Fofuxo.com

Caniche

Uma raça que pode ser pequena, média ou grande. Veja suas características físicas, temperamento, pelagem, fotos e muito mais.

Existem algumas variações desta raça de cão que é considerada tão extensiva, principalmente de acordo com o tamanho que poderá ser grande, médio, miniatura e também toy. Este é um tipo de raça de origem Europeia. O Caniche era considerado tradicionalmente como um grande cão de caça, já as outras três variações foram criadas a partir de um cruzamento de raças maltesas e também Caniches grandes. Estas duas variedades foram aos poucos redesenhadas para que fossem utilizadas como animais de companhias assim como também mascotes. Além de serem cães bastante utilizados nos circos.

O Caniche é um cão bastante tradicional na França e seu nome significa cão pato. O nome da raça em inglês é Poodle, derivado de uma palavra alemã puddelin o que significa chapinhar na água.

Caniche

Estes são apenas alguns dos nomes que dão a idéia inicialmente deste ser um cão considerado de caça aquática. São animais considerados de passo firme. Suas cores variam bastante desde o branco, marrom, preto, creme, cor de pêssego entre outras.

São uma das raças mais fáceis de ensinar, muito inteligentes e dóceis. Costumam ser bons companheiros de jogos para crianças.

Seus olhos costumam ser ovais, escuros e ainda são ligeiramente separados. Suas orelhas são largas, caídas e juntas á cabeça.

Conta com um pelo crespo e ainda a sua cauda é reta. O cão Caniche miniatura é originário da França. São muito ágeis e com grande capacidade de aprendizagem, e pelo seu tipo de pelo considerado peculiar precisam ser tratados de forma regular com cortes a cada seis ou oito semanas. O corte poderá ser do tipo exibição ou tudo a um mesmo nível.

História do Caniche

CanicheO Poodle Toy como também é chamado o Caniche é descendente de seu parente maior diretamente, o chamado Poodle Standard.

Apesar de não se contarem com provas concretas, parece que o mais provável é que a origem desta raça seja Africana, com os primeiros exemplares que chegaram na Europa no século VII, através de invasões árabes, onde alguns cães foram deixados na região. Então teria acontecido o cruzamento destes cães Africanos com os cães locais originando a sua raça atual. O Caniche descende de uma raça chamada “Barbet” onde se compartilham diversas características. Os agricultores normalmente se esforçam bastante para que possam dar uma cor uniforme aos exemplares do cão.

Com seu caráter amável, festivo e ainda fiel, o Caniche se tornou um cão bastante popular como um cão de companhia, porém não foi apenas por essa característica mas também por sua variedade que é possível se encontrar nesta raça, quatro tamanhos diferentes de cores que cada um poderá escolher segundo a sua preferência. Seu nome como já citado remete a um cão de busca, derivado da palavra alemã “pudel” o que significa chapinar na água. Por esta função que exerceu na Alemanha, ele foi batizado de Pudel in German.

Seus registros como o chamado Poodle Toy foram feitos pelo tradicional Kennel Club da Inglaterra na década de 1950, nesta época os menores exemplares da raça eram os mais procurados.

Características

CanicheO Caniche ou também Poodle Toy é muito alegre, o que o torna bastante agradável e um excelente cão de companhia, ideal para quem reside em espaços pequenos, faz a verdadeira questão de ter várias pessoas em volta assim como a companhia de outro cão. Certamente esta é uma explicação para a sua grande popularidade.

São animais bastante ativos e inteligentes, como suas versões maiores chamadas de Poodle Miniatura e Poodle Standard, esta é a raça com a variedade de animais menos robusta das três. E por ser considerada pequena, precisa apenas de pequenas doses de exercícios.

A sua pelagem tradicional pode ser encontrada de forma encaracolada ou mesmo cacheada, em cores preta, marrom, cinza e também abricó. O Caniche precisa ser escovado diariamente e ainda a cada seis semanas tosado, mesmo que não seja um cãozinho para exposições.

Conta com um focinho retangular, orelhas pendentes e pelos bastante macios e encaracolados, são animais extremamente inteligentes e também brincalhões. Por este motivo muitas vezes se sentem entediados e fazem diversas travessuras. São animais extremamente zelosos e ainda leais ao seus donos oferecendo muita atenção e carinho, o que é uma ótima alternativa para as crianças.

Pelagem

CanicheOs cães tradicionais desta raça, possuem coloração como citada anteriormente, preta, branca, marrom e também cinza, contam com pelos encaracolados, crespos e muito macios. Existem diversos indícios de que o corte tradicional de pelos em formato de bracelete nas pernas era muito utilizado antigamente durante as caçadas na neve onde grande parte do pelo era tosado bastante baixo para facilitar a natação do cão, porém as juntas, os pulmões, corações e rins eram mantidos de pelo alto para que pudessem os proteger do frio. O pompom existente no fim do rabo deveria servir como uma bandeira para que ele fosse avistado por seus donos enquanto que ele mergulhava fundo na água.

É muito importante além de saber estas características, buscar informações que sejam referentes ao tamanho de seus pais, já que o filhote provavelmente deverá ficar no mesmo tamanho. Se por acaso seus pais forem de tamanho diferente, independente de ser o pai ou a mãe ele poderá herdar o tamanho de qualquer um deles.

Temperamento

CanicheO Caniche possui algumas das qualidades que o permitem a praticamente se adaptar a qualquer meio. É considerado um cão de companhia mas não é somente por causa desta característica, mas também pela variedade de tamanho possível se encontrar nesta raça. São quatro tamanhos diferentes e diferentes cores, que cada um poderá escolher o cão de sua preferência sem fugir da raça.

É um cão bastante ativo, fiel, e sensível a falta de carinhos, bastante ciumento com outros cães e até mesmo pessoas que possam roubar seus donos por algum momento que seja, em alguns casos ele poderá até mesmo ser agressivo, se entrega por completo em ambiente familiar e colhe muito afeto de todos os membros da família. É um dos cães existentes mais inteligentes, com isso a sua memória e ainda vivacidade fazem desta uma raça bastante fácil de se educar. Apesar disto podemos dizer que alguns deles podem ter um temperamento muito forte, e se não for bem socializado poderá até mesmo ser agressivo.

Habilidades

CanicheComo habilidades dos Caniches existem diversas, são cães bastante brincalhões, bons nadadores e caçadores, além de inteligentes.

Contam com um temperamento dócil com seu dono e ainda com as pessoas que costumam estar familiarizados, além de procurarem a companhia de várias pessoas que possam estar afeiçoados em uma mesma família, apesar de todas estas qualidades que foram citadas, é possível se encontrar grande parte dos exemplares com problemas de comportamento bastante sérios, chegando até mesmo a apresentar traços agressivos contra o próprio dono ás vezes até mesmo do nada, e com outras pessoas. Pode em alguns casos tranquilamente ser desobedientes, teimosos, ter um grande apego a objetos sendo agressivos quando estes são retirados deles. Sem levar em conta o excesso indesejável de latidos.

De acordo com os criadores, grande parte dos problemas comportamentais e temperamentais dos Poodles atinge de forma mais evidente os diversos exemplares dos tamanhos menores, os toys e micro, e estão ligadas diretamente a problemas durante a sua criação e educação por isso é muito importante ter este cuidado. Caso tenha como, procure levar o seu cão para aulas de treino, ele irá gostar muito e ficar mais calmo.

Saúde

CanicheQuanto a saúde dos Caniches existem duas situações, cãezinhos que são muito fortes e saudáveis, assim como outros muito frágeis e sensíveis até mesmo a resfriados, a raça ainda poderá apresentar algumas condições clínicas que são comuns para a raça, como por exemplo a luxação de patela, o que nada mais é do que o deslocamento do osso que corresponde ao joelho.

Uma condição bastante dolorosa que porém pode ter uma regressão espontânea. Em poucos casos é preciso se utilizar procedimentos cirúrgicos,

Otite também é algo bastante comum, devido a presença de tufos de pelo dentro do ouvido e suas orelhas serem caídas, o que propicia o acúmulo de cera e umidade. É recomendado que se realize limpezas frequentes com produtos próprios e tomar muitos cuidados como proteger os ouvidos do cãozinho na hora do banho.

O seu pelo encaracolado ainda poderá oferecer a possibilidade de reter umidade, gerando dermatites, por isso é importante se manter tosado ou ainda com pelos escovados.

Existem ainda casos raros de problemas neurológicos, e graças aos cruzamentos indiscriminados para a reprodução em excesso de filhotes, características que antigamente eram levadas em conta como inexpressivas passaram a até mesmo aparecer em maior número, como por exemplo quadros convulsivos e surtos de raiva.

A displasia coxo femural também pode acontecer porém em casos de poodles maiores, como  a versão do cão Standard. Por isso é muito importante que o cão tenha uma vida regrada e realize passeios intercalando os dias, em torno de 30 minutos por dia está ótimo, já que o cão poderá se exercitar um pouco porém sem excessos já que eles se cansam muito fácil porém aliviam o stresse.

Ficha Técnica do Caniche

Ficha Técnica do Caniche
Nome Original Caniche
País de Origem Alemanha
Porte Pequeno/Médio/Grande
Utilização Companhia
Cuidados Especiais Precisa ser escovado diariamente e ainda a cada seis semanas tosado
Características Físicas Cabeça: crânio oval, bastante estreito. Olhos: ovais. Orelhas: largas, caídas e juntas à cabeça.
Altura média Macho - 28 a 60 cm • Fêmea - 28 a 60 cm
Peso médio Macho - 2,5 a 32 kg • Fêmea - 2,5 a 32 kg
Expectativa de Vida 12 a 15 anos
Cor da Pelagem Preta, marrom, cinza, abricó e branca
Tipo da Pelagem Crespa, encaracolada e ondulado.
Temperamento Ágil, dócil, fiel, inteligente e amável.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários