Fofuxo.com

Galgo

Magrinho, mas muito ágil. Veja tudo sobre a raça de cão Galgo. Características, fotos, ficha técnica, etc.

O Galgo certamente é um dos cães mais antigos do mundo, provavelmente descendentes do galgo árabe, veio acompanhando navegadores Fenícios em suas viagens para a Europa. Ao longo dos séculos, os criadores ingleses foram aos poucos criando um excelente cão de caça e de corrida.

Sua principal qualidade como cão de criação é a grande velocidade. Há muito séculos ele até mesmo teriam sido utilizados na caça de cervos, gamos, e javalis. Atualmente, o cão é utilizado principalmente nos chamados cinódromos, na caça de lebres mecânicas.

São cães que costumam se especializar na caça de presas, procurando as manter em sua linha de visão. Automaticamente o cão precisa ser hábil em detectar movimentos rápidos, estes cães normalmente contam com uma visão extremamente apurada. Outra característica importante desta raça é o fato dela ser muito ágil e rápido, podendo chegar a até mesmo 65 km/h.

Galgo

Como resultados grande parte dos exemplares deste cão possuem pernas longas para dar passos largos, um tórax mais profundo para suportar sistemas cardiovasculares fortes para as corridas e também um corpo magro e delgado para que se possa manter o menor peso possível e ajudar no seu deslocamento.

Por esta particularidade de velocidade, estes cães são bastante utilizados para as corridas de cães na América do Norte, principalmente as variações da raça como Greyhound e Whippet.

Origem

Os Galgos, conhecidos também como legreis, são cães de estrutura corpórea esguia, originários de um cão bastante primitivo que era chamado de Canis Familiaris Leineri, que contava com uma estrutura anatômica bastante similar as raças de Galgos atuais. Ele deu origem a cães que eram utilizados pelos povos antigos nas mais diversas atividades, como por exemplo a caça de pequenos roedores, e até mesmo grandes felinos, eram responsáveis muitas vezes por pastoreios de cabras, e também ovelhas além da guarda de caravanas nos oásis.

Foram representados através de monumentos no antigo Egito em uma época que remonta há mais de 2 mil anos antes de Cristo. Até mesmo os gregos e romanos na antiguidade apreciavam o cão quanto a sua musculatura bem desenvolvida e a sua rapidez surreal. Os reis e senhores da Idade Média atribuíam a sua beleza principalmente a elegância e a aristocracia. Portanto eram considerados cães nobres, de uma linhagem diferente.

Galgo

Os cães da raça Galgo acompanhavam os povos em seus deslocamentos se expandindo pelo mundo, originando diversas raças. Em cada uma das regiões que se ambientava, desenvolvia algumas características diferenciadas, estas que eram provocadas principalmente pelas influências do meio e pelo cruzamento com outros cães. Desta forma as diversas raças de Galgos aos poucos foram se formando. Na região do Reino Unido por exemplo, este foi um cão que cruzou com cães típicos do local, que contavam com pelo duro, produzindo assim algumas variações como o Irish Wolfhound e o Deerhound. Nas regiões da Rússia, com o frio intenso, houve a formação da raça Borzói, um Galgo com pelagem muito mais densa, composta de pelos e subpelos para que pudessem o proteger das baixas temperaturas.

Não se sabe desta espécie se são apenas descendentes de um ancestral ou existem mais de uma origem, apesar disto todos convergem para um alongamento das linhas, mas em todas as linhas é possível encontrar características diferenciadas, como por exemplo pernas longas, focinho comprido e afilado, costas arqueadas ligeiramente, peito estreito e também profundo. Graças a toda esta estrutura, conseguem desenvolver grandes velocidades. A maioria dos cães contam com um faro limitado e caçam se utilizando apenas da visão, se a presa abandona seu campo visual ele abandona esta perseguição.

Características fisicas

GalgoOs Galgos são considerados cães de muita personalidade e possuem um temperamento independente, de forma geral não seguem seus donos em todos os lugares, nem mesmo imploram por atenção ou carinho, diferente de outras raças de cães. Costumam demonstrar atenção por seus donos de forma sutil, abanando a cauda e dando uma lambida. Muitas vezes é comum que eles fiquem por perto por algum tempo e retornem em seguida ao seu ócio. Muitos dos Galgos são considerados como cães de pouca capacidade de aprendizado apesar disto são excelentes em resolver problemas em aprender por conta própria e também associar as causas e as consequências dos acontecimentos.

Existem diversas raças de Galgos, estas que variam de acordo com o seu porte , assim como a sua pelagem, temperamento e habilidades. Podem ser pequenos como o Italiam Greyhound, com no máximo 38 cm de tamanho ou enormes como o Irish Wolfhound, que é eleito como a raça mais alta do mundo, muitas vezes beirando mais de um metro de altura. Apresentam pelagens bastante contrastantes, longuíssimas como na raça Afghanhound e curta como no Whippet e no Greyhound, ondulada no Borzói, dura no Irish Wolfhound e no Deerhound e franjada no Saluki.

Apesar de se encontrarem diversos traços comuns, cada uma das raças de Galgo é única, e é impossível se classificar o cão genericamente.

Pelagem

A pelagem do Galgo depende muito de sua variação, podendo ser bastante densa e fina, mas suave ao toque, ou ainda grossa e quente para as raças de regiões mais frias. Quanto a suas cores, é possível se encontrar raças com cores em tigrado, preto, branco, creme, amarelo, castanho, canela, avermelhado, entre várias outras tonalidades. Todas as suas cores são aceitas e as mais comuns contam com uma marcação branca. A pelagem é bastante ajustada ao corpo em todas as regiões, é forte e flexível, de cor rosada. Suas mucosas são bastante escuras.

Temperamento

GalgoTodos os cães da raça Galgo, possuam características bastante peculiares e comuns, contam com um caráter sério e retraído, principalmente durante as suas caçadas, demonstrando ser um caçador com grande quantidade de energia e vivacidade para ir atrás de suas presas.

Os Galgos são excelentes caçadores assim como também são bastante polêmicos, em alguns países europeus a caça com Galgos é proibida já que ele é considerado uma arma de caçada. É rápido e possui um impressionante potencial de letalidade. A razão deste tipo de proibição é que por serem altamente velozes e ágeis, são capazes de matar muitas presas em muito pouco tempo, sem oferecer chance de fuga, a maioria das suas presas são lebres.

Habilidades

GalgoQuem já pode ver a habilidade de um Galgo Caçando sabe muito bem do que ele é capaz. No sul do Brasil a caça é regulamentada e nada impede a utilização dos Galgos, é muito notável o grande desempenho da raça que vive na região o Whippet. Este cão é muito veloz e bastante diferente das outras raças pode mudar rapidamente de direções quando está caçando, facilitando assim a captura da sua presa. Seu desempenho costuma ser tão surpreendente que a maioria dos caçadores dão uma chance a lebre, tudo em nome de uma caçada que seja um pouco mais emocionante,

A caça acontece da seguinte forma, normalmente é utilizado um cão que não seja um Galgo para fazer a lebre sair da toca, e se dá uma vantagem em torno de 20 metros para que ela se afaste e somente então é solto o Galgo.

Outra forma que se pode verificar a capacidade de caça dos Galgos são as provas de Coursing. Que são assim chamadas às caçadas simuladas que acontecem em muitos países da Europa e também dos Estados Unidos, onde costumam participar várias raças de Galgos, principalmente para a alegria daquelas pessoas que lamentam os tristes finais das lebres. É comum neste tipo de competição se utilizar uma isca falsa que é puxada por um motor em uma velocidade máxima de 50 km / h.

Saúde

GalgoO Galgo é um cão bastante independente e tímido, não é dado a muitas brincadeiras ou mesmo demonstrações de afeto exageradas. Devido a ter estas características, é um cão que pode ser difícil de treinar e saber que está acontecendo algo errado.

Precisa fazer muito exercício, sendo obrigatória a realização de uma caminhada diária. É bastante adaptável a apartamentos desde que possa passear com regularidade, porém o ideal é uma casa com quintal para que ele possa se exercitar desta forma ele pode viver de forma saudável.

O cão costuma ter uma saúde de ferro, não apresentando incidências com relação as doenças que costumam afetar cães de grande porte, a sua expectativa de vida é bastante longa, de aproximadamente 12 anos, porém existem registros de que os cães desta raça viveram por mais tempo em determinadas épocas.

A boa saúde se dá pela seleção natural, pois até a década de 70 o Galgo era utilizado exclusivamente para caça as lebres. Ele possui um legado de cães saudáveis e também muito robustos.

Em raros casos acontecem situações de displasia do quadril, por isso é importante que o cão realize frequentemente passeios para que não passe por este tipo de problema. Caso ele possua uma alimentação saudável e exercícios frequentemente, como uma simples caminhada certamente irá ter uma vida bastante longa e saudável, já que normalmente não acontecem casos de anomalias na saúde do cão.

Ficha Técnica do Galgo

Ficha Técnica do Galgo
Nome Original Galgo
País de Origem França
Porte Médio
Utilização Caça e Competição
Cuidados Especiais Necessita fazer muito exercício, caminhada diária.
Características Físicas Cabeça: longa e estreita. Orelhas: de base ampla, triangular. Olhos: Pequenos, oblíquos, amendoados, castanhos, de preferência escuro
Altura média Macho - 62 a 70 cm • Fêmea - 60 a 68 cm
Peso médio Macho - 25 a 30 kg • Fêmea - 20 a 25 kg
Expectativa de Vida 12 anos
Cor da Pelagem (Bicolor e tigrado) - preta, branca, creme, amarelo, castanho, avermelhada e canela
Tipo da Pelagem Densa e fina ou grossa e quente.
Temperamento Veloz, ágil, rápido, retraído

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários