

Husky SiberianoO Husky Siberiano é uma raça canina originária da Rússia. São conhecidos há mais de 2 mil anos, quando foram desenvolvidos especialmente para puxar trenós em condições extremas de temperatura pelos Chukchi, um povo existente na região. No ano de 1909, houve uma migração destes cães da Sibéria rumo ao Alasca, onde começaram a ter uma grande popularidade pelo mundo.

Com o tempo que passou começaram a mostrar habilidades diferenciadas, como por exemplo, um episódio bastante curioso onde acabaram salvando pessoas de uma aldeia nos Estados Unidos, sendo que eles levavam medicamentos e suprimentos para as pessoas que ficaram isoladas por causa de uma tormenta. Por terem realizado este feito, um exemplar se tornou bastante popular, que se chamou de Balto.

Aos poucos começaram a se espalhar entre os cães de trenó em ambientes de garimpo de ouro, por seu tamanho, que era pequeno considerando os cães utilizados para o trabalho, começaram a ter grandes sucessos em competições.

É considerado fisicamente um cão de trabalho rápido, de movimentos que são fluentes e corpo compacto, sendo protegidos contra o frio por uma densa, porém não longa pelagem. É capaz ainda de percorrer grandes distâncias em uma velocidade moderada. São classificados como muito fortes e resistentes, não contam com uma aparência rústica ou pesada. As cores de sua pelagem são bastante variáveis como, por exemplo, do branco puro ao preto e branco.

Características

Husky SiberianoO Husky Siberiano é um cão considerado de trabalho, de porte médio para grande, sendo muito rápido. Seus movimentos são fluentes e graciosos, e seu corpo ligeiramente compacto, com uma pelagem densa, suas orelhas eretas e sua cauda em pincel revelam que este cão é de origem nórdica. Conta com um andar bastante característico além de suave e aparentemente não faz nenhum esforço para se movimentar sendo até mesmo silencioso. As proporções das formas de seu corpo refletem o equilíbrio básico de força, velocidade e resistência. Em condições ideais contando com a sua musculatura firme e bem desenvolvida o Husky Siberiano não é um cão pesado.

Para resistir as baixas temperaturas, a raça possui duas camadas de pelo, uma considerada superficial e outra embaixo de sua pelagem convencional. As cores de seus olhos acabam sendo uma atração a parte, com cores claras e vivas, como amarelos, verdes e azuis. 

Possuem normalmente pernas em cor branca com manchas na cabeça e em seu rabo.

Seu corpo costuma ser coberto de pelos em cores branca e cinza, ou branca em combinações com outras cores, como vermelho, cobre, preto, marrom avermelhado, além de cor branca.

Pelagem

Husk SiberianoA pelagem do Huskie Siberiano é dupla, contando com um comprimento médio e de aparência bem peluda, nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão. Seu subpelo é bastante macio e denso, de comprimento suficiente para suportar a pelagem de cobertura. Os pelos de cobertura costumam ser retos e suavemente assentados, mas nunca eriçados ou ásperos. É possível se perceber a ausência dos subpelos durante a época de muda, o que é muito normal. É permitido ainda aparar os bigodes e os tufos entre os dedos e ao redor das patas para dar um aspecto mais limpo ao cão.

A tosa em qualquer outra parte do corpo do cão não deve ser tolerada, devendo inclusive ser severamente penalizada.

Todas as cores são permitidas no cão para as associações internacionais, desde o preto até o branco puro. É bastante comum uma variedade de marcações na cabeça, incluindo diversas combinações que não são encontradas em outras raças.
Sua cauda pode ser quebrada ou enrolada, excessivamente emplumada, de inserção muito alta ou baixa.

Temperamento

Husky SiberianoÉ um cão alegre e brincalhão, bastante digno e orgulhoso, muitas vezes jovial. É  especialmente amigável com todos os cães e pessoas, podem certamente ser um ótimo companheiro para as crianças. Apesar disto muitos são teimosos, como todos os cães nórdicos, e podem ser treinados desde a sua mais tenra idade.

Apesar de o cão contar com uma natureza amigável, é muito independente e conta com um instinto predatório bastante. Ou seja, quando eles são criados em ambientes muito abertos pode ser comum que ele saia para dar uma volta pela redondeza a fim de caçar alguns animais que estiverem por ali. Devido ao seu caráter ele deverá ser colocado dentro de uma família que o trate de forma carinhosa e especial.

Por este motivo o animal poderá apresentar apenas que é o líder do grupo, já os outros componentes do grupo poderão ser menos respeitados por ele. É preciso os educar em muitos casos com empresas de adestramento, o que poderá dar um resultado bastante considerável. Esta é uma característica que facilita as pessoas a lidarem com um cão que normalmente é teimoso e independente. A sua inteligência, sua gentileza e desejo de carinho, fazem com eu ele seja um companheiro e tanto, agradável e trabalhador, cheio de boa vontade para agradar a todos.

É uma raça que gosta muito de brincar, até mesmo depois de adulto, principalmente nos exemplares maiores. Para que possa queimar a energia, o cão precisa de grandes espaços, não são ideais para apartamentos e devem ser utilizados inclusive por pessoas que tenham pátios longos.

São muito espertos e atentos, cuidando tudo o que acontece ao seu redor, sem deixar de ser carinhosos e companheiros.
Possuem um forte instinto de caça, podendo até mesmo matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte.

Quando são atacados por outros cães podem ser muito agressivos e podem os matar.

Sua expectativa de vida varia entre 10 a 15 anos.

Tem um grande hábito de lamber seu pelo como medida de higiene.

Podem ser adestrados apesar disto não assimilam por completo os treinamentos.

Habilidades

Husky SiberianoÉ um cão considerado de salvamento, assim como os lendários São Bernardos. Costumam ter desenvolvidos desde seus ancestrais características de salvamentos específicas. Caso seu dono passe por uma situação de perigo, certamente o huskie irá pedir ajuda para alguém mais próximo caso não consiga ele mesmo oferecer ajuda.

É um cão extremamente inteligente, de habilidades próprias. Em alguns casos existem histórias de cães huskys que salvaram seus donos inclusive de grandes incêndios. São considerados ainda os únicos animais que possuem a capacidade de enxergar através de nevascas.

Os Huskys, diferente do que muitas pessoas pensam, são parentes distantes dos lobos (algumas pessoas acreditam que eles possuem parentesco próximo). Eles possuem arcadas dentarias um pouco diferenciadas e são um tanto menores do que seus parentes selvagens. Existem algumas raras espécies de huskies que adquiriram características selvagens devido a serem abandonados e terem cruzado com lobos, onde surge uma raça híbrida dos dois animais.

Saúde

Siberianos normalmente são cães saudáveis, vivendo mais de 15 anos de idade. É comum encontrar problemas de transtornos nos olhos, como catarata, glaucoma, distrofia corneal, entre outras, em animais mais velhos é possível acontecer casos de câncer e alergias.

A displasia na bacia poderá acontecer, porém não é um problema frequente na raça. Esta raça precisa realizar a ingestão de muita proteína e gordura, principalmente para os cães que são utilizados para o trabalho, como os puxadores de trenós.

Husky Siberiano

Dizem diversos criadores que os Huskies são os cães que contam com a maior eficiência de combustível, consomem menos alimentos que outras raças e apresentam um desenvolvimento muito maior nas atividades.

A ração oferecida para este cão deve ser de alta qualidade, caso isto não aconteça seu nível de trabalho e exercício poderá ficar prejudicados, podendo ficar na maioria das vezes obesos e desenvolverem doenças como erlichia, que é uma doença transmitida pelo carrapato.

Por ser um cão muito peludo, pode-se achar que é um cão difícil de cuidar, mas não, é muito fácil e prático. É um cão que não possui odores, e não precisa de banhos frequentes, nem mesmo tosa nem escovações. O cão costuma cultivar seu pelo com lambidas que geram pouco cheiro. É recomendado que os seus donos escovem o cão diariamente, principalmente na época da troca de pelos. A raça é muito saudável.

Esta raça consegue viver em climas que possuem variações, porém quando fizer calor excessivo é preciso ter alguns cuidados como procurar um local fresco e sombreado para o cão descansar.
Estes cães por outro lado parecem ter um verdadeiro prazer em estar em meio a temperaturas baixas, buscando com afinco por ar livre, principalmente quando faz frio. Mesmo assim os donos em potencial dos huskies podem se tranquilizar com climas temperados como o do sul do Brasil ou de Portugal, que são perfeitamente adequados para a criação da raça específica.


Você também vai querer ler...

Comentários

Artigos sobre Raças de Cachorros