Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Se existisse realmente algum tipo de guerra ou de conflito entre cães e gatos, como retratam muitos filmes e animações, então os felinos estariam perdendo feito para os melhores amigos do homem no estado do Paraná. De acordo com os dados que foram divulgados em uma recente pesquisa, para cada gato existem sete cachorros neste Estado.

Paraná tem sete cachorros para cada gato

Não se sabe ao certo os motivos que levaram esta grande disparidade entre a quantidade de cães e gatos no Paraná, mas alguns acreditam apenas que os moradores deste local simplesmente amam mais os cães do que os felinos.

Mundo

No mundo inteiro algumas pesquisas indicam que existe uma tendência para o crescimento da população mundial de gatos, especialmente os que possuem casas. Em alguns países como Alemanha e Estados Unidos, a quantidade de gatos já acabou superando a quantidade de cães.

No Brasil os gatos ainda perdem na quantidade geral, mas alguns índices mostram que isso tudo pode ser uma questão apenas de tempo, uma vez que os gatos podem realmente acabar ultrapassando os cães em termos de quantidade nos próximos dez anos. Atualmente, segundo as estimativas, existem 37 milhões de cachorros no Brasil, contra 21 milhões de gatos.

Procura por cães

Paraná tem sete cachorros para cada gato

De acordo com a opinião de Alexander Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as pessoas ainda procuram muito por cães, mesmo aquelas pessoas que moram em apartamentos acabam tendo cachorros de estimação, mas de raças menores.

Gatos adotados

Apesar da quantidade reduzida de felinos comparada com a quantidade de cachorros, parece que os gatos ainda conseguem conquistar mais o coração das pessoas quando estes estão passando por um momento de desproteção. De acordo com um levantamento feito pela Prefeitura, quase que 100% dos felinos que são encontrados pelos órgãos municipais e colocados para doação acabam sendo levados para casa. Já o índice dos cães adotados fica em torno dos 65%.