Fofuxo.com

Fox Terrier

Forte, teimoso, inteligente e bastante ativo. Veja tudo sobre a raça Fox Terrier, entre características, pelagem, fotos, ficha técnica e muito mais.

O Fox Terrier é uma raça de cão de pequeno e médio porte, originário da Inglaterra.

Seu tamanho varia entre 37 a 40 cm e pesa em torno de oito quilos. A fêmea da raça é ligeiramente mais baixa e pesa aproximadamente sete quilos.

Fox Terrier

O cão desta raça é um cão forte, teimoso, inteligente e bastante persistente, ativo, afetuoso, e acima de tudo muito amigo e protetor de seu dono. Apesar de ser grande amigo do seu dono, isto não quer dizer que ele possa ser o cão de uma pessoa apenas, pois se integra muito bem com a família toda, inclusive aceita ordens de quem lhe impõe suas regras.

É um cão que possui grandes tendências para a guarda e defesa da casa e da família. É também um das raças que mais acumula energia, é quase impossível que ele fique parado por um determinado tempo. Costuma ser indicado para famílias que tenham tempo de se exercitar, passear e brincar, já que é um forte desportista. Caso seja deixado muito tempo sozinho, poderá se tornar um cãozinho bastante destrutivo, estressado e ainda barulhento.

Aliás, eles adoram fazer barulho, por isso talvez não seja o cão mais adequado para quem gosta, ou precisa de silêncio. Eles são inteligentes, sensíveis e bastante equilibrados. Podem ter problemas com outros cães, principalmente quando a hierarquia entre os cães não é respeitada. É um cão que aprende muito depressa qualquer tipo de comando, porém prefere na maior parte das vezes, fazer as coisas do jeito que ele quer. Em sua educação o dono precisa ter pulso firme, caso contrário o cão apenas irá obedecer para que possa ser recompensado.

História

O pequeno Fox Terrier é um vemlho conhecido, sendo que registros apontam a presença do cão já no século XVI, em locais como a Inglaterra. O cão pode ser encontrados em dois tipos diferentes: O Foz Terrier de pelo liso, que é o mais velho, e Fox Terrier de pelo duro. Seus cães antepassados foram os chamados Teckels, Beagles e ainda antigas raças de Terriers. Este era considerado um cão muito destemido selecionado a partir de 1800 para a caça de javalis e texugos, além de raposas, de onde vem a origem de seu nome.

O registro mais antigo deste cão era de uma raça chamada pitch, que Thomas Thornton em 1790 tinha um exemplar. Este cão inclusive foi tema de uma pintura onde foi feito um retrato do exemplar enquanto ele estava vivo. Junto dele existia uma descrição, onde surgiram também os primeiros registros dos que eram chamados escritores de cão.

Fox Terrier

Não se sabe ao certo suas origens, apenas sabe-se que a partir do 19 foi que surgiu os  exemplares da raça de Fox Terrier moderna. Apesar disto acredita-se que o cão Beagle, Bulldog Inglês Antigo, Inglês Toy Terrier, Pointer até mesmo alguns exemplares de Dálmatas foram utilizados para a criação e estabilização da raça.

A partir do ano de 1870 surgiu finalmente o pedigree completo para o Fox Terrier. Este exemplar que nesta época tinha um crânio que era largo na sua parte superior. Era muito utilizado em campanhas de caça e mantido em canis juntamente com cães Foxhounds ingleses. Eram criados para a sua capacidade de conduzir as raposas para fora de suas tocas e serem abatidas.

Características

Fox TerrierO Fox Terrier é um cão considerado rústico, cheio de energia, rápido e ainda incapaz de ficar quieto. É um cão muito corajoso dotado de temperamento forte e grande teimosia, além de contar com um caráter íntegro. É bastante afetuoso com seus donos e pessoas conhecidas de seus donos, costuma gostar de crianças. É um bom cão de guarda, vigilante e ainda está sempre alerta. Conta com seus instintos de caçador sempre tentando impor a sua dominância com relação a outros cães. Requer uma educação bastante firme e disciplinada para que se possa controlar seus instintos e o tornar um grande companheiro de família.

O Fox Terrier está sempre alerta e pronto para que possa viver muitas aventuras. Tem uma grande agilidade e rapidez, principalmente nas suas brincadeiras descontraídas, onde costuma fugir de seus donos, ou mesmo em provas de competições.

Uma dica interessante é realizar passeios e também corridas que sejam constantes com o cão, para que ele possa gastar toda a sua energia e fique em forma. Por ser um cão um pouco egoísta, o contato com outros animais deve ser evitado. Procure deixar que ele se aproxime de no máximo cães do sexo oposto. O contato com as crianças é muito recomendado já que o Fox Terrier adora se divertir.

Por estar sempre atento, este animal costuma em situações cotidianas começar a latir, o que poderá lhe assustar e também gerar transtornos com os vizinhos. Outro problema comportamental está ligado a uma tendência que este cão tem de cavar buracos no jardim e em quintais.

Pelagem

O Fox Terrier inicialmente contava com duas variações de pelagem, uma lisa e outra chamada de pelo duro, onde o cão é um pouco mais peludo, isso mudou a partir de 1985, quando a chamada American Kennel Club, passou a listar os dois cães como raças separadas, o Smooth Fox Terrier que é uma versão um pouco mais peluda do cão, com um focinho mais adunco e o outro de pelo liso e baixo que tem uma aparência mais delicada e adaptada.

Temperamento

Fox TerrierO Fox Terrier é um cão que possui um temperamento muito forte e precisa de um dono que saiba o liderar, ou ser dominado desde muito cedo.

É um cão que procura estar sempre alerta e disposto a praticar qualquer tipo de atividade física, basta você lhe dar indicativas que ele certamente estará a postos para brincar.

É um cão que gosta de correr, caçar e brincar. Costuma caçar pequenos animais voadores, insetos, e também brincar com eles. Muitas pessoas citam até mesmo que eles são como eternas crianças pois estão sempre brincando.

Por ser um cão independente, autoconfiante e determinado, precisa de exercícios frequentes para que se possa manter equilibrado mentalmente. Caso isto não aconteça ele poderá passar por momentos de grande estresse, tremores, ou mesmo profunda tristeza em alguns casos.

Qualquer tipo de mudança de situação irá avisar seu dono, o que o habilita como um excelente cão de alarme. Apesar disto esta característica poderá o tornar um cão não bem quisto para seus vizinhos devido aos seus latidos frequentes.

Por ter uma origem de cão de caça poderá certamente ter tendências de cavar nos jardins, principalmente em terras que são mais macias.

Costumam se dar muito bem com crianças, e são muito ativos e brincalhões com elas, apesar disto a sua convivência com outros cães e outros animais é um tanto complicada, já que é bastante intolerante, suportam no máximo um cão de sexo diferente do dele, caso isto não aconteça eles costumam ter ataques de ciúmes.

Quando filhote ele tem mais energia do que o normal, e esta deverá ser aproveitada em jogos de obediência, já que esta certamente não é uma de suas maiores qualidades quando adulto.

Em rankings de obediência o Fox Terrier ocupa a posição 40 e o pelo arame ocupa a 51ª posição. Desde muito cedo deverá ser habituado a treinamentos de obediência, e por volta dos seis meses, ele irá realizar trocas de dentes, sendo assim privados de qualquer móveis que possam ser alvos de suas brincadeiras, pois ele irá os roer certamente.

Não gosta de ficar muito tempo sozinho, quando isto acontece costumam fazer bagunças ou se divertir com os móveis do seu dono.

Antigamente o Fox Terrier era um exímio cão de caça e era muito comum conseguir o localizar somente por sua cauda balançando em pequenas pastagens, o comando de atacar e alcançar as presas para o dono é algo bastante comum. Suas brincadeiras também consistem no mesmo sistema, porém você jogando brinquedos para ele, certamente ele irá fugir de você e não irá lhe entregar o brinquedo. Forçando você a correr atrás dele e esta é a sua brincadeira.

Possui uma estrutura corpórea bastante forte e gostam muito de correr, por isso passeios ou até mesmo corridas em espaços pequenos são excelentes alternativas para o cão. É possível ainda realizar caminhadas mais longas caso ele esteja com excesso de energia, o que em alguns casos  irá acontecer. Duas situações bastante comuns, ou o cão será extremamente enérgico ou totalmente sedentário, porém estará sempre pronto para passear se este for o caso.

Saúde

Fox TerrierEsta é uma raça bastante tranquila com relação á saúde, suas características rústicas sempre procuram contribuir para que as doenças não apareçam com muita facilidade. Basta apenas os vacinar, aplicar os vermífugos de seis em seis meses depois de o cão estar adulto e manter uma alimentação saudável que ele irá ter uma qualidade de vida excelente.

Não são propensos a nenhum tipo de doença genética. Em raríssimos casos o cão Fox Terrier poderá ter casos de catarata, mas uma situação bastante comum são as alergias a produtos de limpeza e em alguns casos até mesmo ração. Sua expectativa de vida fica em torno de 15 anos de idade.

Ficha Técnica do Fox Terrier

Ficha Técnica do Fox Terrier
Nome Original Fox Terrier
País de Origem Reino Unido
Porte Pequeno/Médio
Utilização Caça
Cuidados Especiais Basta vacinar, aplicar os vermífugos de seis em seis meses depois de o cão estar adulto.
Características Físicas Seu corpo é quadrado e elegante.
Altura média Macho - 37 a 40 cm • Fêmea - 37 a 40 cm
Peso médio Macho - 8 kg • Fêmea - 7 kg
Expectativa de Vida 15 anos
Cor da Pelagem Branca ou branca com marcações castanho ou preto e castanhas.
Tipo da Pelagem Lisa ou dura
Temperamento Forte, teimoso, inteligente, afetuoso, ativo e amigável.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários