Fofuxo.com

Chow Chow

Uma raça de muita beleza e fofura. Conheça mais sobre sua pelagem, saúde, veja mais fotos e ficha técnica completa.

O Chow Chow, é uma raça que atrai muitas pessoas principalmente por sua beleza e também sua fofura, principalmente quando ele é filhote. É uma raça que necessita de uma certa experiência do dono devido ao seu temperamento considerado instável.

É uma raça esplêndida, conhecida em alguns locais também como spitz chinês, é uma raça bastante difundida em todo o mundo, fazendo muito sucesso por onde passa.

Chow Chow

O cão desta raça, independente de sua cor, possui um porte nobre e é muito vistoso, sua beleza é indiscutível e a sua pelagem é exuberante, de cor bastante singular costumam provocar a admiração de todos os cães.

É um cão bastante versátil e acessível, sendo bastante utilizado em várias funções com sucesso. Certamente é um valente guardião, e ainda defensor da casa, excelente guardador de barcos, ótimo caçador para presas selvagens, além de ser um incansável cão de tração.

O Chow Chow é um cão bastante equilibrado, de aspecto leonino além de contar com um porte orgulhoso e digno, costuma ser leal mas reservado, e normalmente gosta de carinho quando ele quer. É um cão bastante ágil, compacto, curto e possui um corpo bastante harmonioso em seu conjunto.

A altura deste cão deve ser de no mínimo 45 cm porém a sua característica primordial do exemplar deverá ser um tamanho proporcional de todas as partes.

História do Chow chow

O Chow Chow tranquilamente é uma das mais antigas raças de cães que foram criadas pelo homem sem que sofresse grandes mudanças em suas características. Existem referência de estátuas do cão de mais de 4 mil anos e em registros escritos desde o ano de 11000ª.C.

A sua origem diferente do que muitas pessoas pensam, é na Mongólia e não na China, isso porque especialistas confrmam que esta raça foi criada em tribos que eram conhecidas principalmente pela violência, como os mongóis. 

Chow Chow

Com uma época repleta de invasões na China, os mongóis levaram este cão bastante encantador para o território chinês. E eles eram chamados como os cães de guerra, sempre sendo descritos como uma aparência leonina, robustos e ainda muito poderosos. Reza a lenda que a escuridão da boca que o Chow Chow possui nada mais é do que uma proteção contra os espíritos do mal.

Na época de Genghis Khan juntamente de seu exército, onde ele conquistou seus impérios, os cães que os acompanhavam eram certamente os Chow Chows. Suas funções foram bastante ampliadas na medida  que os anos foram avançando, servindo de cães para pastoreio, como puxadores de meios de locomoção, como trenós, carregando alimento e água em locais de dificil acesso, dentre outras tarefas.

Nesta época remota, alguns serviam de comida e outros tinham até mesmo servos, já que eram cães de companhia dos nobres chineses. Como caçadores, estes Chow Chows contam com um olfato bastante notável e surpreendente. São cães muito inteligentes e possuem uma grande força, por este motivo era muito apreciado principalmente por imperadores, estes que tinham diversos exemplares do cão em seus palácios.

Foram encontrados em uma pintura de um salão imperial de mais de 2 mil anos na China um Chow Chow deitado embaixo de uma das mesas, contava com uma pelagem vermelha e praticamente a mesma expressão dos Chow Chow atuais.

Os mosteiros budistas e também os palácios, desde o século XIII eram os grandes preservadores de padrões da raça, sendo os primeiros a escolherem a melhor seleção dos melhores exemplares e quando precisavam introduzir um novo sangue para a criação costumavam viajar centenas de quilômetros para buscaram e qualidade e ainda genes novos para preservarem este cão.

Este fator foi certamente determinante para a mudança comportamental do Chow Chow, passando então a se tornar um bom cão para companhia.

O primeiro ocidental a mencionar e descrever o Chow Chow quando visitou a China no século XVIII foi Marco Polo.

Características

Chow ChowO Chow Chow apresenta como características físicas uma altura que varia entre 45 a 50 centímetros para os machos e as fêmeas da raça costumam ser um pouco menores. Costumam ter suas orelhas arredondadas e a sua cabeça larga. Uma característica bastante marcante da raça é a presença de pelos bastante longos em sua cabeça, além de sua língua azulada.

O pelo desta faça é liso, resistente e muito denso. Seu nariz é grande e preto, e possui olhos sempre escuros, em alguns casos muito raros possuem olhos azuis, sempre em formato amendoado.

São encontrados em cores comuns e lisas como por exemplo o preto, creme, marrom avermelhado e também cor de canela.

Pelagem

Sua pelagem é bastante abundante, lisa e reta, ás vezes um pouco dura ao tato, e de acordo com o padrão de sua raça, a sua variedade de pelo curto, com excessão de sua pelagem é idêntica. Se bem tratado poderá conquistar um pelo muito bonito, com muito volume, dando a impressão de que o cão é bem maior, ou que ele possui mesmo uma juba de leão, algo muito bonito e diferente, além de não existir em nenhuma outra raça de cães.

Temperamento

Chow ChowO cão é bastante companheiro, caseiro, possui um comportamento dócil e muitas vezes aparenta até mesmo ser um cão apático, desde que bem tratado. É muito importante que seu dono faça um trabalho de socialização com o cão, procurando colocar ele frente a frente com outras pessoas e outros animais para que ele possa saber lidar e não ter atitudes repentinas que fujam de seu controle.

Por natureza e ser um cão guerreiro, conta com uma natureza um tanto rebelde, e não aceitam de forma alguma atitudes que possam lhe desrespeitar, como por exemplo xingamentos, força-lo a fazer algo que não quer no momento, entre outras coisas.

É um cão que pode tranquilamente ficar um bom período sozinho, tanto em casas como apartamentos pois é muito independente e inteligente comparando com outras raças inclusive menores, apesar disto exige muita responsabilidade do seu dono pois é bastante sensível a doenças.

É um cão difícil de ser adestrado, caso seja necessário realizar este processos de adestramento é preciso se procurar um profissional que seja excelente nesta área, pois muitas vezes até mesmo quem atua neste ramo não está preparado para enfrentar os temperamentais Chow Chows.

É um cão bastante afetuoso, porém é independente como os gatos, não procura o dono para receber carinho, e precisa ser conquistado, quando procuram por carinho, possuem uma atitude padrão, como por exemplo colocar a pata debaixo da cabeça ou mesmo lamber o seu dono.

Os Chow Chows contam com um instinto de caça bastante apurado, e na cidade ou mesmo em pátios poderá caçar ratos, pássaros ou também outros animais que tenham um pequeno porte. Tem uma propensão a latir pouco, porém quando costumam latir é por que existe alguma coisa muito errada acontecendo, e por isso é importante ter atenção.

Não é um cão recomendado para crianças, já que muitas vezes possui reações inesperadas, não gosta de ser incomodado ou mesmo apertado, por isso é interessante o respeitar e deixar as crianças longe do cão.

Habilidades

Chow ChowApesar de ser aparentemente um cão fofo e amigável em sua aparência, os Chow Chow são extremamente territoriais, e todas as pessoas estranhas que se aproximarem ou entrarem em sua propriedade ou mesmo se aproximar de membros de sua família, ele considera como uma ameaça e parte para cima, até mesmo os que são mais bem treinados, são conhecidos por serem estimáveis defensores de seus territórios.

Pelo fato de o cão ser antigamente puxador de trenó, muitas vezes poderá ser difícil passear com o cão pela rua, por isso é importante o socializar, ou caso isto não seja possível, procure sair com ele na rua em horários que estejam poucas pessoas e a rua vazia.

Gosta muito de brincadeiras, com ossinhos e bolinhas, porém podem ter uma vida um pouco mais sedentária, apesar disto devem eventualmente passear pela rua.

Saúde

Chow ChowEsta é uma raça que precisa sempre estar alerta e de atividades moderadas ao ar livre. Ele não se sente bem em climas quentes, e costuma ficar muito satisfeito e feliz quando passeia pela manhã ou mesmo no fim de tarde em dias não muito quentes. O tipo de pelo liso precisa ser mais escovado uma vez por semana. Os tipos que são mais ásperos precisam ser escovados a cada dois dias, ou mesmo diariamente quando estiver em época de troca de pelos.

Como a maioria dos cães grandes, o Chow Chow possui uma propensão a ter displasia da bacia, e também poderá ser suscetível a entropia, problema no olho, sendo assim necessário uma limpeza realizada com cuidado diariamente com água boricada na região.

A sua alimentação é um fator essencial para a saúde do cão, que deve ser alimentado apenas com rações de qualidade, o que retornará em um cão forte e com saúde. Procure consultar o veterinário para oferecer a ração adequada ao seu cão.

Ficha Técnica do Chow Chow

Ficha Técnica do Chow Chow
Nome Original Chow Chow
País de Origem Mongólia
Porte Grande
Utilização Caça
Cuidados Especiais Necessita de atividades moderadas ao ar livre regularmente.
Características Físicas Cabeça: longa. Olhos: escuros, formato amendoado. orelhas: arredondadas. Dorso: curto, reto e resistente.
Altura média Macho - 45 a 50 cm • Fêmea - 45 a 50 cm
Peso médio Macho - 20 a 30 kg • Fêmea - 9 a 12 kg
Expectativa de Vida 9 a 12 anos
Cor da Pelagem Preta, creme, marrom e canela.
Tipo da Pelagem Lisa, tensa e resistente.
Temperamento Companheiro, caseiro, dócil, independente e inteligente.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários