Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Novas empresas estão apostando na tecnologia não apenas para os humanos, mas também para os pets. Uma startup instalada em Colorado, nos Estados Unidos, anunciou um protótipo de coleira que traz uma série de componentes presentes em alguns dos mais avançados smartphones disponíveis no mercado.

Empresa norte-americana lança novo protótipo de coleira inteligente

O acessório divulgado pela empresa WUF e cujo projeto foi disponibilizado na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, conta com conexão 3G, GPS, Bluetooth, acelerômetro, microfones e também pequenas caixas de som.

De acordo com a descrição do projeto, o objetivo principal da empresa ao criar esta coleira com toda esta tecnologia é permitir com que as pessoas tenham um relacionamento mais aprofundado com o seu cachorro. Além disso o equipamento também permite com que as pessoas tenham um maior poder de monitoramento.

Tecnologia de cão

O conjunto de tecnologia traz uma série de possibilidades para os donos, especialmente aqueles que acabam tendo que ficar muito tempo longe do seu animal de estimação. O GPS, por exemplo, não permite apenas que o dono saiba exatamente onde o cão está, mas também que ele defina uma espécie de cerca virtual, com a pessoa sendo avisada sempre que o cachorro passa por uma determinada barreira.

Já o acelerômetro ajuda o dono a monitorar todos os passos do animal, permitindo inclusive monitorar a velocidade que ele está se deslocando em um determinado espaço. Além disso o equipamento também faz o monitoramento dos hábitos e das rotinas dos cães, o que realmente pode ser muito útil para cuidados com a saúde do animal.]Empresa norte-americana lança novo protótipo de coleira inteligente

Já que a ideia é manter o dono informado sempre, a opção pela conexão 3G acaba tornando a vida dos donos muito mais fácil, já que muitos protótipos de coleiras inteligentes contam apenas com conexão Wi-fi, o que acaba deixando o animal completamente offline assim que ele sai do espaço delimitado.

As caixas de som, juntamente com um dispositivo que faz com que a coleira vibre, ajuda o dono a controlar o seu cão à distância. Com o treinamento e o condicionamento correto, o animal poderá ser parado quando ultrapassar um determinado limite, com sons emitidos que pode ser inclusive a própria voz do dono.

A empresa também está desenvolvendo um aplicativo para a identificação dos padrões de latidos dos animais. Desta forma as pessoas poderão escutar os latidos do cachorro e, desta forma, entender o que eles podem estar querendo dizer.

O projeto ainda não tem previsão de lançamento.