Fofuxo.com

Corgi

Veja tudo sobre a linda raça dos Corgis (ou Welsh Corgi). Sua origem, características, fotos e ficha técnica completa.

O cão da raça Corgi, é mundialmente conhecido por ser o cão da Rainha da Inglaterra, além de ser uma raça originária do País de Gales, é um cãozinho excelente para guarda doméstica.

Muito inteligente, ativo, vigoroso, uma excelente companhia para se ter em casa pois jamais é considerado tímido ou mesmo agressivo. Conheça a seguir um pouco mais sobre este cãozinho.

Corgi

Origem

A origem deste cão é um tanto difícil de se traçar. Existe uma citação do século 11 de um cão de gado de Gales bastante semelhante a este cão, apesar disto não existe nenhum tipo de evidência sobre este cão se ele é um Corgi ou o seu antepassado.

De acordo com o folclore galês, o Corgi é a considerada a raça preferida das fadas. Existe ainda uma lenda popular que diz que estes cães foram um presente existente das fadas da floresta e que as marcas desta raça foram deixadas por fadas. Os cães desta raça muitas vezes possui uma marcação, uma listra branca que vai desde o seu nariz aos olhos e também a sua testa, e esta marcação para muitos é conhecido como “a chama”.

Filhote de CorgiA primeira descrição deste cão apareceu em um anel encontrado no País de Gales no ano de 1925. Nesta época cães bem semelhantes faziam shows e apresentações porém ganharam atenção moderada. Aos poucos os criadores foram fazendo melhorias na raça que até então era pura porém precisava de um melhoramento. Durante muitos anos as duas raças como a Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke, estes que foram mostrados como duas variedades de uma única raça. As duas raças foram desenvolvidas na região montanhosa de Gales, e em áreas que ficavam a poucos quilômetros de distância, existem evidências de diversos cruzamentos entre as duas raças o que mostrava assim uma grande semelhança entre as raças.

Esta é uma das raças mais antigas de cães da Grã-Bretanha, e são empregados há muitos séculos pelos agricultores galeses para gado, pastoreio de gado do proprietário para as áreas de pastagem bem como condução de gado vizinho fossem enxotados fora de jardins e pastos abertos. Existem ainda alguns especialistas que dizem que o cão teria sido introduzido no País de Gales pelos vários tecelões flamencos em torno do ano de 1100 apesar de a data de 992 também ser sugerida. Outras possibilidades para a origem também são citadas raças que eram parecidas com os Vallhund sueco estes misturados com um spitz que teriam dado origem a este cão, que em sua versão ancestral teria sido trazido ao País de Gales por nórdicos invasores.

Características

Este é um cão que possui as pernas mas curtas mas tem uma aparência bastante robusta, porte atlético como de um cão que ajuda os animais de rebanho como por exemplo ovelhas, aves e também o gado. Seu corpo é um pouco longo e possui pelos um pouco compridos, possui as orelhas, caudas e o corpo ereto. A sua cabeça deverá ser de coloração mais escura com relação ao corpo, não esquecendo a marca de chama em sua fronte.

Os cães desta raça costumam ter um porte pequeno, sendo mais compridos do que altos, tendo uma medida equivalente a 25 e 30 cm de altura dos pés até o topo de seus ombros. Eles costumam alcançar a sua altura máxima de 9 meses de idade, apesar disto seu corpo costuma atingir a sua postura plena maturidade tendo dois anos de idade. Os cães desta raça possuem ainda um grande apetite podendo pesar até 17kg se for permitido comer demais. Os exemplares da raça precisam fazer exercícios e brincadeiras de corrida devido suas pernas curtas que poderão ficar atrofiadas caso não se exercitem.

Pelagem

Sua pelagem é curta, densa e oferece subpelos, nunca é totalmente macia ou totalmente dura. Suas cores deverão ser uniformes em tons de vermelho, fulvo encarvoado, fulvo, em tons de preto e castanho, com ou sem a presença de tons brancos nos membros poderão ser aceitos.

Sua cauda é ligeiramente curta e deverá ser de coloração semelhante a de sua cabeça.

Corgi Adulto

Temperamento

Este é um cão bastante feliz e extrovertido. Nunca é agressivo nem mesmo fica nervoso quando está próximo de pessoas. Quando é bem treinado, este cão costuma ser muito obediente e sempre irá atender o seu comando com um grande nível de inteligência. Caso ele não seja treinado desde filhote, ele poderá ainda se tornar um super protetor de seus donos, e também do que considera seu.

É um excelente cão de guarda e companhia doméstica. Muito inteligente, ativo e vigoroso, possui seus membros fortes e curtos, por isso precisa se exercitar muito em corridas. De forma alguma a raça se apresenta agressiva ou mesmo arredia com as pessoas.

Cachorro da raça CorgiA maioria dos cães desta raça se comportam bem até mesmo com crianças e outros animais de estimação. É importante se socializar a raça com outros animais além de adultos e crianças para que ele não se torne um cão anti social já que quando ficam mais velhos costumam apresentar um pouco de temperamento rabugento. Devido ao seu instinto de cão de pastoreio ele gosta de perseguir qualquer coisa e por este motivo é interessante o manter dentro de áreas que sejam cercadas. O instinto de pastoreio também faz com que o cão belisque os tornozelos de seus donos para chamar a sua atenção, apesar disto este é um comportamento que poderá não acontecer depois que o cão atingir uma certa maturidade.

Habilidades

São cães muito habilidosos e por isso podem certamente ser treinados para ensaios, obediência bem como esportes como showmanship, flyball, rastreamento, shows de pastoreio além de ser muito utilizado nos testes de pastoreio não competitivos.

Saúde

A raça de cães Corgi estão entre os cães mais saudáveis e de vida mais longa em todas as raças. Além de ser muito resistente é considerado como um cão que não possui registros de problemas de saúde hereditários. Em alguns raros casos os cães são geneticamente dispostos a passar por problemas de displasia coxofemoral, a mielopatia degenerativa canina e atrofia progressiva da retina esta última condição de saúde que deve acontecer com uma maior frequência do que em outras raças. Estes cães ainda são suscetíveis a doenças de disco vertebral, displasia coxofemoral, e em alguns casos raros casos de epilepsia. Possuem apesar disto uma grande expectativa de vida que poderá chegara a até 15 anos.

Filhotinhos da raça CorgiNo caso das doenças de disco vertebral é importante podermos citar que os cães desta raça desenvolvem este tipo de problema quando estão um pouco acima do peso. Como são cães que possuem um tamanho mais comprido do que alto, além de serem levemente barrigudos existe um desequilíbrio pré disposto em sua postura, e por isso se estiver obeso poderá passar por problemas sérios já que a coluna somente que irá sustentar o peso de sua barriga, gerando uma série de desconfortos no cão.

Por isso é muito importante se ater a cuidados com este cão, por isso é muito importante se observar todos os comportamentos precisos deste cão pois se ele estiver com comportamentos arredios, agressivos ou mesmo inconstantes está passando por algum tipo de problemas sérios de saúde, e isto deverá ser visualizado juntamente com um veterinário para que se tenha a solução deste problema.

Ficha Técnica do Corgi

Ficha Técnica do Corgi
Nome Original Welsh Corgi
País de Origem Reino Unido
Porte Pequeno/Médio
Utilização Companhia
Cuidados Especiais Necessidade de exercícios diário (pelo menos 30min)
Características Físicas Principal característica: orelhas grandes e patas curtas
Altura média Macho - 27 a 33 cm • Fêmea - 26 a 31 cm
Peso médio Macho - 9 a 14 kg • Fêmea - 8 a 12 kg
Expectativa de Vida 11 a 14 anos
Cor da Pelagem Vermelho com branco e tricolor
Tipo da Pelagem Curto
Temperamento Balanceado

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários