Por Rodrigo Duarte
- Atualizado
publicado em Notícias

Funcionários do serviço de coleta de lixo da cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, salvaram a vida de dois filhotes de cachorro que foram abandonados e colocados dentro de um saco de lixo. Os animais já estavam dentro do caminhão, que possui um compactador, quando os garis ouviram choros e gemidos.

Filhotes são resgatados de caminhão de lixo por garis em SC

Os profissionais conseguiram retirar o saco com os filhotes antes que o pior acontecesse. De acordo com os garis, os animais haviam sido colocados dentro de um saco de lixo que estava na calçada. Como fazem normalmente, as sacolas que estavam nas proximidades foram recolhidas e colocadas no caminhão, mas até este momento nenhuma suspeita havia sido levantada em relação ao conteúdo.

Logo depois que a sacola foi colocada no caminhão e quando ela se aproximava do compactador os profissionais ouviram alguns gemidos e choros vindos de dentro da caçamba. Foi então que eles pediram para o motorista parar e conseguiram tirar o saco de lixo do local.

Logo depois que a sacola foi aberta os garis viram que se tratava de dois filhotes de cachorros. Eles foram retirados da sacola e colocados dentro de uma caixa de papelão, sendo transportados na cabine do caminhão que recolhe o lixo até o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau).

Ao chegar no local os animais foram alimentados com leite. Os dois filhotes passavam bem depois do susto.

Filhotes são resgatados de caminhão de lixo por garis em SCAdoção

Os dois sortudos que escaparam da morte já encontraram um novo lar. Um dos funcionários do Samae que presenciou a chegada dos filhotes ao local resolveu ficar com os dois, que serão dados de presente aos seus dois filhos pequenos.

Prática comum

Infelizmente a prática cruel do abandono de filhotes dentro de sacos de lixo não é incomum. De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau, pelo menos nove filhotes foram encontrados nas mesmas circunstâncias nos últimos meses. Todos os animais que são resgatados pelo Serviço são colocados para adoção. Em alguns casos, os próprios funcionários arrecadam dinheiro para tratar ou castrar os animais.