Fofuxo.com

Boxer

Um grande cão de guarda e companhia. Veja tudo sobre a raça: temperamento, pelagem, saúde, galeria de fotos. Confira a ficha técnica do animal.

Nos cães de raça Boxer é possível se encontrar uma série de harmonia nas suas formas, o que não está separada dos seus múltiplos dotes de inteligência e também caráter.

É um cão muito bonito para exposição, o Boxer cada vez mais se torna popular, e em grande parte disto por suas notáveis capacidades em defender as coisas, assim como também de se proteger de determinadas situações. O cão que é de origem alemã é um animal de porte médio, pelo raso e também robusto. De uma estrutura bastante curta, quadrada e também com ossos fortes, o Boxer se movimenta com muita vivacidade, força e também nobreza nos seus movimentos.

Boxer

A sua pelagem é curta, um tanto reluzente, amarela ou tigrada. Seus olhos costumam ser castanhos, e suas orelhas altas, amputadas em pontas pouco longas.

O caráter do Boxer é algo considerável, e um fator muito importante. O seu cão deverá ser fiel ao dono e também à casa inteira. É um ser vigilante, sempre alerta e ainda desconfiado com estranhos.

Em família o Boxer é um animal considerado inofensivo, tendo assim um temperamento bastante sereno e afetuoso durante as suas brincadeiras, sendo um animal muito recomendado para se ter com as crianças.

É de fácil adestramento e é alguém muito legal, sem nenhum tipo de falsidade ou também malícia, nem mesmo em idade avançada. Seus tamanhos variam, os machos da raça ficam em uma altura equivalente a  57 e 63 cm estatura medida sempre na altura da cernelha.

Já as fêmeas da raça deverão medir entre uma altura equivalente a 53 e 59 centímetros. Seu peso ideal deverá ser proporcional a sua altura, ficando em média entre 28 a 30 kg. É muito resistente e pode viver até 20 anos desde que bem cuidado.

História do Boxer

BoxerOs Boxers foram aparentemente gerados através de um cruzamento entre os brabants bullenbeisser da Bélgica e ainda cães semelhantes de Danzig, ainda que se possa considerar o buldogue inglês como um de seus antecessores. Estes caninos que são mais altos das raças de cara achatada são considerados como eternas crianças, apesar de serem bastante desconfiados e cautelosos.

A sua origem vem do final do século 19. E o nome desta raça teria supostamente sido derivado de um movimento da luta de boxe, que eles costumavam fazer com suas patas dianteiras. Estes cães são encorpados e contam com tamanho médio, com mandíbulas fortes e também uma mordida muito poderosa. São amplamente utilizados em trabalhos de busca e resgate, trabalhos policiais e também militares.

O Boxer é um animal alerta, curioso e bastante brincalhão, muito legal com a sua família, tendo uma expectativa de vida entre 10 a 12 anos.

Características

BoxerO Boxer é um cão bastante alerta, curioso e brincalhão até mesmo depois de adulto, é bastante leal com a sua família. Além de ser autoconfiante, corajoso, forte e também atlético. É um cão social e ama as pessoas. Anseia pelo carinho de seus donos e contato físico. Gosta de subir no colo das pessoas, e estar com você em todos os momentos, sendo assim será praticamente a sua sombra. Um verdadeiro palhaço brincalhão.

Que adora crianças e também é bastante paciente com elas, gostando muito de brincar. Se ele não recebe exercícios diários suficientes, fica um tanto entediado e irá encontrar outras formas mais perversas de se ocupar, normalmente mastigando o que encontrar pela frente. É bastante cauteloso e distante com pessoas estranhas, até que consiga a confiança e se aproxime. É um cão de guarda, bastante instintivo, protetor de sua família e certamente se ameaçado não irá recuar.

Ele baba bastante, principalmente depois de beber água, muitas vezes tem gases que produzem mau cheiro. Não é um cão que consegue viver muito fora de casa apesar de seu porte, sua coloração mais comum é fulva e tigrada, com ou sem branco intermitente além de contar com uma máscara preta.

Pelagem

A cor de sua pelagem atualmente é reconhecida por contar com padrões oficiais sendo dourado e tigrado, apesar disto é possível se encontrar pelagem branca vindo crescendo muito e alguns cães que contam com pelagem negra já começaram a ser criados o que deverá certamente mudar a concepção atual de cores permitidas em um curto espaço de tempo.

Temperamento

BoxerEste é um cão que conta com um grande instinto de proteção, e por isso é considerado como um ótimo guardião. Bastante corajoso, fiel e ainda muito ligado ao seu dono e toda a sua família, sendo assim bastante dócil com ela. São excelente com as crianças, mesmo as que sejam desconhecidas não precisa de atenção o tempo inteiro, e é muito ligado ao dono, gostando de estar sempre por perto dele.

É excelente para quem precisa de segurança e ao mesmo tempo companhia.

Este animal é de fácil adestramento, pois é muito atento e disciplinado. Em diversos países costuma ser utilizado como um cão guia para deficientes visuais. Seu pelo curto oferece a eliminação do cheiro de cachorro, o que irá permitir que esta raça seja criada dentro de casa. Até em alguns casos dentro de um apartamento, eles poderão viver bem, e os passeios não necessitam ser muito longos e também muito cansativos.

A sua aparente docilidade não significa que são bonachões e servem apenas para a companhia. Ele é um eficiente e valente cão de guarda.

Para que se tenha uma ideia, seus ancestrais eram utilizados na Inglaterra em competições. Depois disto os próprios Boxers eram utilizados para caça de animais de grande porte, como por exemplo, ursos. Atualmente são muito admirados por seu companheirismo e senso de proteção com seus proprietários.

O Boxer que foi uma das primeiras raças que eram utilizadas como cães da polícia alemã. Seus treinamentos para guia de cego também eram bem sucedidos. Durante o passar do tempo, é possível se encontrar diversas citações sobre como os Boxers irão se dar bem com as crianças, e que costumam ser cães brincalhões tendo uma vida ativa e mais longa normalmente do que as demais raças.

Habilidades

BoxerOs ataques e investidas do Boxer não deixam de forma alguma a desejar para outras raças. Sua excelente mobilidade, velocidade e resistência são bastante superiores a algumas raças de guarda que são mais pesadas do que ele. É um tanto decidido para a luta. É um cão dinâmico que se alia á silhueta menor que a de outras raças de guarda e ainda tornam um alvo difícil. Atua muito bem no escuro devido a sua excelente audição e faro, a sua formação dentária também costuma ser bastante projetada e desenvolvida para a caça, junto de sua mandíbula poderão dar uma mordida que será firme e muito poderosa.

Ele é muito mais veloz sendo facilmente adestrável e controlável pelo seu condutor, costuma responder muito bem aos comandos sem resistência as raças mais dominantes. É interessante antes de se ter um exemplar deste cão, o adestrar e somente depois o juntar da família. O conjunto de características que o cão possui o torna bastante interessantes para a guarda profissional, agindo exatamente de acordo com os comandos permite que ele possa ser muito aproveitado profissionalmente.

Recebe bastante elogios nas guardas que realiza, é um bom cão de companhia, vale lembrar ainda que o amor ás crianças é notável, e quem adquirir um cão deste porte não poderá o deixar preso o dia inteiro em um canil. Ele deve ter contato com o dono, podendo ficar preso, mas não o tempo todo. Tem o hábito de pular nas pessoas da casa, mesmo quando bem treinados.

Saúde

BoxerAlgumas preocupações com este animal são notáveis, como por exemplo, a cardiomiopatia e ás vezes outros problemas de origem cardíaca, assim como problemas de tireoide. Poderá ainda ser propensos a situações de alergias de pele e até mesmo a epilepsia. A partir de oito anos de idade, está mais propenso a ter tumores do que outras raças. São altamente propensos a mastocitomas, artrites, problemas de joelhos e displasia de ancas. Podem ainda babar muito e roncar. Podem contar com flatulência o que é bastante comum em excesso principalmente quando são alimentados com outra comida que não seja a sua ração. Alguns dos diversos tipos de Boxers são brancos e ainda estão propensos a surdez.

Se forem exercitados poderão viver em apartamentos, porém é uma raça que exige uma rotina diária de exercícios, o que são fundamentais. São bastante ativos dentro de casa e ainda sensíveis a temperaturas, podendo ficar facilmente superaquecidos rapidamente. A sua temperatura do corpo também é mais alta que as demais raças, por isso não estranhe e pense que ele está com febre que na verdade é uma condição normal do animal.

Os Boxers ainda desenvolvem uma forma bastante especial de se fazer entender através da linguagem corporal e também pela mímica. Se ele estiver se sentindo mal certamente você irá saber, se acontecer qualquer ruído estranho, e você chamar á atenção dele ele irá empinar a cabeça e enrugará a testa, mostrando preocupação. Costuma ser um cão um tanto nervoso, por isso pode passar por momentos também de depressão.

Ficha Técnica do Boxer

Ficha Técnica do Boxer
Nome Original Boxer
País de Origem Alemanha
Porte Médio
Utilização Guarda e Companhia
Cuidados Especiais Precisa de exercícios diários.
Características Físicas Olhos: castanhos. Orelhas: retas.
Altura média Macho - 53 a 59 cm • Fêmea - 53 a 59 cm
Peso médio Macho - 28 a 30 kg • Fêmea - 28 a 30 kg
Expectativa de Vida 10 a 12 anos
Cor da Pelagem Amarela e trigrada.
Tipo da Pelagem Curta e reluzente.
Temperamento Curioso, corajoso e fiel.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários