Fofuxo.com

Golden Retriever

Uma raça tão dócil, que é difícil não se apaixonar por eles. Confira a origem, características, ficha técnica, fotos, e muito mais.

Os Golden Retrievers são lindos cachorros e extremamente inteligentes que vivem entre 10 a 13 anos. Fazem parte do grupo 8 de padrão de raça FCI e seção 1, que são de cães cobradores de caça e levantadores. Suas cores de pelos medianos variam entre tons de ouro, ou seja, do mais claro, que é o loiro, até o mais escuro, que se assemelha ao vermelho. Ele é um cão de porte médio, com altura de 55 cm a  61 cm entre os machos, e 51 cm a 56 cm entre as fêmeas. Seus pesos variam em torno de 27 kg, sendo, na grande maioria, machos um pouco mais pesados que as fêmeas.

O Golden Retriever se adapta a qualquer ambiente, se tornando uma opção para quem mora em locais pequenos, como apartamentos. Todavia, é importante que tenha uma área livre e parques próximos da residência, pois eles têm um ânimo radiante!

Golden Retriever

Características

Os Golden Retrievers são cães muito bonitos, amorosos e fáceis de serem cuidados. Esta raça de porte médio tem orelhas diferentes de outros cachorros, sendo elas caídas e únicas, ou seja, se tornando um diferencial. Seus olhos são escuros e penetrantes, mas são fofos e caridosos.

Seus pelos são os maiores charmes, pois variam de cores entre os tons dourados, bem como tem eles lisos e ondulados, macios e de tamanho mediano. São obedientes, dóceis, inteligentes e amigáveis. Adoram ficar perto dos donos e brincar com eles, sempre correndo e se exercitando com muito vigor. Devido aos seus cruzamentos, eles lidam muito bem com água e seus pelos são propícios a isso, pois são espessos e resistentes, assim como dos labradores.

Golden Retriever - Carinha de dengo

Compre sempre bastante ração, pois os Golden Retrievers são muito comilões! Gastam muita energia, mas sabem ser tranquilos, principalmente se o dono educa-lo e adestra-lo corretamente. Esse é um dos lados bons: eles aprendem muito fácil o que os donos ensinam, necessitando apenas de um pouco de empenho do criador.

Só cuidado para não mimá-lo demais, já que sempre ficará triste quando você abster carinho por períodos maiores. Se mal consegue lidar com um Golden macho ou fêmea, nem cogite induzi-los a procriarem, pois os bebezinhos terão ainda mais fôlego e deixaram qualquer dono cansado e pedindo por férias.

Além de todas estas facilidades, sua higiene é simples. É importante que o dono penteie os lindos fios com certa periodicidade, que descreveremos abaixo, bem como dê banhos de tempos em tempos. Sua saúde não é ruim, já que ele tem boa tolerância ao calor e ao frio, mas o dono tem que se atentar a certas doenças que são mais comuns nesta raça e extremamente perigosas, que podem levar a morte.

Pelagem

Golden RetrieverOs pelos dos Golden Retrievers são muito bonitos. Eles costumam ser bem densos com ondulações ou fios lisos. Eles são de tamanhos médios com cores que oscilam em dourado (gold) até loiros, mais parecidos com creme. Boa parte destas alterações das cores é imperceptível, pois há muitos tons e são bem detalhados, o que torna cada pelagem de cão única e exclusiva. Alguns, em casos raros, apresentam pelos brancos na região dos peitos.

É interessante que a dona penteie os fios dos Golden Retrievers, ao menos, três vezes por semana para manter a beleza e integridade. Os banhos podem ocorrer a cada quinze dias, mas a partir do segundo mês de vida para zelar pela segurança do mesmo.

Origem

Golden Retriever - FilhoteEste cão teve uma origem bem interessante, na qual hoje se desvirtuou do principal objetivo. O Lord Tweedmouth, da região de Tweed, na Escócia, queria um cachorro que fosse corajoso e perseverante. Ele queria um cão que pudesse ser usado pra fazer resgate, para nadar, inclusive em águas geladas, bem como se embrenhar nas matas com firmeza e sem medo. A ideia era utilizá-lo para caça de aves aquáticas e selvagens, surgindo então no século XIX, após diversas tentativas de cruzamento.

O Lord Tweedmouth cruzou um Nous Retriever com um Tweed Water Spaniel, raça que hoje está extinta. Tentaram também uma mistura de Tweed Spaniels com Setters e Bloodhound. Quando nasceram, eles acreditavam que as mudanças haviam ocorrido apenas na tonalidade da pelagem, demorando um bom tempo para serem reconhecidos como uma raça. Apenas em 1912, ele foi nomeado de Golden Retriever, nova raça de cães. Na América, ele chegou no início do século XX e se tornou uma das raças mais populares. Apesar de se destacar pelas habilidades de caçadores e destemidos, acabaram se tornando animais de estimação muito comuns, além de cães de exposição e competidores em eventos de obediência. A sua personalidade foi um fator primordial para a sua popularidade aqui no nosso continente.

Personalidade

Golden RetrieverSabe a cena clássica de arremessar uma bolinha e pedir que o cachorro busque? A raça que mais se diverte com esta brincadeira é do Golden Retriever! Eles são extremamente brincalhões, adoram diversão, estão sempre com muito ânimo e energia. É uma escolha interessante para quem tem filhos pequenos, pois eles ganharão um companheiro, um amigo devoto e protetor de toda a família. O seu instinto de caça continua presente, então você ganha um bom aliado como proteção para a casa.

Não tente conter o entusiasmo dos Golden Retrievers. Eles ficarão muito tristes e deprimidos se não puderem se divertir e fazer muitas brincadeiras. Além disso, querem atenção o tempo todo e se apegam muito fácil a família.

O lado bom é que são inteligentes e entendem quando o dono não quer que faça farra e barulho no apartamento, por exemplo. Recebem bem as visitas, pois têm um temperamento dócil e muita tranquilidade. Eles também se relacionam normalmente com outras raças ou animais.

Saúde

Os Golden Retrievers são fortes, cheios de energia, adoram brincar e rastrear objetos, entretanto eles apresentam algumas tendências de problemas de saúde que devem ser muito bem cuidadas para evitar que ocorra um quadro mais grave. Quanto a temperatura, o dono pode ficar sossegado, pois estes cachorros têm boa tolerância tanto ao frio quanto ao calor, não necessitando de tantos cuidados extras em invernos e verões rigorosos.

É muito triste, mas esta raça de cães pode sofrer de displasia, ou seja, paralisia das patas traseiras, levando o cão a utilizar cadeira de rodas como locomoção, o que seria ainda pior para esta raça que gosta tanto se correr e brincar. Além disso, Golden Retriever pode vir a ter catarata, que leva a cegueira parcial ou completa, necessitando de cirurgias. Outro problema muito comum é com as artérias coronárias, a CHD (Coronary Heart Disease), que leva a morte.

Vá sempre a veterinários de confiança para realizar exames e verificar possíveis problemas antes que se tornem perigosos. Não se esqueça das vacinas! A vacina contra viroses é muito importante e deve ser dada:

  • 1ª dose – um mês a um mês e meio de idade
  • 2ª dose – dois meses a dois meses e meio de idade
  • 3ª dose – três meses a três meses e meio de idade

A partir da 4ª dose, dê anualmente como medida profilática. Só saia com o cachorro após a terceira dose, pois antes disso ele estará vulnerável a contrair doenças de outros cachorros.

Golden Retriever

Exercícios físicos

O Golden Retriever tem um bom condicionamento físico inato em decorrência do cruzamento de espécies caçadoras. Apesar de tranquilo, ele adora correr, se divertir, pular, então este é o exercício suficiente que ele precisa.

Não é necessário grandes sacrifícios para exercitá-lo, mas é preciso brincar com ele diariamente. Ele é muito apegado ao dono e gosta de interagir a todo o momento. Sua inteligência é muito acima da média, então estes cães adoram novos desafios. Em razão da sua descendência, ele ama caçar, mas não temos isso na vida real, por isso simule! Esconda brinquedos, jogue bolinhas e peça para que ele traga até você.

Para os Golden Retrievers, mais importante que exercitar o corpo é exercitar a mente, então capriche para aproveitar todo o potencial desta raça inglesa tão incrível e inteligente.

Golden Retriever

Adestramento

O Golden Retriever é o quarto colocado na lista de cães mais inteligentes do mundo, portanto ele é esperto e entende muito bem o seu dono. Logo, o adestramento fica muito mais simples e fácil de ser aplicado.

Golden RetrieverAtente-se, apenas, a iniciar o treinamento enquanto ele é bebê, pois crescer sabendo o que pode e o que não pode fazer facilitará o processo de aprendizagem. Oriente-o sempre claramente e não confunda-o com comandos contraditórios.

A adestrabilidade é acima da média, se tornando uma boa opção para donos de cães de primeira viagem, que não tem o costume de lidar com estes animais.

Preço

Esta raça de cão varia bastante de preço. Um macho pode custar entre 1.500 reais e 2.500 reais, enquanto a fêmea é bem mais cara, começando em 2.500 reais.

Nestes casos, é importante procurar por lojas perto de você para retirada imediata. Isso vai evitar todo o tempo de transporte em que o filhote sofrerá dentro do avião, além de diminuir os custos, pois entrega de avião chega a custar mil reais!


Você também vai querer ler...

Comentários

Artigos sobre Raças de Cachorros