Fofuxo.com

Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)

Lindo cãozinho para companhia. Veja tudo sobre a raça: fotos, temperamento, saúde, pelagem (ficha técnica completa).

O Cocker Spaniel Inglês é um dos exemplares de cães mais bonitos e encantadores que existem, são conhecidos desde o ano de 1300. E somente a partir desta família surgiram 7 raças diferenciadas entre elas o Cocker Spaniel Inglês. Cães que aos poucos na idade média substituíam os cães corredores e os sabujos na atividade de caça. Foi neste época que os caçadores puderam adotar a uma nova estratégia para a caça, a que consistem em percorrer diversos campos com cães que pudessem levantar as peças para que então, fizesse voar seu falcão ou mesmo lançassem as suas redes, tendo um grande sucesso nesta tarefa.

O nome do cão Cocker Spaniel Inglês surgiu a partir de 1800 onde os cães menores de uma ninhada eram chamados de Cocker e os que eram maiores chamados de Springers. Através de uma seleção genética foi assim que as raças se separaram graças ao seu primeiro criador James Ferow. Os ingleses tinham planos de se esmerar nos cães em fixar as qualidades que pareciam ser as melhores para a tarefa de caça e com isto pudessem diferenciar as raças entre si.

Cocker Spaniel Inglês

É um exímio caçador, desempenhando muito bem a função de encontrar e tirar de seus esconderijos não apenas galinhas, mas outras aves e pequenos mamíferos para os colocar ao alcance dos caçadores.

O coquer a partir da segunda metade do século XX com toda a sua simpatia e beleza, conquistou o posto de destaque entre os cães que eram na época considerados de companhia.

De todas as suas qualidades, logo pode ganhar destaque nas principais cinofilias do mundo inteiro, inclusive no Brasil onde é possível se encontrar uma criação oficial com excelente nível. Conheça a seguir um pouco mais sobre a história e como lidar com esta maravilhosa raça.

História

Cocker Spaniel InglêsA chamada família Spaniel, conta com um dos maiores grupos de cães e um dos mais especializados. A história do Cocker Spaniel Inglês é facilmente confundida com a do americano, até o final do século passado, depois disto passaram a ter uma evolução própria.

O termo Spaniels vem dos espanhóis, e são cães que contam com raças ancestrais de origem provavelmente egípcia, sendo desenvolvidos inicialmente na Península Ibérica. Se tornaram bastante apreciados pela habilidade de encontrar presas para os caçadores, além de conseguirem adentrar em terrenos com vegetação de difícil acesso, velocidades em campo aberto e ainda uma grande agilidade ao nadar.

São criados de forma bastante intensa na Europa e se desdobram em várias raças diferenciadas. A partir do ano de 1620 entraram na América, acompanhados por imigrantes, e ainda por importações no século passado, inclusive de alguns descendentes do primeiro Cocker famoso que teria nascido na Inglaterra de dois Spaniels diferentes, um Sussex e uma Field. Ambos cães contavam com a aparência que lembra bastante os atuais cockers. Este que se chamada de Obo e foi tão importante que até o ano de 1920 nos Estados Unidos estes cães fora da linhagem não eram tidos como ideais.

Características

Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)As diversas variedades deste cão bem como as cores de sua pelagem é bastante vasta, esta é certamente uma das raças que contam com o maior número de possibilidades de cores diferentes. É muito possível se encontrar cães com uma cor só, os que são chamados sólidos, entre a cor preta, caramelo, fígado, e também mesclados de cores, que são chamados de part colors.

Estes animais possuem ter entre 39 e 41 cm em sua altura, no caso dos machos, e as fêmeas ficam entre 38 e 39 centímetros. Seu peso deverá variar entre 13 e 15kg, se tiver mais do que isto está em sobrepeso e precisa ser feito um regime. Devido aos Cockers Spaniels terem suas orelhas caídas é muito comum que os cães de sua raça possam desenvolver dores de ouvido, além de obesidade e catarata, algo genético.

Este cão precisa sair ao ar livre todos os dias, e de preferência realizando longos passeios com coleira ou ainda atividades bastante intensas em um quintal. O Cocker Inglês é um cão considerado tão social que vive melhor dentro de casa e brincando ao ar livre.

Conta com um pelo de tamanho médio e precisa ser escovado uma vez por semana, eventualmente precisa de aparos na região de sua cabeça, e cortes ao redor dos pés e da cauda bimestralmente. É importante também se puder realizar limpezas em suas orelhas pelo menos duas vezes por semana.

Pelagem

Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)O cão possui uma pelagem sedosa e muito lisa, ou ondulada, curta na sua cabeça e longa em seu corpo. Possui várias cores diferentes, é possível se encontrar em cor preto sólido, castanho escuro ou vermelho, com manhas em castanho claro, com uma pequena quantidade de branco que é permitida, ou mesmo branco com a segunda cor bem definida.

Sua cabeça é levemente arredondada, conta com um focinho ligeiramente estreito, olhos bastante atentos, arredondados, castanho escuro ou mesmo avelã. Suas orelhas são bastante compridas, baixas e também contam com uma penugem. A sua cauda é cortada e normalmente possui um cacho na sua ponta que deve ser cortado.

A tosa do Cocker Spaniel consiste em aparar os pelos do dorso, cabeça, base da sua orelha, cauda e almofada das patas, mas é importante que o tosador não retire muito nas orelhas e nem nas barrigas e nas patas para não descaracterizar o animal.  A sua tosa deverá ser realizada por um profissional que esteja acostumado a lidar com o Cocker, pois é bastante comum que os cockers sejam tosados como se fossem poodles em Pet Shops e isto está errado.

Quanto aos banhos, se eles forem em excesso podem causar dermatites, caspas e também eczemas. Para que se evite este problema, uma escovação diária é uma boa aliada, principalmente em suas grandes e longas orelhas.

Temperamento

Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)O Cocker certamente poderá ser lembrado como um cão afetuoso, doce e ainda bastante social com estranhos, bastante divertido com adultos e crianças. Apesar de não ser mais utilizado como um caçador, este cão conta com todos os instintos necessários para que possa caçar. Basta apenas olhar como eles gostam de manter um focinho grudado no chão, principalmente quando passeiam pela rua, sempre procurando descobrir cheiros novos que merecem ser investigados, podendo até mesmo ser uma mania chata quando ele quer passear.

Sendo um animal de família, costumam ser adoráveis e apegados sempre a seus donos, não toleram porém quando crianças os tratam com puxões de orelha ou no rabo.

Para que se possa ter uma melhor criação para este tipo de cão, é interessante ser carinhoso e amoroso, porém ao mesmo tempo é necessário que os filhotes saibam quem dita as regras no assunto. De forma geral quando adultos são tranquilos e excelentes companhias tanto para idosos como pessoas que eles se atraiam.

Habilidades

Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)Com a família, ele é um animal muito divertido, podendo fazer aquele dia de final de semana totalmente sem graça, feliz para todos, pois certamente ele irá conquistar a todos com o seu jeito desengonçado e irá brincar muito. Certamente todas as pessoas irão ficar cansadas e ele irá ficar brincando sem parar, é um cão cheio de energia que precisa queimar todos os dias.

É um grande goleiro, excelente para ser treinado, precisa de passeios diários pela rua, para que não fiquem estressados ou tristes. Uma característica que é observada e pouco agradável vista tanto por criadores como treinadores é que estes cães desta raça, podem desenvolver uma atípica e também excessiva agressividade, o que é aparentemente relacionada a epilepsia.

É importante observar também que sempre após as brincadeiras estes cães tenham suas orelhas limpas. Elas são compridas e abafadas e as sujeiras ficam grudadas com facilidade até mesmo quando eles comem, se ficarem úmidas podem ficar com mal cheiro e podem ainda ter infecção e ainda provocar até mesmo surdez em alguns casos.

Saúde

Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)Apesar de serem considerados cães bastante rústicos e saudáveis, os cockers apresentam uma tendência maior a apresentar problemas auditivos, devido exclusivamente a pouca ventilação que acontece ocasionalmente em suas orelhas e ainda por um eventual acúmulo de água. Por este motivo é importante que se tenha uma atenção redobrada na hora do banho, se for possível colocando até mesmo algodão nos ouvidos do cão, evitando assim a entrada de água principalmente durante o banho.

Devido a grande quantidade de pelos que eles possuem entre os dedos, que podem reter sujeira, os cockers são bastante suscetíveis as frieiras, que poderão ser evitadas com uma limpeza bastante cuidadosa ou com cortes de pelos bem curtos nesta região.

Devido a ser muito comilão é um grande candidato a obesidade, por este motivo todo o cuidado é pouco na hora de se alimentar.

Doces e guloseimas ou até mesmo comidas gordurosas deverão ser evitados pois a obesidade poderá comprometer até mesmo a estrutura dos ossos do animal bem como a sua fertilidade.

Muitas vezes pelo excesso de banho, o que pode acontecer também em outras raças, ele poderá ter um mau cheiro, se ele não apresentar nenhum problema de pele. Uma dica interessante é diminuir a frequência de banhos e escovar o cão todos os dias para estimular a pele.

Ficha Técnica do Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)

Ficha Técnica do Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)
Nome Original Cocker Spaniel (Americano ou Inglês)
País de Origem Reino Unido
Porte Médio
Utilização Caça
Cuidados Especiais Precisa de passeios diários pela rua, para que não fiquem estressados ou tristes.
Características Físicas Cabeça: levemente arredondada. Olhos: arredondados, estreitos. Orelhas: caidas.
Altura média Macho - 39 a 41 cm • Fêmea - 38 a 39 cm
Peso médio Macho - 13 a 15 kg • Fêmea - 13 a 15 kg
Expectativa de Vida 12 a 15 anos
Cor da Pelagem Preta, castanho escuro ou vermelho, com manhas em castanho claro, com uma pequena quantidade de branco.
Tipo da Pelagem Sedosa, lisa ou ondulada, curta na cabeça e longa no corpo.
Temperamento Afetuoso, doce, sensivel, carinhoso e amoroso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários