Fofuxo.com

Chihuahua

Pequenino e companheiro. Veja tudo sobre o Chihuahua: características, temperamento, fotos e ficha técnica completa.

Este é um cãozinho cheio de qualidades que poderia só mesmo ser desenvolvido por uma civilização que era muito adiantada para a sua época, que foram os egípcios. Do Egito, a raça passou a se difundir para a ilha da Malta e desta região para o México sendo levada por espanhóis. Atualmente os Estados Unidos e também o México são as regiões que contam com o maior número e melhores exemplares.

É uma raça bastante interessante de ser criada já que é muito resistente a doenças e a sua longevidade poderá chegar a até 18 anos em alguns casos. É um cão bastante fácil de se alimentar, pois costuma se alimentar de ração, risoto sem sal, banana, abacate, uva, entre outras frutas. Normalmente não precisam de medicamentos já que não costumam adoecer com facilidade.

Chihuahua

Este cão é dotado de um amor incondicional por seus donos, não podendo de forma alguma quando ele for adulto, se separar seus donos pois ele poderá sofrer pelo resto de sua vida ou até mesmo vir a falecer de tristeza. Deve ser tratado com muita dignidade e Inteligência, pois costumam ser bastante orgulhosos e sensíveis com qualquer tipo de brutalidade que for realizada com eles. É muito interessante se lembrar de um ditado que diz “A cultura de um povo, deve ser medida pelo tratamento que é dado aos seus animais”.

Com seu caráter todo especial, vivaz fiel e esperto, o faz um animal amável. Com alma de humanos e ainda assim companheiros por excelência aos seus donos.

O Chihuahua desperta muitos sentimentos nos humanos, não é a toa que em algumas civilizações ele era considerado sagrado por aumentar a vontade de viver de pessoas depressivas, oferecendo várias emoções e alegrias. É um grande amigo que por todas as suas qualidades vem cada vez mais encontrando lares mundo inteiro.

História do Chihuahua

ChihuahuaSobre a história deste cãozinho não existe apenas uma teoria porém diversas, que vem desde a China antiga a até o Império Asteca o que gera inúmeras dúvidas. É possível se citar que eles podem ser descendentes de uma raça semelhante e bastante antiga, que era um pouco maior e associada diretamente com a realeza, fazendo parte da civilização asteca, o conhecido como techichi. Pode-se dizer com isto que esta é certamente a raça mais antiga existente na América do Norte, com origens mexicanas, pois seu nome é do estado mexicano de Chihuahua. Para alguns outros teóricos, parece que apesar dele ser ligado a nação mexicana, tenha sido na verdade introduzido no país pelos chineses há milhares de anos atrás.

Apesar das milhares de teorias, o que é realmente considerado é a sua ligação com o techichi, já que foram encontradas imagens gravadas em pedras sobre estes animais, foi possível ainda se visualizar uma grande semelhança entre elas. Algumas pessoas até mesmo afirmam que o techichi era um animal selvagem capturado e ainda domesticado pela civilização tolteca. E apesar dos cães desta raça não servirem como cão de trabalho por causa de seu tamanho, os techichis eram animais praticamente sagrados para a população. Os registros mais antigos remontam a cidade do México.

Características

ChihuahuaO Chihuahua, sem sombra de dúvidas é a melhor raça existente de cães no mundo, e encanta por seu tamanho e também seu olhar meigo e carinhoso. É preciso ainda se tomar muito cuidado com eles pela casa pois são muito pequenos, principalmente quando são filhotes, já que são muito sensíveis.

Seu tamanho tanto para o macho como para fêmea fica entre 15-22 cm, Peso: 3 kg ou mais.

Como os demais cães, eles contam com características físicas muito similares aos seus antepassados, o lobo. Apesar de seu tamanho, é bastante similar a um dobermann e também o conhecido aidi que podem pesar até quarenta vezes a mais do que ele.

Existe uma grande proximidade com o seu antepassado sendo simplesmente pelo fato de que eles são os registros mais antigos de raças em si. Costumam ser provenientes de regiões onde a influência ancestral não teria sido a primeira. Não existe um registro de ligação direta que isto teria acontecido. Ainda podemos admitir que o Chihuahua possa ter sido um descendente de um cão selvagem e outro domesticado, levado pelo homem ao continente americano saído diretamente da Ásia.

Pelagem

ChihuahuaO Chihuahua é um animal de orelhas grandes até mesmo desproporcionais para o tamanho de seu corpo, tem um corpo compacto mais comprido do que alto. A sua cauda é curvada sobre o dorso, contando com plumas que balançam a medida que ele balança seu rabo. O cão poderá ser encontrado em cores como o fulvo claro, areia, marrom, prateado, seja ele unicolor ou mesmo malhado. Este cão ainda possui duas variações, sendo comumente encontrado com as pelagens curtas e alongadas, bem como onduladas, apesar disto este segundo tipo de pelagem é mais rara.

A sua pele é lisa e elástica e as fêmeas costumam ser um pouco mais peludas e um pouco maior. Todas as cores do cão são admissíveis inclusive todas as combinações de cores e quanto mais exótico ele for, mais desejável se torna para os seus criadores. Apesar destas observações, a sua cor mais comum é o rubi escuro.

A variedade de pelo liso por exemplo, exige que sejam realizadas escovações ocasionais. A variedade de pelo comprido deverá ser escovada diversas vezes por semana com uma escova que seja macia. Todas as variedades desta raça precisam tomar banho apenas uma vez por mês se utilizando de um shampoo suave. É preciso ainda se ter cuidado especial para que não entre água em seus ouvidos pois costumam ser cães que possuem infecções de ouvido frequentes. A higiene dental também é bastante importante para que não aconteça a perda de dentes. O Chihuahua por sua vez não suporta climas frios e devem ser protegidos com roupinhas pois seus pelos não o aquecem devido a serem muito curtos.

Temperamento

ChihuahuaO Chihuahua é um cão profundamente devotado e muito legal. Normalmente se torna extremamente ligado a uma ou duas pessoas do lar. São bastante corajosos, destemidos, ciumentos e protetores sem igual de seus donos, por isso é preciso ter cuidado já que ao se aproximar de seu dono certamente ele irá tentar lhe morder. São cãezinhos que precisam de muita quantidade de atenção, tem uma natureza bastante gentil, sendo muito amoroso e dócil. Costumam ser cautelosos com estranhos e ainda são excelentes cães de guarda até mesmo para pátios.

Esta é uma raça que não tolera invasões de território, e não é adequada para se ter crianças ou outros animais de estimação. Caso aconteça um dos dois casos, é possível se encontrar casos de um cão bastante feroz ou até mesmo um cão extremamente medroso e nervoso, que pode até mesmo com isto nos dois casos ter problemas cardíacos sérios, já que ele é bastante sensível. Apesar disto eles costumam ser sociáveis com outros cães de sua espécie. São excelentes companheiros em praticamente todas as circunstâncias.

São cães bastante adaptáveis e obedientes, apesar de ser considerado bastante esperto, e seu tamanho o torna um cão bastante adaptável a diversos ambientes, o que inclui apartamentos, mansões e fazendas. Como pontos negativos podemos contar com cães bastante medrosos, ciumentos ou até mesmo agressivos. Esta condição exige que o cão seja bem treinado desde cedo para que ele possa se adaptar corretamente. Apesar de ser citado como uma das raças mais afetuosas e carinhosas.

Habilidades

O Chihuahua pode ser um cão difícil de treinar, mas com um pouco de paciência, o amor ao cão é possível. Eles respondem muito bem ao reforço positivo, e podem na maior parte dos casos ser treinados para apartamentos por qualquer tipo de método de caixa ou treinamento de papel. A socialização precoce e extensiva é muito importante para o animal.

Esta é uma excelente raça de cão para apartamentos ou mesmo moradores de condomínio. Já que a maior parte de suas necessidades podem ser realizadas dentro de casa, com brinquedos ou mesmo sessões de jogos. Apesar disto eles gostam como qualquer cão, muito de ir com seus donos fazer passeios diários pela rua.

Saúde

ChihuahuaOs Chihuahua costumam ser onívoros, e é preciso se ter um cuidado especial com a alimentação adequada e equilibrada para eles.

Ao mesmo tempo que se deve ter cuidado par não alimentar demais esta raça pequena. Como um bom mamífero ele é capaz de comer o mesmo que um humano come, apesar disto é muito importante não o alimentar com doces e chocolates já que poderão ser tóxicos para seu organismo, causando problemas de diabetes, obesidade e até mesmo levando alguns cães ao óbito em situações mais graves.

Os cães que possuem excesso de peso, normalmente possuem problemas de ligamentos, bronquite, e esperança de vida encurtados.

Diversos potenciais compradores do cão buscam animais extremamente pequenos, porém estes poderão estar doentes ou desnutridos ou se forem saudáveis em alguns casos poderão ter uma vida curte e problemas sérios de saúde. É importante para se ter um cão saudável sempre o alimentar com sua ração apenas, que deve ser específica para seu tamanho e suas necessidades.

Ficha Técnica do Chihuahua

Ficha Técnica do Chihuahua
Nome Original Chihuahua
País de Origem México
Porte Pequeno
Utilização Companhia
Cuidados Especiais Necessita de um cuidado especial com a alimentação adequada e equilibrada para eles.
Características Físicas Cabeça: Orelhas: grandes. Corpo: compacto e cumprido.
Altura média Macho - 12 a 22 cm • Fêmea - 12 a 22 cm
Peso médio Macho - 3 kg • Fêmea - 3 kg
Expectativa de Vida 18 anos
Cor da Pelagem Fulvo claro, areia, marrom e prateada.
Tipo da Pelagem Lisa e elástica
Temperamento Dócil, amoroso, obediente, medroso e gentil.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários