Fofuxo.com

Dachshund (Teckel)

Veja tudo sobre a raça Teckel. Origem, história, pelagem, temperamento, galeria de fotos. Ficha técnica completa.

Dachshund, ou também chamado de Teckel, é um cão considerado de grande destaque entre todas as raças, principalmente no mercado de criação de caninos europeus. É uma raça que se originou na Alemanha, e foi inserida a grupos diferenciados de cães devido a sua grande variedade de tamanho e pelagem. Inicialmente é possível se encontrar duas espécies, o standard e o miniatura, que podem contar com um pelo longo, liso e duro.

O sentido da audição e o faro dos cães é muito mais desenvolvido do que o dos humanos, no cão da raça Teckel por exemplo, estes sentidos são muito mais evidentes, permitindo que até mesmo por movimentos que somente o cão possa identificar, poderá encontrar e atacar de surpresa presas pequenas, em alguns casos até mesmo animais maiores do que o cão. Conheça a seguir um pouco mais sobre esta raça adorável o Teckel.

Teckel

Origem

TeckelHistoricamente a raça é muito antiga, que segundo alguns historiadores datam mais de cinco mil anos, já que foram encontradas diversas imagens semelhantes ao seu físico em tumbas de faraó. Mesmo assim de qualquer forma, sabe-se que o Teckel foi desenvolvido em sua forma moderna na Alemanha.

Na época os alemães buscavam um cão que fosse ágil o bastante, pequeno e resistente para que pudesse entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos. Como resultado houve nove diferentes padrões, estes que foram levados para a Inglaterra e fizeram parte da corte inglesa, o que tornou o cão da raça ainda mais popular.

Seu físico não é atualmente medido pelo peso mas sim pelo perímetro de seu tórax, de acordo com as informações que são divulgadas pelos órgãos internacionais responsáveis pela classificação e pelos cuidados destes animais de raça pura.

Existem duas teorias sobre como os padrões do cão da raça Teckel surgiram. Uma delas defende que os cães da raça produziam ocasionalmente filhotes que tinham um pelo um pouco mais longo do que seus pais. Por uma escolha realizada através de seleção de raça, outros cães com o mesmo aspecto eram produzidos. Outra teoria é que o padrão do cão de pelos longos teria sido desenvolvido a partir de um cruzamento de cães de pelo liso com cães de vários locais e spaniels.

O que pode ser um cruzamento entre qualquer das raças de cães pequenos no grupo spaniel, incluindo cães como Stoberhund alemão, e o Dachshund de pelo liso.

O cão de pelagem comprida foi o último a se desenvolver sendo criado no final do século 19. Existe a possibilidade ainda de existirem cruzas com cães como por exemplo Schnauzer, o Dandie Dinmont Terrier.

Características

TeckelO Teckel é um cão que possui olhos de tamanho médio, amendoados e oblíquos, bastante pronunciados.

Sua boca possui um maxilar forte, apesar de não ser nem angulosa nem pontiaguda, com uma dentadura de tesoura perfeita, regular e completa, acaba por morder suas presas e a agarrar com muita força que somente o cão tem a capacidade de soltá-la.

Quanto a suas orelhas, seu ouvido externo é bem arredondado, sem dobras nem mesmo bicos, o cão desta raça conta com uma pelagem nas orelhas diferenciadas, quase macia.

O cão ainda conta com um peito robusto e bem estriado, patas dianteiras poderosas, curtas mas de forte ossatura. Sua cabeça é longa, afunilando uniformemente para o nariz com uma chanfradura moderada. Seu dorso conta com linhas corporais que são longas, e musculosas que seguem para a parte de trás do cão, gerando um formato de espátulas inclinadas. Seu corpo é suficientemente afastado do chão para que lhe permita a grande liberdade de movimentos que possui. Sua cauda costuma é ligeiramente curva mas sem nós nem mesmo desvios, muito levantada nem mesmo toca o chão.

As patas do cão da raça Teckel são cheias á frente, patas traseiras menores e estreitas totalmente cobertas por pelos ásperos.

Os tamanhos que são permitidos pela raça são 3, dentre eles temos o cão de tamanho normal até 9 kg, o cão anão com uma circunferência torácica máxima de 35 cm aos 15 meses  também o chamado Kaninchen que possui uma circunferência torácica máxima superior ao de 30 cm aos 15 meses.

As faltas graves para o cão ser considerado um bom exemplar de criação são uma constituição corpórea fraca, muito pernaltas ou mesmo que se arrastam, corpo caído entre os ombros, movimentação desajeitada ou pesada, dedos virados para dentro ou para fora, patas abertas, dorso selado ou carpeado, garupa mais alta do que a cernelha, peito muito fraco, linha superior muito esgalgada como um greyhound, posterior pouco musculoso e pelagem de má qualidade.

Temperamento

TeckelO cão da raça Teckel é um cão corajoso, bastante curioso, e está sempre buscando aventuras. Gosta de caçar, cavar, e ainda seguir uma pista com o faro se enterrando depois de caçar. É um cãozinho independente, mas que quer participar de todas as atividades da família sempre que pode. É um cão bastante indicado para lidar com crianças, alguns latem bastante. Esta variação é um pouco mais tranquila e menos parecida com o terrier. Os cães de pelo curto costumam ser mais ativos, os miniaturas podem ser mais tímidos na maioria das vezes.

Apesar de o cão ser em sua maioria ativo, precisa realizar frequentemente exercícios, se satisfaz com passeios moderados em coleira além de brincadeiras e caçadas pelo jardim. É um cão que se adapta bastante a vida nas cidades e em apartamentos, apesar disto é ainda um bom caçador, gosta de se aventurar nas florestas. Seu pelo longo precisa ser escovado uma ou duas vezes por semana, já seu pelo curto pode ser escovado uma vez por semana além de tosas ocasionais que devem acontecer.

O Teckel é considerado como um cão de forte personalidade, que precisa de donos enérgicos e decididos. A personalidade do cão dependerá de um conjunto de fatores internos externos, apesar disto treinamentos para tranquilizar o cão são uma excelente pedida.

O Teckel mais carinhoso é o de pelo comprido. O que possui um caráter mais forte sem dúvida alguma é o Teckel de pelo curto. O cão mais voltado para a caça é o Teckel de pelagem dura.

Pelagem

Como pelagem podemos encontrar na raça de pelo curto, colorações como o dourado, preto e também o chamado arlequim. Nas versões do cão de pelo longo, podem ser encontradas as mesmas cores dos cães de pelo curto.

Para os cães de pelo duro, todas as cores dos cães de pelo curto são permitidas, além de marcas brancas no peito.

Habilidades

TeckelAlgumas pessoas poderão treinar seu cão da raça Teckel para competir em corridas de corridas de Dachshund um exemplo disto é o famoso torneio Nacional de Wiener. Onde são feitas várias corridas nos Estados Unidos rotineiramente, onde costumam assistir milhares de pessoas.

Apesar da grande popularidade destes eventos o Clube de Dachshund da América se opõe as corridas do cão, a organização se preocupa muito também com as possíveis lesões que possam ser causadas aos cães, devido ao exemplar ter uma pré-disposição para fazer ferimentos em seu corpo. Outro esporte bastante comum é o chamado earthdog, onde os cães entram em túneis que possuem diversos obstáculos na tentativa de localizar uma isca artificial ou viva, porém estando presas e protegidas por ratos.

Na Alemanha os Dachshunds costumam ser chamados de Dackel. E existem canis especializados na criação de cães da raça de caça, o chamado Leistungszucht jagdliche. Por este motivo muitas vezes acredita-se que Teckel é o nome para a raça de caça ou uma marca para passar no teste de um cão de caça treinado.

Saúde

TeckelComo qualquer cão, o Teckel exige alguns cuidados, principalmente se você não souber a origem de seus pais. Normalmente cães de linhagem chamada “limpa” não possuem problemas genéticos, apesar disto alguns criadores insistem em criar animais com algumas falhas em seus genes que podem interferir diretamente nos filhotes dificultando até mesmo as possíveis futuras criações.

A raça é conhecida por desenvolver problemas de coluna, principalmente doenças de disco vertebral, devido o cão ter uma longa coluna e costelas curtas. O risco de lesão poderá ser agravado pela obesidade, saltos desordenados ou ainda exercícios intensos que colocam as vértebras do cão sobre pressão.

O tratamento para este tipo de problema consiste em uma combinação de confinamento e ainda a aplicação de medicamentos anti-inflamatórios, ou para dores crônicas. Em casos mais graves existe a necessidade de cirurgia para remover conteúdos de disco. Caso ocorra a paralisia com o cão ele irá precisar da ajuda de um carrinho para se locomover.

Além de problemas nas costas, a raça poderá contar com problemas de luxação de patela, onde ocorre o desencaixe da rótula do cão.

Outras situações clínicas acontecem com cães desta raça como a perda de visão, perda auditiva, inclusive a redução dos olhos ou a ausência dos mesmos.

O cão de forma geral é uma raça saudável, e desde que seja bem tratado poderá oferecer um bom desempenho com a sua saúde, por isso é importante antes de adotar um cão Teckel procurar observar tanto o comportamento do cão como se possível saber sua origem e seus pais para que não tenham histórico de doenças. Canis sérios não costumam trabalhar com estes cães que tenham este tipo de problema.


Você também vai querer ler...

Comentários

Artigos sobre Raças de Cachorros