Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os equipamentos inteligentes para cães começaram a surgir há alguns meses atrás em diversos projetos independentes de pessoas ou pequenas empresas. Mas parece que a ideia realmente acabou chamando a atenção das grandes companhias do segmento de tecnologia. A Motorola anunciou esta semana o lançamento de uma coleira inteligente.

Motorola lança coleira inteligente para cães

A coleira está sendo chamada de “Smartphone para cachorro”, uma vez que o produto acaba trazendo uma série de elementos que também podem ser encontrados nos smartphones utilizados pelos humanos.

Segundo a Motorola, que apresentou o produto no seu estande da CES (Consumer Eletronics Show) 2015, através desta coleira os donos podem monitorar os seus pets 24 horas por dia, adestrar o animal mesmo estando longe do cachorro e também se comunicar com o pet. Para conseguir tudo isso a coleira se utiliza de uma conexão celular para sincronizar com o aparelho smartphone do dono. Desta forma todos os dados acabam sendo transmitidos em tempo real.

Smartphone para cachorro

Motorola lança coleira inteligente para cães

O rastreamento acontece através do GPS, que mostra a localização exata do cão no smartphone do dono através de um app instalado. Caso precise se comunicar com o cão, a cólera conta com alto-falantes e pelo mesmo app é possível enviar mensagens de voz. A coleira também conta com microfone e permite que o dono escute quando o cachorro estiver latindo.

Além disso a coleira também conta com uma câmera na parte da frente que permite com que o dono tenha acesso ao ponto de vista do cachorro diretamente através do seu smartphone. É possível gravar as imagens em vídeo ou então tirar fotos com a mesma câmera.

Para manter todos estes recursos a coleira conta com uma bateria que, de acordo com as informações do fabricante, dura até duas semanas sem precisar ser recarregada. A coleira inteligente deverá ser lançada em junho deste ano nos Estados Unidos e o preço sugerido será de US$ 200,00