Fofuxo.com

Bullmastiff

Uma raça de grande porte usada para guarda. Veja mais suas características, pelagem, temperamento, fotos e ficha técnica.

Se você busca tudo o que se pode ter de um cão de guarda em excesso, este certamente é o cão ideal devido aos criadores britânicos criarem uma mistura de dotes do mastiff com outros cães de raças de grande porte.

A partir de 1924 esta raça nova raça foi obtida, e reconhecida oficialmente, em um resultado do cruzamento de mastiff com o bulldog. Este é um excelente cão de guarda, bastante apreciado no mundo inteiro. Ao mesmo tempo que é uma raça bastante dócil com os familiares e também com as crianças, demonstra toda a sua fidelidade e o seu equilíbrio.

Bullmastiff

Em seu temperamento é possível se encontrar uma mistura de sentimentos, como a alegria, seriedade, atividades, resistência e ainda vigilância. Seu focinho é curto, e a sua mandíbula larga, com uma mordedura preferencialmente em torquês. No entanto é possível se encontrar um leve prognástico inferior.

Seus olhos são escuros ou em cor avelã, contando com um tamanho médio. A sua pelagem é curta e dura, bastante assentada, na raça é possível encontrar uma típica máscara preta, bem como tons mais escuros construídos próximos aos olhos, o que são contornados de cor preta. Qualquer tipo de tonalidade de tigrado, fulvo ou também vermelho é possível se encontrar para a raça.

É um cão bastante forte e precisa de pulso firme do dono, e um pouco de força também. É um excelente cão de guarda e conta com um temperamento bastante tranquilo. Conheça a seguir um pouco mais de um dos cães mais queridos do mundo, principalmente pelas crianças.

História do Bullmastiff

BullmastiffO Bullmastiff é uma raça bastante recente, tendo sido criadas a partir de um cruzamento de espécies de Mastim Inglês com o Bulldog Inglês. Os britânicos por sua vez tinham um grande problema de pesca ilegal existente no século XIX. Por isso necessitavam do cão de guarda perfeito, que tivesse toda a velocidade para que pudesse perseguir os pescadores e ainda força para que pudesse derrubar e os manter no chão até a chegada dos guardas. Para que pudesse ajudar os guardas na tarefa de vigiar e ainda guardar a noite na época onde a peca ilegal era praticada nesta região, foi criado o Bullmastiff. Era um cão que existia não para atacar mas sim subjugar o pescador, sendo assim rezam os registros que o Bullmastiff jamais teria perdido um de seus ataques.

Com o tempo foi a sua eficácia que fez com que ele deixasse aos poucos de ser necessário, a pesca ilegal tinha abrandado de forma considerável. Além disto era o guarda de camuflagem afogueada, ideal para passar despercebido durante á noite, dando origem então aos animais de companhia e também guarda em cores de fulva.

Os criadores da raça, ao invés de perpetuarem o cruzamento entre o mastim Inglês e o Bulldog, os criadores vinham a apostar fortemente na estabilização da raça. Ficou então estabelecido que a sua combinação ideal seria em torno de 60% do Mastim Inglês e 40% do Bulldog.

A raça pela primeira vez teria sido levada para uma exposição canina, no ano de 1924, uma vez que era preciso de três gerações de Bullmastiffs puros para que a raça pudesse ser aceita no Reino Unido.

Apesar deste cão ser selecionado como um cão de guarda, ele teve outros papéis, em determinadas épocas chegou até mesmo ter sido utilizado como auxiliares do exército e também da polícia. Atualmente é um excelente cão de companhia, se adaptando muito bem para a vida em família, apesar de manter as suas características tanto de defesa como também de cão de guarda.

Características

BullmastiffOs machos costumam atingir tamanhos equivalentes a 64 e 69 centímetros, e são um pouco menores no caso das fêmeas, podendo atingir entre 45 a 54 quilos, podem acontecer alguns casos onde o cão possui medidas muito maiores, o que desencoraja os criadores a manterem um exemplar deste cão.

Sua coloração pode ser definida através de castanho, vermelho ou também cor tigrada. Estas são as únicas cores aceitáveis para o padrão internacional. O vermelho encontrado no cão poderá variar de uma luz vermelha e castanho escuro para um tom vermelho rico, que se destaca no sol. Os exemplares tigrados são uma sobreposição de cores listradas de fulvo ou vermelho. O cão de raça pura não deverá ter manchas brancas, com exceção ao seu peito, onde um pouco de tons brancos é permitido.

O Bullmastiff conta com uma vida útil em média de pelo menos 7 a 8 anos de idade, outra particularidade interessante é que ele não para de crescer até que atinja pelo menos três anos e meio de idade. São propensos a algumas doenças hereditárias de sua raça como por exemplo a displasia de sua anca, que afeta 24,5% de todos os indivíduos. A displasia do cotovelo, que afeta 13,8% dos indivíduos.

Atrofias progressivas de retina também são comuns de encontrar no cão, o que é um problema bastante particular que pode ser diagnosticada através de um exame genético realizado no cão. Além de artrites e inchaços nas patas.

Pelagem

Como já foi dito anteriormente as cores do Bullmastiff podem aparecer em tons de castanho, vermelho ou também em tom tigrado. Estas que são as únicas cores aceitáveis para quem busca criar cães de raça pura. Podem variar de tons caramelos e vermelho ou também castanho escuro, podendo ser encontrado também em tons vermelho vivo. Como padrão de sua raça ele deverá contar com apensa um pouco de tom branco no peito.

Temperamento

BullmastiffBullmastiff é um cão que conta com um temperamento forte e difícil, apesar disto é bastante leal ao dono e defende as crianças com uma coragem invejável.

Contando com um estilo totalmente protetor é um excelente cão de guarda pessoal e também de territórios. Não costuma aceitar que apareçam estranhos em sua região de domínio, a não ser que eles lhe sejam apresentados pela família, então o cão se torna dócil e carinhoso, sabendo diferenciar pessoas estranhas o que demonstra muita inteligência do seu cão. Pode ser treinado para domar um pouco seu temperamento egoísta, e costuma proteger o seu território não atacando, mas sim deitando os intrusos por terra e os mantendo seguro embaixo de suas patas. É interessante que este cão seja treinado e socializado desde pequeno, e devido a estas grandes exigências o cão não é para ser criado por donos inexperientes.

Apesar dos cães desta idade terem atividade moderada, quando filhotes são extremamente moleques e ativos, curiosos e até destruidores de coisas em alguns casos. São cães com amadurecimento tardio e por este motivo a educação através deste adestramento básico é considerado fundamental para que o dono possa conseguir uma convivência que seja mais tranquila com os exemplares dos cães.

Habilidades

BullmastiffO Se for criado em uma família dócil e afetuosa assim ele será, sendo muito calmo e se adapta até mesmo bem a vida em apartamentos.

Apesar disto é preciso que o exercite durante uma meia hora por dia. As atividades e passeios são ideais para o cão, porém na rua é preciso se ter alguns cuidados pois a raça normalmente não gosta de outros cães. Os exemplares de Bullmastiff não são agressivos, gostam muito de fazer parte das atividades em família bem como brincar com as crianças. Devido ao seu tamanho possante é preciso que se tenha uma vigilância constante quando o cão e a criança estiverem juntos pois ele poderá fazer movimentos bruscos ou mesmo derrubar a criança. Caso isto aconteça ele não pode ser repreendido, por isso é interessante um treinamento desde pequeno pois irá manter o cão mais tranquilo.

Um adestramento de obediência é algo fundamental principalmente se levar em conta que será um cão que irá ter um peso de mais de 60 quilos quando adulto, junto deste treinamento é interessante que se tenha cuidado com exercícios em excesso ou mesmo intensidade inadequada pois poderá prejudicar o seu desenvolvimento das articulações posteriormente.

Saúde

BullmastiffO Bullmastiff é um cão que tem grandes propensões a displasias de anca, e por isso é importante se evitar exercícios em excesso até que eles atinjam dois anos de idade. É muito comum se encontrar tumores e também problemas oculares neste cão, uma das grandes preocupações dos criadores desta raça.

O pelo do Bullmastiff é bastante fácil de se manter. E por isso a escovação realizada semanalmente mantém a sua pelagem limpa e ainda diminuem as necessidades de ele tomar um banho, já que é prejudicial a camada oleosa que protege a pele. Além disto o cão tem uma grande tendência para engordar, precisando de exercícios regularmente e ter uma dieta controlada para não ficar com sobrepeso.

A vida útil do cão varia bastante e pode chegar a até oito anos de idade, apesar de ser um cão muito forte, ele está sujeito a ter alguns problemas de saúde, que com passeios regulares poderão ser tratados, com por exemplo, o hipotireoidismo, displaxia coxo femural e também de cotovelo, alguns tipos de câncer e também o chamado entrópio. Apesar disto utilizar de carinho e cuidados oferece longevidade para o cão.

Ficha Técnica do Bullmastiff

Ficha Técnica do Bullmastiff
Nome Original Bullmastiff
País de Origem Reino Unido
Porte Grande
Utilização Guarda
Cuidados Especiais Educação através deste adestramento básico é considerado fundamental.
Características Físicas Cabeça: grande e quadrada. Olhos: Castanhos. Orelhas: em forma de V, dobradas para a frente.
Altura média Macho - 64 a 69 cm • Fêmea - 61 a 66 cm
Peso médio Macho - 50 a 59 kg • Fêmea - 41 a 50 kg
Expectativa de Vida 7 a 8 anos
Cor da Pelagem Vermelha, castanho e tigrada
Tipo da Pelagem Curta e dura
Temperamento Dócil, fiel, equilibrado.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários