Fofuxo.com

Bulldog

Hoje em dia é uma das raças mais populares para companhia. Veja tudo sobre sua pelagem, temperamento, características físicas, fotos, etc.

O Bulldog é um cão muito inteligente, muito doce, principalmente com a sua família. Gosta muito de companhia e é afetuoso além de ser brincalhão com todos. É considerado como um cão valente, leal, corajoso porém não é agressivo, a não ser que ele seja agredido de forma escancarada.

É um animal bastante forte, resistente, excelente companheiro, calmo e também fácil de lidar. Um cão de pelo macio, atarracado e de estatura um tanto baixa, largo, poderoso e também compacto. Conta com uma cabeça maciça, bastante larga com relação ao seu corpo, em proporção de tamanho. Apesar disto nenhuma parte deverá estar em excesso de proporção de outras partes de seu corpo ao ponto de prejudicá-lo em sua simetria geral ou mesmo fazer com que o cão pareça deformado bem como algo que possa interferir em sua movimentação. Sua face é algo relativamente curto, contando com focinhos largos, grossos e ainda levemente inclinados para cima, apesar de isto não ser em excesso.

Bulldog

Os cães que mostram dificuldades respiratórias são animais bastante indesejáveis, contam com um corpo razoavelmente curto, e ainda bem ajustado. Possui membros robustos e também muito musculosos além de contar com excelentes condições físicas, sem ter uma tendência para a obesidade. Possui sua parte posterior alta e forte. As fêmeas da raça não são tão imponentes ou mesmo desenvolvidas quanto os machos. Conheça a seguir um pouco da história do Bulldog e também outras características

História

BulldogO Bulldog foi um dos primeiros cães classificados e desde a década de 1630 é bastante popular, apesar de houver menções anteriores de tipos que sejam similares, eram possíveis se encontrar os chamados “bandogs”, atualmente este termo é reservado para um tipo específico da raça de cães de briga. Era utilizado primeiramente para o combate a touros, e também lutou em sua vida nas rinhas de cães.

Somente depois de 1835 é que começou a evoluir para uma versão que fosse mais cara, curta e também atarracada que conhecemos atualmente. Entrou para o ramo de exposição a partir de 1860 e nos anos seguintes passou a ter uma grande mudança de personalidade. É um cão feio porém muito amoroso, com uma expressão de pugilista, escondendo um caráter totalmente amoroso e afetuoso com a sua família e seus amigos. É uma das raças mais antigas, conhecido também como o Cão Nacional da Grã-Bretanha além de ser associado em todo o mundo com uma determinação britânica do lendário John Bull.

As interferências existentes em seus cruzamentos geraram um físico diminuto como o atual que o impediam de se reproduzir sozinho. Como exemplo disto podemos contar com um nariz voltado para cima, o que dificulta bastante o resfriamento do ar, e ainda leva o animal a ter um superaquecimento, restringindo a sua energia para o acasalamento. Seu porte físico perfeito de lutador não o ajudava com os cães. E as fêmeas não costumavam ser bem sucedidas em partos naturais uma vez que suas pernas tortas, que eram excelentes para driblar adversários o impediam na dilatação dos ossos a ponto de proporcionar a passagem de filhotes. É um tanto brincalhão e afetuoso apesar de ter uma face que parece de poucos amigos.

Características

BulldogO cão possui uma aparência bastante peculiar, contando com um pelo macio, e estatura atarracada e baixa, sendo largo, compacto e também bastante poderoso nos impactos. Apesar disto nenhuma parte de seu corpo é desproporcional as outras, a ponto que possa prejudicar a sua simetria ou fazer com que o Bulldog possa parecer um cão deformado ou até mesmo interferir em sua movimentação.

A sua face é curta, seu focinho largo, grosso e também inclinado para cima. Os cães que costumam mostrar dificuldades respiratórias como foi citado anteriormente são bastante indesejados pelos seus donos. Possui um corpo curto que é bem ajustado, sem ter uma tendência para a obesidade. Conta com membros fortes, sólidos e ainda bem musculosos, em muita boa condição física que porém precisa ser exercitada diariamente. Conta também com um posterior bastante alto e forte de alguma forma considerado mais leve comparando com o dianteiro passado, as fêmeas da raça não são grandes ou bem desenvolvidas como os machos.

Pelagem

Na pelagem do cão podemos encontrar um pelo de textura fina, curto, fechado e também liso, costuma ser assim por ser curto e fechado. A cor dos pelos costuma ser uma só, com o chamado smut, que nada mais é do que uma só cor com máscara preta ou mesmo focinho preto. Ou ainda existem casos de unicolor que deverão ser brilhantes e puros, tigrados, vermelhos em suas diferentes tonalidades. Podem ser encontrados em cores fulvo, marrom claro, entre outras cores. Bem como branco e malhado é comum ser encontrado, a combinação entre o branco com qualquer outra das cores precedentes. Ou também em cores fígado, e preto com castanho costumam ser altamente indesejáveis por seus donos.

Temperamento

BulldogApesar de termos de levar em conta um passado desta raça pautado com graus de violência, é interessante se salientar que o Bulldog é hoje um cão bastante meigo, que conta com um temperamento meigo, ameno e amigo das crianças, o que é bastante diferente do comportamento de seus antepassados ou dos cães da raça que costumam aparecer em desenhos animados. Este é considerado um cão bastante pacífico, que aprecia acima de tudo a companhia do seu dono, apesar de ter uma independência sem igual. Possui um excelente temperamento para cão de guarda e precisa de muita atenção dos donos já que fica muito triste com facilidade.

Era um cão considerado adorado pela nobreza inglesa por ser um excelente animal para companhia. Personalidades como a Rainha Isabel e o Rei James I. É considerado um cão de fácil convivência e que não precisa de muitos cuidados, não precisa de tosa, uma excelente alternativa para as crianças ou também para aquelas pessoas que passam o dia fora e precisam que seu animal seja independente e não sofra muito com a sua ausência. É um exemplar altamente valorizado no mercado de pets. E até mesmo é possível se encontrar filas de espera para a aquisição de filhotes destes exemplares de cães. Aqui no Brasil existem criadores há mais de 30 anos.

Saúde do cão

BulldogÉ interessante se ter cuidados com o Bulldog, já que é uma raça que possui grandes facilidades a contrair infecções tanto nos olhos como na boca, por isso é preciso muita atenção destas regiões quanto á higiene. É ainda recomendável a utilização de sabão neutro para dar banho no cão, caso ele aconteça em casa. Suas dobras faciais também deverão ser cuidadosamente secas depois do seu banho para que se possa evitar o aparecimento das chamadas dermatites por fungos.

Este animal possui uma grande tendência para a obesidade e por isso é interessante que se tenha um controle de quantidades de ração que forem ingeridas para que não venha a desenvolver possíveis problemas de articulações nos joelhos e ancas. Por isso é interessante sempre ser submetido a atividades físicas, evitando assim que ele possa ter sobrepeso, é um animal muito sensível quando o assunto é a sua saúde. E sua expectativa de ida é de oito anos.

É um cão de médio porte, e conta com um peso que fica entre 23 a 25 quilos nas fêmeas um pouco menos. Seu pelo curto pede apenas uma escovação diária que deverá ser muito apreciada por este animal. A realização de uma escovação é também um momento importante de prazer e interação do animal com seu dono. A sua cor deverá variar entre o branco, o marrom claro, avermelhado ou até mesmo castanho escuro, quando ele estiver doente é possível se visualizar tonalidades diferentes no seu pelo. A região da face do cão é uma das marcas mais características da raça, e inspira também muitos cuidados. Realizar uma limpeza na região com cotonetes embebidos em uma solução com água oxigenada é importante para manter a saúde do cão e não gerar frieiras ou assaduras.

O cão possui a necessidade de se exercitar, porém isto não precisa acontecer diariamente, por isso é muito recomendado que desportistas que gostem que o cão os acompanhe em exercícios de corrida, não os levem junto pois podem prejudicar a saúde, respiração e o desenvolvimento dos cães.

Assim como todos os cães verdadeiramente de raça, o Bulldog possui uma predisposição para algumas doenças, e estas que em maioria são de origem genética. Por este motivo é muito importante que ao se adquirir um cão desta raça, se procure conhecer previamente como é preciso criar ou até mesmo o criador e o seu trabalho. Criadores que são responsáveis não mantêm seu criadouro de cães com enfermidades e que possam talvez ser transmissíveis ara a sua prole. E o melhor é que estão sempre disponíveis para lhe ajudar no que for possível, bem como exibir a sua criação.

A vacinação básica é obrigatória, e normalmente os cães ao você adquirir já deverão vir com vacinas e também em alguns casos deverão vir desverminados. São cativantes, e certamente as crianças irão querer adquirir algum quando o ver.

Ficha Técnica do Bulldog

Ficha Técnica do Bulldog
Nome Original Bulldog
País de Origem Reino Unido
Porte Médio
Utilização Caça e Companhia
Cuidados Especiais Necessidade de se exercitar.
Características Físicas A cabeça apresenta pele solta e enrugada; a testa é chata e não ultrapassa a linha anterior do focinho. O focinho é curto, largo, arrebitado e profundo no canto distal dos olhos até a comissura da boca, apresentando rugas em sua pele; a trufa é preta; o lábio superior grosso.
Altura média Macho - 31 a 40 cm • Fêmea - 31 a 40 cm
Peso médio Macho - 23 a 25 kg • Fêmea - 23 a 25 kg
Expectativa de Vida 8 a 12 anos
Cor da Pelagem Vermelha, tigrada,marrom e fulvo.
Tipo da Pelagem Fina e lisa.
Temperamento Inteligente, afetuoso, leal, corajoso e meigo

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários