Fofuxo.com

Basset Azul da Gasconha

Mais um cão da família dos Bassets. Veja a ficha técnica completa, mais fotos e características físicas e emocionais.

Quando as pessoas dizem que gostariam de ter ou já possuem um Basset, podemos estar nos referindo a, pelo menos, três raças diferentes de cães. Apesar de guardarem alguma semelhanças física e também terem algumas semelhanças em termos de origem, eles podem apresentar comportamentos diferentes entre si. No caso do Basset Azul da Gasconha, como o próprio nome já entrega, ele é originário da região da Gasconha, que fica localizada na França.

Além disso, o azul que é encontrado no nome desta cãozinho simpático não está ai por acaso, já que realmente os pigmentos que são encontrados pelo corpo são azulados.

Basset Azul da Gasconha

Vamos conhecer um pouco mais sobre o cachorro da raça Basset Azul da Gasconha.

Origem

Basset Azul da GasconhaNão existem registros históricos precisos que conseguem recontar a história da criação da raça Basset Azul da Gasconha. Apesar de sabermos que a raça moderna foi criada e desenvolvida na região que leva o mesmo nome, localizada na França, é extremamente aceitável que seus ancestrais tenham vindo de outros países da Europa. Tudo indica que esta raça seja descendente direta dos grandes Sabujos Azuis, que também foram criado na mesma região, mas é mais antigo que o Basset e também possui algumas características diferenciadas. Muito provavelmente o nascimento destes Bassets Azuis estejam diretamente relacionados aos cruzamentos que eram feitos com outro Basset, o saintongeois, com o grande Azul.

A região da Gasconha sempre foi conhecida como uma importante e grande área rural da França. Os grandes criadores de cães deste local também era fazendeiros, sendo que a maioria destes cruzamentos que eram feitos com os cachorros era justamente para produzir uma raça que tivesse serventia nas atividades desenvolvidas no dia a dia. No caso do Basset Azul, tudo indica que os fazendeiros já haviam percebido que seus ancestrais tinham um olfato muito bom e que poderiam ser úteis na caça de pequenos animais.

Basicamente os primeiros cães da raça Basset Azul eram especialistas e caçar dois tipos de animais: lebres e veados. O seu olfato sempre foi a sua arma principal, já que conseguia saber de longe a posição das presas, sem precisar ter que chegar muito perto dos alvos e assim correr o risco de afugentar as presas. Além disso, os animais também tinham uma grande agilidade, e como eram menores do que a maioria das raças utilizadas para caça, conseguia chegar por entre os campos sem serem percebidos. Ao mesmo tempo que conseguiam ser ágeis na corrida, também conseguiam se mover com facilidade sem serem percebidos, algo que se tornou sua característica principal.

Não se sabe ao certo quando estes cachorros começaram a ser exportados, mas o fato é que eles chegaram nos Estados Unidos. Na Terra de Tio Sam, o Basset Azul não passou por mais cruzamentos e acabou mantendo boa parte das características. A grande diferença é que o caminho do Basset foi um pouco diferente da maioria dos cães de caça que eram importados da Europa. Este cão acabou sendo introduzido em cidades mais urbanas, não sendo mais necessário que eles tivessem que exercer o papel de caçadores.

Portanto, passaram a servir muito mais como um cachorro de companhia para as famílias norte-americanas. Com a diminuição das atividades de caça na França e em outros países da Europa onde o cachorro também poderia ser encontrado, como o Reino Unido, eles também passaram a ser utilizados mais para esta serventia.

Características físicas

Basset Azul da GasconhaO Basset Azul realmente não está inserido dentro da família dos Bassets à toa, porque realmente qualquer pessoa consegue perceber as semelhanças com outros cães do mesmo gênero. Uma das suas principais características, em termos de estrutura do corpo, é que ele consegue ser um cão considerado “corpulento”. Algumas pessoas podem acreditar que eles são mais gordos, mas na verdade é sua estrutura óssea que é um pouco diferenciada das outras raças.

Apesar disso, é sempre importante que os seus donos fiquem atentos para saber quando o cachorro pode ficar acima do peso normal, tarefa que nem sempre é fácil perceber no Basset.

Em termos de tamanho, geralmente os machos conseguem ficar em torno dos 38 cm de altura, enquanto que as fêmeas são um pouco mais baixas, em torno dos 34 cm. Já o peso tanto do macho quanto da fêmea são muito parecidos, geralmente ficando em torno dos 16 kg.

Comparando com o resto do corpo, podemos perceber que o Basset Azul possui uma cabeça mais larga do que representantes da mesma família, apesar disso não podemos considerar que o cachorro tenha uma grande cabeça. O pescoço deste cachorro também pode ser considerado longo, sendo que o tamanho dele muitas vezes corresponde aos de cachorros que possuem um porte maior que o do Basset. Normalmente este pescoço é um pouco arqueado, sendo que em alguns casos as pessoas poderão pensar que o cachorro possui algum problema ao caminhar, mas trata-se de uma característica própria desta raça

O focinho acompanha, em termos de tamanho, o crânio, tornando a cabeça da raça bastante simétrica. Além disso, os olhos dele geralmente possuem o formato valado, passando uma expressão quase sempre doce e tranquila, e em alguns casos também pode parecer um pouco triste, principalmente em alguns casos onde a parte de baixo dos olhos tendem a ser um pouco mais caídas.

Uma outra característica física bem marcante desta raça são as orelhas, sendo que elas são praticamente inconfundíveis quando comparadas com outras raças. Elas possuem um aspecto fino, um pouco encaracoladas, e geralmente possuem um comprimento que ultrapassa um pouco a região da base do crânio. A cauda desta raça também costuma ser grande, sendo que quando está para baixo, costuma chegar ao chão.

Pelagem

O pelo desta raça sempre será curto e com uma camada bem grossa. Não existem diferenças quando a raça não passa pelo cruzamento com outros animais. Além disso, as cores que encontramos geralmente é uma mistura de preto e branco.

Quando o branco é a cor predominante da pelagem do animal, aparecem as manchas pretas, mas que lembram um tom mais azulado, que dá nome ao animal. Quando o cachorro possui cores pretas mais abundantes pelo corpo, a manchas azuis são menores.

Temperamento

Basset Azul da GasconhaTer um Basset Azul está longe de ser um problema para a família. Geralmente é um cão extremamente tranquilo com todos na casa. Mas também pode representar um grande desafio para a pessoa que tentar adestrar ele. Isso porque pode se mostrar um cão extremamente teimoso no dia a dia, especialmente quando recebe algum tipo de ordem. É algo do tipo, as pessoas talvez não tenham que ensinar ele a fazer determinadas coisas, mas se tiver que ensinar realmente vai ter trabalho.

Além disso, criadores alertam que este é um cão que ainda mantém extintos caçadores super aguçados, e por isso devem estar sempre procurando alguma cosia para pegar. Se estiver morando em um local que tenha um pátio aberto, ou próximo a um campo que sejam encontrados outros animais, pode ser que o seu Basset resolva sair sem avisar para uma caça esportiva (ele não costuma comer o animal que caça, apenas mata e provavelmente via levar para o seu espaço).

Já que ele é um cão que gosta para sair e caçar de vez em quando, também podemos esperar que ele seja um excelente cão de guarda, e realmente é verdade. Ele consegue cuidar muito bem do seu terreno, apesar de não ser considerado, hoje em dia, um cachorro brabo a ponto de atacar alguma pessoa que apareça próximo a sua casa. Mesmo assim, com certeza vai avisar quando alguma coisa estiver por perto.

Fora isso, costumam também ser cachorros muito alegres e carinhos, e podem ser criados por famílias que tenham crianças sem o menor problema.

Habilidades

Basset Azul da GasconhaComo já citamos anteriormente, o Basset Azul possui um olfato muito desenvolvido, permitindo que ele consiga sentir um determinado cheiro a centenas de metros de distância. Caso o treinador consiga ensinar ele desde cedo a controlar e utilizar da melhor forma possível este olfato, pode se tornar um excelente cão farejador.

Além disso, apesar da teimosia, são cachorros extremamente inteligentes e ativos, gostam sempre de brincar, e por isso pode ser a companhia ideal para crianças que gostam de contato com animais. Além disso, é um cachorro muito curioso, está sempre querendo saber o que está acontecendo a sua volta, mais um pouto a favor para quem pensa em utilizar a raça também como um cão vigilante.

Saúde

Não existem registros de problemas de saúde que esta raça poderá desenvolver especificamente. Recomenda-se apenas que os donos tenham muito cuidado com a região das orelhas, já que elas são muito compridas, é necessário limpar periodicamente para que ele não desenvolva problemas nesta região.

Ficha Técnica do Basset Azul da Gasconha

Ficha Técnica do Basset Azul da Gasconha
Nome Original Basset Azul da Gasconha
País de Origem França
Porte Médio
Utilização Caça
Cuidados Especiais Limpar prodicamente as orelhas
Características Físicas Cabeça: larga: Olhos: formato valado. Orelhas: firmes, encaracoladas, longas. Corpo: alongado, bem firme.
Altura média Macho - 38 cm • Fêmea - 34 cm
Peso médio Macho - 16 kg • Fêmea - 16 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Preta e branca
Tipo da Pelagem Curta e grossa
Temperamento Teimoso, ativo, inteligente

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários