Fofuxo.com

Airedale Terrier

Considerado por muitos criadores o rei dos Terriers. Conheça mais sobre sua origem, características, comportamento, fotos, etc.

Corajoso, brincalhão e muito aventureiro. Estas são apenas algumas das características que marcam a personalidade do Airedale Terrier. O segundo nome da raça entrega que, na verdade, ele faz parte de uma grande família conhecida como Terriers, onde podemos encontrar uma grande variedade de cães. Mas de acordo com levantamentos feitos até o momento, o Airedale é o maior representante, em termos de números, da raça. Não é à toa que muitos criadores acabam se referindo a raça como sendo o rei dos Terriers.

O apelido de rei acaba fazendo ainda mais sentido quando observamos a sua postura e especialmente a sua altura em relação aos outros cachorros da mesma família, já que o Airedale costuma ser um pouco mais alto na média. Apesar de já ter sido muito conhecido como um exímio caçador, que em um passado remoto conseguia capturar lontras, hoje em dia é mais conhecido pela grande disposição, especialmente em ficar brincando com as crianças da família.

Vamos conferir um pouco mais sobre esta raça...

Airedale Terrier

História do Airedale Terrier

Como praticamente todos os cães da família dos Terriers, a origem da raça moderna que conhecemos é a Grã-Bretanha. Os pesquisadores não afirmam com certeza o local de origem dos cachorros, mas tudo indica que tenha sido no Vale do Aire, em Yorkshire, mesmo local de onde também saiu o cachorro que conhecemos hoje cuja raça leva o mesmo nome. Aliás, o nome da raça dos Terriers também pode ser considerado uma homenagem do local de onde eles saíram, já que antigamente este mesmo local era conhecida como Waterside Terrier ou por Bingley Terrier.

Airedale TerrierComo acontece com praticamente todas as raças modernas, os pesquisadores encontram uma certa dificuldade ainda de conseguir mapear com 100% de certeza todo as origens da raça. No caso do Airedale, os profissionais da área conseguiram ligar deste cachorro com outros cães que já foram extintos, como é o caso do Old English Black-and-Tan Terrier e do Rough-coated Black-and-Tan Terrier. Estas raças já foram consideradas nobres no passado e também conhecidas pela mesma energia que hoje as raças modernas apresentam.

Dentre os principais conjuntos de habilidades que o Airedale conseguiu herdar de seus antepassados estava a habilidade de caçar animais de pequeno a médio porte, como ratos e lontras. Além disso o cachorro tinha uma característica muito interessante para a época: era um exímio nadador. Registros históricos mostram que esta raça era muito mais veloz na água do que a maioria dos cachorros. Provavelmente a habilidade de nado estava presente nos seus antepassados. Apesar de todos os cachorros conseguirem nadar, como parte do extinto de sobrevivência, poucos conseguem coordenar seus movimentos na água para chegar em um determinado local mais rapidamente.

Com esta habilidade de nado, além de conseguir alcançar os ratos, o cachorro também conseguia caçar patos com mais facilidade que outras raças, e por isso acabou virando amigo número um dos caçadores da época que focavam suas atividades nestas aves. Muitos documentos registrados no século XIX acabaram fazendo referência a esta raça, e provavelmente foi a época onde o a quantidade de representantes dos Airedale começaram a se expandir mais rapidamente. O cachorro era citado como participante de diversas exposições regionais que eram realizadas com canídeos, atividade muito comum na época especialmente para a venda dos animais. No ano de 1886, um outro documento atesta que o nome Airedale Terrier foi aceito pelo Kennel Club da Inglaterra. Apesar disso, a raça realmente só foi reconhecida oficialmente no ano de 1979. Até este momento da história, o que se sabe é que a raça existia somente nesta região, mas no final do século XIX foi que efetivamente os cães começaram a ser importados para outros continentes.

No ano de 1910 os primeiros exemplares desta raça começaram a chegar nos Estados Unidos, sendo que rapidamente conseguiu conquistar o coração dos norte-americanos. A popularidade desta raça foi crescendo, chegando ao ápice nos anos 50, quando foi considerado o mais conhecido cão da família dos Terriers. A raça também acabou sendo conhecida como o cachorro das celebridades, já que muitas estrelas do cinema adotaram estes cãezinhos.

Assim como diversas raças, o Airedale também teve uma participação importante durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Na maioria dos casos eram utilizados como mensageiros e até mesmo como coletor de dinheiro para a Cruz Vermelha.

Características físicas

Airedale TerrierEm alguns países o Airedale é considerado um cão de médio porte, em outros de grande porte. Em termos de tamanho, o macho costuma ser ligeiramente maior do que a fêmea, mas a sua altura geralmente não passa dos 60 cm. Não é um cachorro muito pesado também, já que o ideal é que ele fique sempre na média dos 22 kg, um pouco mais ou pouco menos. Em termos de classificação internacional ele está inserido dentro do Grupo 3, Terriers – seção 1.

Uma das suas principais características do cão na regão da cabeça é realmente o seu focinho, mais espichado do que na maioria dos outros cachorros. Além disso, ele possui também os pelos na cara maiores, a tradicional “barba” que a maioria dos cachorros da família dos terriers, possuem. Seu corpo geralmente é esguio, com uma postura sempre alerta. Uma outra característica interessante do cachorro é a sua cauda, que está sempre apontada para o alto.

Pelagem

O pelo desta raça de cães é chamado de “pelo de arame”. Primeiramente pelo aspecto que a cor dos pelos acabam dando, já que a cor principal da raça é um marrom que pode lembrar a ferrugem de arames. Além disso, de longe as pessoas até podem achar que é um pelo macio, mas ao encostar uma surpresa: a principal característica dele é ser mais duro do que a maioria das outras raças. Pode até mesmo parecer esfarrapado e sujo para as pessoas que não conhecem muito bem a raça, mas trata-se de uma característica natural do Airedale e também de boa parte dos Terriers.

Os pelos geralmente são encaracolados ou levemente ondulados e este o estado natural que devem ser mantidos. Algumas pessoas, ao comprar a raça, tentam “alisar” o pelo do animal, mas estes procedimentos podem causar sérios danos a pele deste Terrier. As cores predominantes na raça são o cinza-escuro ou o preto.

Temperamento

Airedale TerrierApesar de sua aparência simpática e de ser considerado muito brincalhão em determinados momentos, com certeza o Airedale não está entre as raças com temperamento mais fácil que existe por aí. Ele é muito inteligente, mas apresenta um grau de teimosia acima do que estamos acostumados a encontrar em outras raças. Geralmente ele escolhe as atividades que vai ou não fazer, e isso torna o treinamento complicado. Precisa ser adestrado ainda quando muito novo para que o dono consiga ter um maior controle sobre o cão.

Pode ser um cachorro nervoso em determinados aspectos. Quando não estiver com vontade de fazer alguma atividade e for forçado a isso poderá reagir com agressividade, inclusive contra crianças que queiram brincar. É importante que o cachorro seja bem inserido na família quando filhote para evitar este tipo de problemas.

Depois que eles são educados com um bom treinamento, sua relação com o dono costuma ser tranquilo, mas geralmente costuma obedecer apenas uma pessoa. A partir deste momento ele é leal e bastante dócil. Pode ser utilizado também como um cão de guarda, já que ele costuma ser bastante atento a tudo o que acontece a avisa sempre que observar algo que seja fora da rotina que ele está acostumado.

Habilidades

Hoje em dia a raça já não possui mais a habilidade de caçar como antigamente, mas ainda consegue manter a excelente capacidade de nadar. Portanto, se você tiver um Airedale e uma piscina no pátio de sua casa não precisa se preocupar, e é muito provável que ele não pense duas vezes em se atirar na água quando chamado.

Airedale Terrier

A inteligência também está dentre suas principais habilidades. Apesar de ser teimoso, quando o criador consegue superar esta barreira encontra um cão que aprende as coisas muito mais facilmente em menos tempo do que as outras raças levam em média.

Saúde

Esta raça possui, em média, 15 anos de vida, se não apresentar nenhum grave problema de saúde ao longo deste percurso. Apesar de não ser um cão que costuma ficar facilmente doente, pesquisadores apontarem que ele tem a tendência de desenvolver alguns dos seguintes males: displasia da anca, hipotireoidismo e dermatites.

Algumas espécies também já apresentaram problemas em relação ao seu tamanho, simplesmente não conseguindo se desenvolver na sua plenitude. Portanto, os donos devem acompanhar o processo de crescimento e qualquer anormalidade deve ser imediatamente comunicada a um veterinário. Além disso, os donos também devem apresentar alguns cuidados relacionados a higiene do animal. Algumas partes devem estar sempre limpas, como orelhas, olhos e dentes.

Ficha Técnica do Airedale Terrier

Ficha Técnica do Airedale Terrier
Nome Original Airedale Terrier
País de Origem Reino Unido
Porte Médio a Grande
Utilização Defesa e Caça
Cuidados Especiais O pêlo precisa de alguns cuidados periódicos, dependendo de seu comprimento. Um principio essencial é que não se penteia o Airedale.
Características Físicas Musculoso, ativo, curto; o maior dos terriers.
Altura média Macho - 58 a 61 cm • Fêmea - 56 a 59 cm
Peso médio Macho - 25 a 32 kg • Fêmea - 23 a 28 kg
Expectativa de Vida 12 anos
Cor da Pelagem O manto, a parte superior do pescoço e da cauda são pretos. O resto do corpo é cor de canela e as orelhas freqüentemente de um canela mais escuro.
Tipo da Pelagem Dura, densa, não muito comprida a ponto de parecer emaranhada. Pêlos retos e deitados cobrindo todo o corpo e pernas.
Temperamento Extrovertido, confiante, amistoso, corajoso, inteligente, sempre alerta e não-agressivo

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários