Fofuxo.com

Dogue Canário (Dog Canário)

Raça de porte grande muito utilizado em pastoreio. Veja mais características da raça, saúde, fotos, ficha técnica, etc.

O Dogue Canário, também conhecido domo Perro de Presa Canário ou Presa Canário, é um cão considerado molossóide, originário das ilhas Canárias, principalmente nas regiões de ilhas Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura na Espanha. Era originalmente um cão utilizado para auxiliar nas pastagens de gado. Seu nome significa cão das canárias ou também cão de captura. A formação de sua raça começou a partir do século XVI com a chegada de colonos que trouxeram os cães molossóides e de tipo Bull para ajudar na lida no campo.

É considerado um cão gentil e nobre, principalmente com a família. Um cão bastante desconfiado com estranhos e com a capacidade de criar fortes laços com a família que cuida e alimenta ele, sendo assim é considerado um cão extremamente protetor. É um cão muito inteligente, que apresenta um olhar severo bastante característico. Em alguns casos raros poderá apresentar comportamento agressivo com outros animais, e em alguns casos com humanos também. 

Dogue Canário

Apesar disto se o cão for treinado ou socializado, não irá apresentar este tipo de comportamento. Existem diversos casos do Dogue Canário que convivem pacificamente com pássaros, gatos, cães, cavalos, répteis, e também diversos outros animais. É muito apegado a sua família, porém desconfiado com pessoas estranhas, o que pode o tornar um cão traiçoeiro se não for bem treinado. Está sempre atento a tudo e é um excelente cão de guarda, um guardião ideal para pessoas que normalmente ficam o dia inteiro fora de casa, e certamente quando você voltar irá lhe receber muito bem.

Confira a seguir diversas informações interessantes sobre o Dogue Canário, e veja os motivos mais do que especiais para ter um exemplar deste cão na sua casa.

Origem

Dogue CanárioO Dogue canário foi mencionado pela primeira nas Ilhas Canárias, na Espanha, sendo que este local é considerado seu berço de origem, tanto que acabou ganhando o nome da própria localidade. Os pesquisadores apontam que este cão é o resultado do cruzamento de, pelo menos, duas raças: Bardino Majero, um cão de quinta indígena do arquipélago, e os molossóides introduzidos na ilha pelos colonos a partir do século XVII.

Assim como inúmeras raças de cães que surgiram na Europa nesta época, a sua grande utilizada estava relacionada ao cuidado do gado e também das propriedades rurais. Mas acabou se criando uma grande concorrência de cães com a mesma função, e algumas raças acabaram sendo desviadas para outras atividades. O Dogue Canário passou a ser criada para participar de briga de cães. 

Quando esta atividade foi proibida, quase que o cão foi extinto, sendo salvo por um grupo de pesquisadores.

Características

Dogue CanárioCertamente o Dogue Canário é um excelente cão de guarda, extremamente territorial, oferecendo proteção ao ambiente onde ele vive. É um cão bastante devotado as atividades e amigo principalmente do dono da família. Mas o cão costuma ser bastante bravo e desconfiado com pessoas estranhas como já citado anteriormente.

Este cão possui um temperamento um tanto forte, sendo necessário que o dono tenha conhecimento em adestramento para conseguir treinar a raça. Este é um cão grande e pesado, o macho mede um tamanho equivalente a 59 a 66 centímetros e a fêmea pode chegar a no máximo 62 cm, o peso varia entre 40 e 50 kg. Por estas características, este cão é contraindicado para proprietários que sejam permissivos ou pouco experientes com animais.

Possui um corpo um tanto robusto, sua cabeça é maciça, conta com um latido grave e a máscara negra, que não deverá ultrapassar a altura dos olhos, tudo isto dá ao Dogue Canário um aspecto bastante intimidador e também de poucos amigos, podendo ser confundido muitas vezes com um Pit Bull crescido.

Apesar de o cão contar com uma grande imponência, o Dogue Canário, acima de tudo, é um cão equilibrado. É possível se esperar que ele desconfie de estranhos e avance ou reaja de forma agressiva apenas nesta situação e não com qualquer pessoa.

Pelagem

Os exemplares de Dogue Canário possuem uma pelagem muito curta, quase rente a sua pele, levemente áspera o que dá ao cão um aspecto considerado bastante rústico. A sua coloração de pelagem vai de cores desde o tigrado claro ao tigrado escuro, quase negro, pode ser encontrado ainda exemplares com tons dourados e até mesmo em cores marrom claro. Alguns podem ser encontrados com marcas brancas no peito, na base do seu pescoço, sua garganta e patas posteriores. Para criadores existe uma recomendação, é preciso que estas marcações sejam as mais reduzidas possíveis para que não se tenham problemas na procriação da raça, pois isto indica misturas e problemas genéticos.

Temperamento

Dogue CanárioPor ser um cão que tenha uma personalidade muito forte, é essencial que o proprietário realize um processo de educação e sociabilização desde cedo com o cão, estabelecendo a sua liderança e fazendo com que tenha contato com todas as pessoas mais próximas diariamente. Optar por aulas de obediência é uma dica muito interessante, já que facilitam bastante o controle sobre estes cães quando forem adultos. Um filhote bem educado e equilibrado certamente irá se transformar em um adulto que se poderá confiar

É importante ainda ter atenção quanto ao volume e a intensidade de exercícios realizados com o cão, é importante que eles aconteçam, porém é preciso ter cuidado e não extenuar o filhote.

Exercícios regulares aos cães são muito mais adequados do que maratonas que podem inclusive desenvolver problemas de articulações nos cães. É importante um passeio diário com o cão devido a ele ser bastante agitado e precisa queimar as energias.

Habilidades

Dogue CanárioO Dogue Canário é um excelente cão para treinamentos, muito leal com seus donos, devotado e raramente se confronta com seu responsável, selecionando uma pessoa da família para proteger e defender se for preciso. Mas isso sempre que a e pessoa se dedique realmente ao treinamento sério da raça.

Devido ao cão ter muita energia é interessante o estimular com brincadeiras, corridas, e se for o caso treinamentos com treinadores de cães se você quiser que o cão possua um temperamento mais dócil e obedeçam totalmente seus comandos. Por ter um temperamento forte é indicado para donos que tenham um pulso firme. Apesar disso como qualquer tipo de cachorro, os representantes desta raça podem também apresentar desvios comportamentais quando são manejados incorretamente, devido a ter um porte bastante avançado quando acontecem acidentes eles tendem a ser de maior gravidade. Aqui no Brasil esta raça ainda não chegou em massa as mãos de treinadores irresponsáveis, não existem relatos de casos onde suas qualidades físicas e psíquicas pudessem ser degeneradas.

Suas presas são muito fortes e eles são considerados altamente dominantes, exigindo sempre do dono uma socialização precoce com outros cães e outros animais e ainda um treinamento de obediência é muito recomendado já que ele costuma não dar ouvidos muitas vezes para seus donos. Em várias situações é possível que o cão seja agressivo com outros cães e desconfiado com pessoas estranhas por isso é importante que aconteça uma socialização.

Saúde

Dogue CanárioComo um cão de grande porte, o Dogue Canário passa por problemas de displasia das ancas. Outros problemas que costumam ser relatados incluem a luxação de patela, e ainda evulsions patelar, cistos de pele, epilepsia, sarna, criptorquidia, e ainda leishmaniose canina. Esta última condição é descrita de forma empírica como altamente suscetível a afetar a maior parte dos cães da região da Espanha. É descrito como uma das raças de cães mais velhos do mundo, existem relatos de que um cão teria vivido no Mediterrâneo por mais de 22 anos. Apesar disto seu tempo médio de vida fica entre 8 a 12 anos.

O cão não costuma ter problemas graves de saúde, no Brasil existem diversos projetos para que o cão possa ser criado sem estes tipos de problemas e sem miscigenações já que podem tornar o cão mais feroz do que o normal, com isto vem sendo feitos cruzamentos de raças cada vez mais puras para que os cães não tenham este tipo de problema e tragam até mesmo prejuízos para seus donos.

Existem diversos casos de ataques e mortes por estes cães devido a maus treinadores, inclusive na Austrália e Nova Zelândia os cães são extremamente proibidos.

Ficha Técnica do Dogue Canário (Dog Canário)

Ficha Técnica do Dogue Canário (Dog Canário)
Nome Original Dogue Canário
País de Origem Espanha
Porte Grande
Utilização Pastoreio
Cuidados Especiais Necessita fazer exercícios regulares aos cães são muito mais adequados
Características Físicas Olhos: os são castanhos variando na tonalidade conforme a pelagem. Orelhas: tamanho médio e dobram em forma de rosa. Corpo: Robusto.
Altura média Macho - 59 a 66 cm • Fêmea - 62 cm
Peso médio Macho - 40 a 50 kg • Fêmea - 40 a 50 kg
Expectativa de Vida 8 a 12 anos
Cor da Pelagem Tigrado escuro, tigrado claro, dourado e marrom claro.
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Gentil, nobre, inteligente e de personalidade forte

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários