Fofuxo.com

Bull Terrier

Um cão da família dos Terriers, com porte mais robusto. Veja tudo sobre a raça: características, fotos, saúde, ficha técnica, etc.

O Bull Terrier é considerado um grande amigo e companheiro; cheio de vida e disposição, que ama incondicionalmente seu dono; gosta do ambiente em família; e tem paciência de sobra para o dia a dia. Esse cão procura seus familiares e dá pequenos encontrões e lambidas como que implorando sempre por atenção.

Por se tratar de um cão um tanto rústico, não necessitando de cuidados especiais, pode ser criado até mesmo em apartamentos, precisando apenas de passeios diários para exercitar seus músculos e estrutura corpórea.

Bull Terrier

Dentro de casa é um cão bastante educado e inteligente, sempre procurando preservar o seu espaço. Tem uma higiene bastante simples, e faz as suas necessidades no lugar escolhido por seu dono. Outra que é uma característica bastante marcante do Bull Terrier é que ele não late, e quando o faz, é para anunciar a presença de estranhos.

Gosta muito de deitar em um confortável sofá e ainda assistir a um programa de televisão; é bastante comum pegá-lo assistindo a programas de televisão, juntamente com a família. Ele adora brincar, dar rodopios no ar, para chamar a atenção, buscar bolinhas e também diversos brinquedos.

Como aspectos gerais, é um cão de constituição bastante forte e sólida; musculoso; e com uma expressão viva, determinada e altamente inteligente. Veja a seguir algumas informações bastante interessante desse que é também considerado como um dos melhores amigos do homem.

História do Bull Terrier

Bull TerrierO Bull Terrier, ou também chamado English Bull Terrier, é uma raça onde a história remonta as rinhas de briga. Os buldogues antigamente eram utilizados em combates contra touros.

Posteriormente, acabou-se implementando uma lei que proibiu as lutas de animais, o que abriu as portas da clandestinidade. Assim como os buldogues, estes animais mordiam e sufocavam até a morte o seu rival, e os mais aficionados começaram a cruzar com cães mais ágeis e também valentes os terriers brancos, que eram caçadores de lobos e raposas. Sob o nome de bolldog terrier, surgiu em seguida os primeiros exemplares de uma nova raça.

Por volta de 1850, um lorde de Birmingham, chamado James Hinks, apurou um pouco mais a raça que carecia de beleza e também simetrias. Durante muitos anos foram realizados cruzamentos se utilizando de outras raças e muita consanguinidade, até o ano de 1862, quando foi apresentado pela primeira vez em uma exposição o cão resultante de seu trabalho. Sendo assim foi considerado um cão muito superior em confronto, beleza e também temperamento aos antigos cães Bulldog and Terrier.

Desde esta época, eles foram criados em vários países como, por exemplo, os Estados Unidos, a Alemanha, a Austrália, entre vários outros.

Hoje, ele é cercado de lendas que foram contadas na sua maioria por maus donos que se aproveitavam de sua valentia, determinação e também força para outros fins. Outras raças também "sofreram", como por exemplo, o American "Pit Bull" Terrier, Mastim Napolitano, Tosa dentre outras.

Características

Bull TerrierComo características do Bull Terrier, como o conhecemos atualmente foi fixado há, mais ou menos, um século na sua origem encontramos muito do Bulldog que foi criado para lutar com touros em exibições públicas.

Para se ter uma ideia alguns criadores que buscavam exemplares mais ágeis e lutadores imbatíveis puderam cruzar com o Bulldog e com o antigo terrier inglês branco, que era bastante difundido na época.

Os primeiros exemplares encontrados se mostraram muito maiores e diferentes entre si. Apenas alguns anos depois através de cruzamentos com dálmatas e ainda terriers ingleses brancos, o Bull Terrier se tornou um cão ágil e forte, que conhecemos atualmente.

O Bull Terrier era também muito utilizado para caçar ratos e hoje é um ótimo guarda e também companheiro, principalmente para pessoas mais idosas e crianças.

É uma raça obediente, bastante tolerante frente à disciplina existente. É um cachorro de constituição sólida, bastante ativo, simétrico e de expressão famosa.

Seus olhos são fundos, pequenos e amendoados, com olhar penetrante. As suas orelhas são eretas, um tanto finas, bem como próximas entre si. A cauda da raça Bull Terrier não costuma ser curtas, de inserção não muito alta. A sua pelagem é curta, compacta, e também reluzente, um pouco dura inclusive ao tato.

Não existem limites para a altura e também o peso do Bull Terrier, apesar disto o cão dá a impressão de máxima substância para o seu tamanho e ainda coerência com as qualidades e também sexo.

Pelagem

Bull TerrierAs cores que são encontradas mais facilmente nos pelos desta raça são as seguintes: preta, dourada, tigrada e branca O Bull Terrier poderá variar de uma cor até mesmo ter três cores. Os cães que são totalmente brancos precisam ter cuidado com o sol, em virtude da falta de pigmentação.

Os que são chamados de piratas, por exemplo, com apenas um olho ou dois olhos com uma mancha preta são mais admirados. Sua pelagem, entretanto é a principal dor de cabeça de quem costuma adotar um Bull Terrier.

A maioria dos exemplares apresenta dermatites e precisa ser escovada diariamente, pois solta muito pelo. Além disso, é possível se encontrar os exemplares com sarna dermodécica, que é transmitida de mãe para os filhotes durante o parto.

Se por acaso você quiser um cão que irá lhe desafiar e que tenha uma personalidade forte, essa é uma excelente alternativa, devido a ser um amigão que precisa de muitos cuidados e a utilização de produtos que sejam próprios para a sua pelagem. É teimoso e por várias vezes irá fugir de você no banho, porém sabe mostrar muito carinho.

Como cuidados principais de pelagem, é interessante se escovar diariamente e o proteger totalmente do sol em suas partes brancas. Em alguns casos, é interessante passar pomadas protetoras solares para cães existentes no mercado, pois poderão surgir queimaduras de pele e calosidades.

Temperamento

Bull TerrierOs cães da Raça Bull Terrier são bastante amigáveis e possuem um maravilhoso senso de humor. A sua força física é muito proporcional à sua inteligência e ambas precisam sempre estar em atividades constantes.

Podem algumas vezes ser bastante teimosos e precisam ter um dono general para mandar e também reprimir as coisas indesejáveis; o mais legal é que eles gostam disso.

A grande característica da raça é a calma, porém é preciso entende que o cão foi criado para rinha, então é importante desde cedo o socializar com outros cães para evitar futuros possíveis incômodos com outras pessoas em um simples passeio na rua.

São animais muito afetuosos e gostam muito da companhia humana, e por isso é muitas vezes perigoso os deixar sozinhos, pois eles poderão se distrair mordendo e roendo coisas; é sempre importante também deixar brinquedos no local.

São bastante recomendáveis para se fazer a companhia das crianças. A sua força lhe garante um alto nível de tolerância à dor, garantindo assim uma resistência sem igual para as brincadeiras. Apesar de tudo isso, é importante sempre se tomar cuidado com ele, como qualquer outro animal de estimação, pois pode ter reações inesperadas.

Saúde

Bull TerrierOs cães desta raça normalmente não possuem problemas com doenças físicas. Porém, é bem comum a tendência ao desenvolvimento de alergias e também doenças de pele.

As mordidas de insetos, como moscas ou mosquitos, poderão lhe gerar alergias ou doenças de pele. Já as mordidas propriamente ditas poderão produzir alergias que causam coceira.

Esee é um quadro que poderá não acontecer se ele for mantido longe destes insetos, apesar disto, obviamente o que irá definir este tipo de problema são os fatores tanto ambientais como climáticos, onde a exposição é inevitável.

A sua expectativa de vida varia entre 10 a 14 anos, apesar disto o cão da raça que teve o seu registro e faleceu o mais velho possível foi com 17 anos.

A sua pelagem conta com uma fácil manutenção. Existem alguns tipos de óleos vendidos em pet shops e também veterinárias que ajudam a melhorar a sua pelagem. É recomendado não se aplicar nenhum tipo de produto que não contenha a lista de contraindicações ou que sejam antialérgicos.

A raça ainda precisa de uma boa quantidade de exercícios, porém exigir muito de sua musculatura em sua juventude poderá enrijecer e esticar os músculos. Os cães em idade mais avançada precisam também de exercícios, porém em doses que sejam mais reguladas. Já os mais novos podem se exercitar por horas a fio.

Procure sempre manter um equilíbrio entre a dieta e exercícios, pois a raça costuma normalmente ganhar sobrepeso. Procure também verificar os olhos, nariz e a boca regularmente por sinais de infecção que são comuns. Esta raça se alimenta de qualquer coisa. Ração canina, que contém parte ou todos os elementos necessários, é o mais indicado, e ossos para a brincadeira, porém é preciso ficar atento a alterações na pelagem.

Ficha Técnica do Bull Terrier

Ficha Técnica do Bull Terrier
Nome Original Bull Terrier
País de Origem Reino Unido
Porte Pequeno/Médio
Utilização Caça
Cuidados Especiais Precisa ser entretido, seja com um bom exercício ou com estímulos mentais.
Características Físicas Olhos: fundos, pequenos e amendoados. Orelhas: eretas e finas. Corpo: musculoso.
Altura média Macho - 38 a 56 cm • Fêmea - 36 a 54 cm
Peso médio Macho - 22 a 28 kg • Fêmea - 20 a 24 kg
Expectativa de Vida 11 a 14 anos
Cor da Pelagem Branca, tigrada, dourada e preta.
Tipo da Pelagem Curta, compcta e reluzente.
Temperamento Ágil, forte e obediente.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários