Fofuxo.com

Bearded Collie

Muitos o confudem com o Border Collie. Esse é o barbudão. Veja mais sobre suas características, fotos, etc.

Alguns cães acabam sendo mais conhecidos por seus apelidos do que efetivamente por seus nomes. O Bearded Collie é um destes cães, que muitos acabam conhecendo apenas como o “Collie de barba” ou o “Collie Barbudo”. Esta é considerada uma raça extremamente querida em diversos países da Europa, especialmente na sua nação de origem, o Reino Unido. Muitos especialistas afirmam, inclusive, que esta pode ser considerada uma das raças mais antigas britânicas mais antigas do mundo.

Apesar de ser um animal com uma farta camada de pelo, muitos acreditam que ele possui um corpo mais gordo, quando na verdade ele quase sempre é um cão bastante magro e delgado. Outro destaque deste cachorro também é a sua musculatura, que costuma ser forte e bem construida.

Bearded Collie

Vamos saber um pouco mais sobre o Bearded Collie.

Origem

O Bearded Collie é um cão que impõe respeito, não somente pela sua postura simpática, mas principalmente por causa da história que ele carrega nas costas. Afinal de contas, o cachorro realmente possui três séculos de existência, de acordo com registros históricos e também de acordo com pesquisas feitas por especialistas. A sua origem realmente é o Reino Unido, mas existem ainda outra hipóteses de cães da mesma raça que poderiam ter sido criados em outros países.

Assim como a maioria das raças de cachorro muito antigas, os pesquisadores encontram dificuldades na hora de fazer o mapeamento preciso de toda a origem e de todos os antepassados que uma determinada hipótese, sendo que os pesquisadores conseguem fazer uma simulação do que poderia ter sido o trajeto do cão pela história até o momento. Uma das hipóteses mais aceitas entre os pesquisadores relacionado a origem destes cães está relacionada a Polônia. Isso porque sempre existiu uma grande relação comercial entre os dois países, sendo que existe o registro de 3 Polish Lowland Sheepdogs que foram trazidos para a Escócia, e estes começaram os cruzamentos que deram origem a raça moderna.

Bearded Collie

Mas está confirmado e comprovado que a raça possui diversas raças de cães pastores na sua história, portanto o cão o Bearded Collie também pode ser considerado cachorro pastor. Esta é uma das muitas raças que eram utilizadas por trabalhadores rurais. Por mais que este cão pareça ter sido selecionado com características relacionadas a beleza, ele na verdade acabou sendo selecionado muito mais por causa da sua capacidade de trabalho do que efetivamente por ter um “rosto bonito”.

De acordo com registros históricos que foram encontrados relacionados ao trabalho dos profissionais do campo, esta raça realmente teve um papel muito importante no trabalho do campo, e realmente por isso que a raça conseguiu sobreviver por um bom tempo.

Dentre as principais atividades que foram exercidas pelo Bearded Collie estava a ajuda na travessia de gados das Terras Altas, especialmente no século 18. O Collie conseguia manter o controle do gado, sendo que geralmente os pastores utilizavam de três a quatro cachorros da mesma raça.

No final do século 19 o cachorro passou a ser reconhecido não apenas pela tarefa de ajuda aos pastores, mas também pela sua beleza. Com o aumento de eventos de exposição de cachorros, o Bearded Collie passou a não apenas participar sempre, como ser um dos favoritos para receber os grandes prêmios. Isso fez com que os criadores começassem a tirar os animais do trabalho, já que ele poderia se machucar, e criar apenas como um cão para participar de eventos.

Apesar disso, a raça teve muito próxima de desaparecer da face da terra depois da Primeira Guerra Mundial. A raça efetivamente só conseguiu ser salva na década de 40 com o trabalho de algumas pessoas que começaram a promover o desenvolvimento da raça de forma independente, sem estar diretamente relacionada ao trabalho.

Características físicas

Bearded CollieÉ claro que não tem como começar a aponta as principais características físicas do Bearded Collie sem mencionar a grande quantidade de pelos que o cachorro possui em praticamente todo o seu corpo, inclusive na região do rosto. Apesar de ser um cachorro que realmente pode parecer ter um corpo mais gordinho, ele na verdade esconde por baixo de toda esta camada de pelos ele esconde um corpo magro, com uma estrutura óssea de médio porte.

Em relação ao seu tamanho, algumas classificações acabam colocando ele junto do grupo dos cachorros de médio porte, enquanto que outras classificações acabam colocando ele dentro do grupo dos cães de grande porte. Geralmente estes animais podem chegar a uma altura média de 53 centímetros, sendo que não existe uma grande diferença entre o macho e a fêmea. Já em termos de peso o cachorro geralmente fica em torno dos 20 a 27 kg.

Juntamente com sua estrutura óssea de médio porte, ele apresenta uma cabeça que acaba sendo equivalente ao corpo, sem parecer muito maior ou muito menor. Outra característica física interessante deste animal está relacionada as patas, que são grandes e fortes. Ele consegue uma propulsão tanto para correr quanto para pular que realmente faz com que ele atinja velocidades surpreendentes. Apesar da expressão do cachorro estar quase sempre escondida também por causa da grande quantidade de pelo que fica por cima dos olhos, ele consegue manter uma expressão alerta, que retrata o estado de espírito destes cães. 

Pelagem

Bearded CollieÉ possível encontrar esta raça nas cores preta, azul, marrom e areia. Dentro desta variedade ainda existe a possibilidade de se encontrar cães com ou sem as manchas brancas, sendo que na maioria dos casos eles apresentam esta coloração misturada com o branco. Geralmente quando eles são filhotes as cores são vivas, mas com o tempo tendem a ficar mais desbotadas, e em alguns casos ele chega até mesmo a mudar de cor.

Esta é uma das poucas raças que apresentam uma variação da coloração dos pelos durante toda sua vida, portanto ele acaba nunca tendo definitivamente uma cor fixa, o que pode até mesmo confundir algumas pessoas em relação a procedência do cachorro. Esta variação de cores também pode ser encontrada em uma mesma ninhada, sendo que é muito comum casos em que todos os filhotes nascem de uma determinada cor e com o tempo vão tendo sua cor alternada.

Temperamento.

O Bearded Collie parece que está sempre de bem com a vida,  sempre com uma disposição que parece inesgotável para brincadeiras, especialmente ao ar livre. Aliás, esta raça realmente precisa de espaço, costuma ter problemas ao tentar se adaptar em locais fechados e pequenos, não sendo um cão recomendado para apartamentos, por exemplo. Além disso é um cachorro que gosta sempre de ficar com outras pessoas e também com outros animais, se mostrando extremamente sociável.

São casos muito raros em que esta cão apresenta traços de comportamentos tímidos ou agressivos, sendo que o mais comum é que ele sempre apresente um comportamento dócil e carinhoso. Muitas vezes pode ser que seja um cão que chame muito a atenção das pessoas para brincar com ele. O Bearded Collie precisa realmente de uma série de atividades ao longo do dia para que ele não tenha muita energia de reserva. Em alguns caos, esta energia, quando não for canalizada, poderá se transformar em destruição da casa.

Os veterinários e especialistas recomendam para esta raça uma dose de, pelo menos, 30 minutos de exercício no dia para que ele se mantenha calmo e tranquilo.

Habilidades

Bearded CollieÉ um cachorro muito inteligente, mas como ele possui ancestrais pastores, espera sempre que o seu dono comande o treino e as atividades do dia. Portanto, não espere ensinar para ele cosias para que ele faça sozinho, ele sempre vai esperar pela ordem do seu dono. Pode ser um cachorro que apresenta um comportamento, em determinados momentos, dependente. Mas mesmo assim, pode ser um cão que poderá aprender muitas habilidades ao longo de um bom treino.

Uma outra habilidade muito forte da raça é o seu senso de proteção. Ele realmente está sempre pensando em proteger sua família, incluindo outros animais que sejam criado com ele. Apesar de não ser um cachorro conhecido por ser agressivo, pode ser um bom cão de guarda.

Saúde

O Bearded Collie não possui registros de doenças que sejam mais comuns nesta raça. O recomendado sempre é ficar de olho nos parentes próximos do cão que está sendo comprado para tentar prever que tipo de problemas o seu cão poderá ter.

Ficha Técnica do Bearded Collie

Ficha Técnica do Bearded Collie
Nome Original Bearded Collie
País de Origem Reino Unido
Porte Médio a Grande
Utilização Pastoreio
Cuidados Especiais Precisa de uma série de atividades para que não fique com excesso de energia.
Características Físicas Parece ter um corpo mais gordinho, mas ele esconde por baixo de toda esta camada de pelos um corpo magro e uma cabeça que acaba sendo equivalente ao corpo, sem parecer muito maior ou muito menor.
Altura média Macho - 53 a 56 cm • Fêmea - 51 a 53 cm
Peso médio Macho - 20 a 27 kg • Fêmea - 20 a 27 kg
Expectativa de Vida 14 a 15 anos
Cor da Pelagem Preta,azul, marrom e areia
Tipo da Pelagem Longa e abundante
Temperamento Dócil, um pouco teimoso, corajoso, alegre

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários