Fofuxo.com

Antigo Cão de Pastor Inglês

Ficou famoso depois da personagem Priscila, da TV Colosso. Conheça mais sobre sua origem, características e veja galeria de fotos.

O Antigo Cão de Pastor Inglês nem sempre será encontrado por este nome, sendo que em alguns casos é mais comum que seja utilizado o nome em inglês para a raça, que é Old English Sheepdog. Em algumas regiões também pode ser chamado apenas de Pastor Inglês. Mas os brasileiros que já passaram dos seus 20 e poucos anos também deverão reconhecer esta raça de um famoso programa de televisão.

A TV Colosso, que foi sucesso na programação da Rede Globo da década de 90 e que misturava cachorros feitos de fantoche com pessoas vestidas com roupas de animais, tinha a sua personagem principal um Antigo Cão de Pastor Inglês fêmea, de nome Priscila. A fartura de pelo é uma das características mais importantes da raça, e o tamanho avantajado também.

Antigo Cão Pastor Inglês

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta raça.

História

Antigo Cão Pastor InglêsUm fato curioso a respeito do nome desta raça é que ela não é tão antiga assim, pelo menos quando comparado com outras raças modernas. Mas apesar de não ser tão antiga, realmente ela é inglesa. De acordo com os registros históricos sobre a raça, ela surgiu em meados do século XVIII, sendo que a localização mais exata do surgimento da raça é a região Oeste da Inglaterra. Esta é uma região que até hoje ainda depende muito da sua economia rural, sendo conhecida também pelos grandes rebanhos e seus pastores.

Existe certa dificuldade dos pesquisadores em conseguir mapear com precisão as origens da raça que conhecemos hoje em dia. Existem algumas raças que são apontadas como sendo antecessores diretos, como o Bergamesmo e o Deerhound. Existem também referências a uma outra raça que era bastante comum nesta região da Inglaterra na mesma época, o Briard. E existe ainda uma outra corrente que defende que o Antigo Cão de Pastor Inglês seja descendente direto do Beared Collie e do Cão Pastor da Rússia Meridional. Estas últimas raças também eram consideradas cães de pastoreios muito utilizadas na Europa.

Como acabaram sendo desenvolvidos em uma região de pastoreio, acabaram tendo habilidades para esta tarefa, e por isso ficou conhecido como o cão dos pastores daquela região da Inglaterra. Os registros de pesquisa até o momento não conseguem afirmar com certeza se este cachorro foi propositadamente desenvolvido para ser um cão de pastoreio ou se o meio acabou influenciando mais do que a seleção feita pelo homem para a especialização nesta atividade.

Ao longo dos séculos que se passaram posteriormente ao surgimento da raça, os cachorros desta raça foram ganhando importância na medida em que o crescimento do mercado de criação de gado e rebanhos de um modo geral crescia. Apesar de conseguir lidar bem com o gado na tarefa de conduzir os animais, o Antigo Cão de Pastor Inglês era utilizado principalmente para cuidar das ovelhas.

Um fato curioso sobre o cachorro e sua relação com as ovelhas é que os dois animais eram geralmente tosquiados na mesma época. Ou seja, quando se tirava a lã da ovelha também se aproveitava para aparar os pelos do cão. Isso porque ele realmente tem pelos em abundância, chegando um momento que atrapalhava nas tarefas do dia a dia. E os pelos do cão também poderiam ser utilizados junto com os da ovelha para fazer cobertores e roupas mais quentes.

Hoje em dia, apesar de ser encontrado em diversas exposições de animais, ainda e considerado um cachorro raro.

Características físicas

Antigo cão Pastor InglêsEste realmente é considerado um cachorro de grande porte, não é à toa que na TV Colosso a Priscila era muito maior do que a maioria dos outros cachorros. Como normal entre os cães, o macho costuma ser um pouco maior do que a fêmea, mas nesta raça a diferença pode ser um pouco maior do que em outros cachorros de raças diferentes. Os machos costumam atingir uma altura média de 61 cm, enquanto que as fêmeas geralmente ficam na média de 56 cm. Já em termos de peso esta raça costuma atingir facilmente os 30 Kg.

Apesar de ter uma expressão muito simpática, este cachorro possui um corpo forte e musculoso, que fica escondido pela grande e densa camada de pelos. Em termos gerais, ele possui um desenho mais quadrado, com uma grande simetria entre as partes. Mas muito do seu real físico realmente só consegue ser visto quando ele passa pela tosa, quando o pelo fica menor e os donos realmente conseguem ver o que está por baixo de tudo aquilo. Os contornos do cachorro, de um modo geral, podem ser desenhados através do corte dos pelos, tamanha abundancia dos mesmos.

Apesar de não ser possível ver muito bem os olhos deste cão, ele pode ser encontrado tanto com cores mais escuras quanto com cores claras, como o azul. O focinho, de um modo geral, apresenta um formato triangular, que acabou se tornando uma das marcas registradas. As patas desta raça também são bastante robustas, com ossos e músculos bem desenvolvidos. Mas não costuma ser um exímio corredor quando comparado com outras raças.

Outro aspecto interessante desta raça está relacionada diretamente a forma como ele se movimenta. Para quem está acostumado a ver programas de animais selvagens na televisão poderão perceber que a forma do andar é muito parecida com a do urso, com um ligeiro bamboleio na parte traseira do corpo.

Pelagem

Antigo Cão Pastor Inglês Como já mencionado anteriormente, os pelos são bem marcantes na raça, especialmente pela quantidade e pelo tamanho dos fios. Realmente esta raça apresenta uma grande quantidade de pelos com uma textura um pouco mais áspera, bastante felpudos e quase sempre ondulados. Pode também ser encontrado na raça subpelagem com subpelos resistentes a água. Os pelos são vastos até mesmo na região da cabeça.

Em termos de cores, o mais comum é que se encontre ele metade branco e metade cinza, sendo que em alguns casos estas duas cores aparecem bem dividas no corpo do cão enquanto que em outros casos elas podem aparecer mais misturadas ao longo do corpo.

Os pelos desta raça exigem que seus donos tenham cuidados diários, tanto na hora de escovar, quanto na hora de tosar ele de tempos em tempos.

Temperamento

Os criadores desta raça atestam que o Antigo Cão de Pastor Inglês possuem um comportamento muito confiável e equilibrado. Mas não podemos esquecer que, no passado, era considerado um cão feroz, especialmente no trato com outros animais. Em alguns casos este antigo comportamento pode vir à tona, por isso é muito importante que as pessoas criem a raça com outros animais desde cedo. No geral ele costuma se dar bem com os outros animais, mas pode, por vezes, querer controlar o comportamento e o movimento deles, como se estivesse pastoreando um rebanho.

Alguns comportamentos de cães pastores podem ser identificados na raça moderna, como o gosto por estar próximo a uma grande quantidade de pessoas e a propensão a dar empurrões durante suas brincadeiras. Aliás, esta é uma raça que realmente gosta muito de brincar, e possui uma grande quantidade de energia para gastar. Por isso é importante que eles sejam criados em um ambiente aberto e amplo onde possa correr e fazer atividades físicas.

Apesar de ter bastante energia, quando ela se esgota não gosta de ser incomodado durante seu descanso.

Habilidades

Antigo Cão Pastor InglêsA atividade do pastoreio exige sempre muito atenção tanto dos humanos quanto dos animais que estão envolvidos. Portanto, o Antigo Cão de Pastor Inglês consegue manter o foco em uma determinada tarefa durante muito tempo. Ele é um cachorro extremamente concentrado em tudo o que faz. Como consegue manter uma postura de vigilância durante muito tempo acaba sendo uma raça muito utilizada para a vigia de determinados locais. Assim que consegue captar alguma coisa que saia da rotina ele avisa imediatamente.

Uma outra habilidade muito interessante desta raça moderna, o que torna ele mais fácil de ser criado, é a fácil adaptação que o cachorro consegue tem em praticamente qualquer ambiente. Por isso, apesar de ser um cachorro com bastante energia, ele pode ser facilmente criado dentro de um apartamento, desde que seu dono leve ele para passear frequentemente.

Saúde

Os donos e criadores desta raça devem estar preparados porque realmente pode ser um animal que vai exigir muitos cuidados. Em relação aos pelos, é extremamente importante que as pessoas cuidem para que eles não fiquem muito emaranhados e sujos. É importante que o banho seja feito em locais apropriados e feito por profissionais. Isso porque este cão precisa ser muito bem lavado e também muito bem seco. Caso contrário, poderá desenvolver alguns problemas de pele por causa dos pelos muito densos que dificultam a respiração do couro cabeludo.

A raça tende a desenvolver algumas doenças, como é o caso da conhecida displasia canina. Os donos desta raça também precisam ter um cuidado com os olhos do animal, já que ele está propenso a desenvolver alergias e catarata. É importante que ele não fique muito tempo com a chamada “remela” nos olhos para não causar infecções.

Algumas outras doenças que também podem surgir nesta raça são surdez, problemas estomacais e otites.

Ficha Técnica do Antigo Cão de Pastor Inglês

Ficha Técnica do Antigo Cão de Pastor Inglês
Nome Original Antigo Cão de Pastor Inglês
País de Origem Reino Unido
Porte Grande
Utilização Pastoreio
Cuidados Especiais Os pelo precisa ser muito bem lavado e muito bem seco.
Características Físicas Tem a cabeça grande e volumosa, com um focinho forte, bem definido e quadrado. Apresenta olhos escuros que expressão nobreza e umas pequenas orelhas pingentes.
Altura média Macho - 61 cm • Fêmea - 56 cm
Peso médio Macho - 30 kg • Fêmea - 30 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Preta e cinza
Tipo da Pelagem Felpuda, densa e alongada
Temperamento Confiável, equilibrado

Postado em .


Pela Web

Comentários