Fofuxo.com

Akita Inu

Tudo sobre a raça Akina Inu. Ficou popularmente conhecido depois do filme 'Sempre ao seu lado'. Veja ficha técnica completa, fotos, etc.

O Akita é um cão que atrai uma legião de fãs pelo mundo inteiro. Alguns amam a sua aparência particular de urso, e a sua imponência peculiar. Várias pessoas ainda adoram seu jeito mais sério de menos brincalhão, conheça a seguir um pouco mais sobre a raça e também se apaixone por este querido cão que é envolto de lendas e histórias.

Akita Inu

Origem

Akita InuA raça Akita talvez seja a mais conhecida e também venerada entre as raças nativas japonesas. Apesar de se ter uma semelhança com cães dos antigos túmulos japoneses, o Akita moderno remonta uma história no século 17 quando um nobre com um grande interesse por cães acabou ficando exilado na Prefeitura de Akita na ilha de Honshu, uma área acidentada com o frio intenso durante o inverno. Ele desafiou os próprios proprietários locais para que pudessem competir nas criações de uma raça de poderosos cães de caça. Esses cães se destacaram na caça dos ursos, veados e também javalis, mantendo assim o esporte á distância para o caçador.

Estes cães antepassados do Akita teriam sido chamados de matagi-inu ou cão de caça. Os números e a qualidade da raça variaram nos 300 anos seguintes. No final do ano de 1800 ele passou por um grande período em que foi utilizado como cão de luta, em alguns casos até mesmo chegou a ser cruzados com outras raças na tentativa de melhorar todas as suas habilidades de combate.

A partir do ano de 1927 teria sido formada a Sociedade Akita Inu Hozankai do Japão para que pudesse preservar o Akita original e sem 1931 o Akita foi nomeado uma das riquezas praticamente naturais do Japão. O Akita mais homenageado de todos os tempos foi o Haichiko, que esperava o seu dono todas as noites da estação de trem para acompanhá-lo para a casa. Um dia seu dono morreu no trabalho, e Haichiko esperou por ele e continuou a voltar e esperar todos os dias até a sua morte na estação de metrô, nove anos depois no dia 8 de março de 1935. Atualmente uma estátua e uma cerimônia anual prestam uma homenagem á lealdade de Haichiko.

O primeiro Akita chegou a América no ano de 1937 quando Hellen Keller trouxe um do Japão. Logo depois da Segunda Guerra mundial os soldados voltaram para a casa com diversos Akitas do Japão. A popularidade da raça começou a crescer lentamente até que pude receber um reconhecimento da AKC no ano de 1967. Foi então que ele tem conquistado admiradores no mundo inteiro e cresce em popularidade. Atualmente o Akita é utilizado como cão policial e cão de guarda no Japão.

Características

Akita  InuA raça Akita conta com uma aparência que lembram os lobos. Os cães machos da raça Akita medem em média 65 a 70 cm em altura da cernelha e as fêmeas entre 57 e 63 cm.

O peso da raça varia de 33 a 50 kg.

Sua pelagem aparece de forma dupla, sendo que a pelagem de cima é reta e dura bem como o subpelo denso e macio.

As orelhas do cão da raça Akita aparecem de forma ligeiramente inclinadas para frente e portadas de forma ereta. Conta com uma cauda forte e grossa.

O crânio é grande e achatado, a testa larga e o chanfro é bem definido. O focinho é de comprimento moderado e afunila ligeiramente. Os olhos são amendoados típicos dos spitz. São um pouco pequenos, inseridos de forma oblíqua e afastados entre si. Suas orelhas se apresentam de forma eretas e grossas, triangulares e com pontas arredondadas.

Seu pescoço é musculoso, sem papadas, terminando em um peito profundo e amplo. As costelas costumam ser moderadamente arqueadas e o seu dorso é firme e robusto. Os quartos traseiros são bem desenvolvidos. Suas patas são fortes e redondas, e a sua cauda de inserção alta é grande e mandada enrolada sobre o dorso.

Esta raça ainda tem uma esperança média de vida de aproximadamente 12 anos de idade. Existem alguns registros de ocorrência de doenças graves nesta raça de cães que possuem displasia de anca com problemas do foro neurológico e também entropia.

Seu pelo deverá ser escovado mensalmente e com mais frequências na muda de estações.

Este é um cão que também necessita praticar muitos exercícios físicos já que seu porte de atleta o torna um cão irrequieto se ele ficar fechado em casa o dia inteiro. O ideal é que se leve o cão para passear e correr nas zonas seguras onde não tenham cães á solta até duas horas por dia.

Estes cães possuem um apetite um pouco voraz, mas que não é desproporcional ao seu tamanho e ainda sua constituição física. Uma alimentação equilibrada é algo crucial para que eles possam crescer saudáveis.

Temperamento

Akita Inu

Um cão dócil e prudente, além de ser afetuoso e corajoso. É excelente para lidar com crianças por ser muito paciente, costuma nunca latir desnecessariamente e é um cão muito seguro de si. É um cão extremamente possessivo com seu território o que faz desta raça excelente guardiã, tanto de propriedades como um cão de proteção pessoal. Na sua guarda seu comportamento não é considerado ostensivo, como é possível se observar em comportamentos de cães como da raça Dobermanns, mas costuma sempre se manter em um lugar que possa oferecer uma boa visibilidade, se deslocando apenas se for  necessário.

É um cão bastante apegado ao dono, sendo considerado como um cão de um dono só, sofrendo muito quando abandonado e ás vezes não consegue se adaptar a novos donos. Uma vez que conquistado será um excelente guardião e companheiro por toda a vida.

Precisa de ensinamento para corresponder ao controle manual pelo chamamento de seu dono.

Habilidades

Originalmente no Japão era um cão empregado em rinhas, o que quase extinguiu a raça. Foi utilizado também na caça de grandes animais apesar disto hoje serve apenas para cão de guarda, onde se destaca devido a sua grande força e sentimentos de fidelidade ao dono.

Saúde

Akita InuA saúde geral do animal está diretamente relacionada a sua higiene, e por este motivo antes de falarmos da saúde é importante falar sobre este quesito que é além de muito importante especial.

O local que seu filhote ou adulto irá viver deverá ser bastante limpo para que não haja riscos de contaminação por conta das fezes e também outros vários fatores importantes.

A higienização do local ainda deverá ser feita com água em abundância e produtos de limpeza como, por exemplo, água sanitária ou mesmo produtos específicos que encontramos no mercado, como por exemplo, diluíveis a base de quaternário de amônia.

No caso dos cães da raça Akita em especial é muito importante ficarmos atentos a nunca deixar este local molhado depois de sua limpeza, a fim de evitar que eles deitem e fiquem úmidos podendo assim causar um crescimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Depois de 15 dias da aplicação da última vacina podendo ainda dizer que o animal está totalmente imunizado, podendo assim circular em locais considerados públicos.
Antes desse período não é recomendado passeios na rua, parques, no chão de pet shops, etc., a fim de preservar a sua saúde contra doenças que são infecto congatiosas e parasitores.

Com relação as pulgas e carrapatos, também devemos estar sempre atentos já que estes ectoparasitas transmitem uma série de doenças para os animais.

Como forma de prevenção devemos utilizar produtos específicos.



Comentários

Veja mais em Raças de Cachorros