Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O governo militar da Tailândia, que assumiu o governo depois de um golpe contra um governo que teria sido eleito através de um sistema fraudulento de votação, deve aprovar em breve uma lei que vai tornar terminantemente proibido o consumo de carne de cachorro na região.

Consumo de carne canina na Tailândia pode ser proibido

Diferentemente de outros países onde a carne de cachorro também é consumida, na Tailândia o costume não faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, muito pelo contrário. Existe uma minoria que acaba consumindo a carne dos cães e que causa a repulsa de uma grande parcela da população, especialmente integrantes da classe média e alta.

Mas a medida não será tomada apenas como uma forma de defender os cães no país. De acordo com imprensa internacional, esta lei fará parte de um pacote de mudanças que será proposta por este governo militar com a intenção de mudar a imagem que o mundo tem da Tailândia.

Medidas contra o abatimento de cães

O consumo de carne de cachorro na região da Tailândia pode ser considerado como um costume apenas de um grupo de agricultores e de boas-frias, mas que ainda assim representam um número significativo de pessoas. O governo já está tomando uma série de medidas para tentar combater o abatimento destes animais.

A polícia tem feito, nos últimos meses, uma série de operações surpresas em florestas onde sabidamente existe o abatimento ilegal dos cães, que posteriormente serão vendidos para consumo. O governo também afirma que existe na Tailândia um comercio de exportação da carne dos cães abatidos de forma ilegal para países como China e Vietnã.

Há dois anos atrás uma mulher foi condenada a dois anos de cadeia por ter criado uma grande feira de comércio de carne de cachorro que agia na clandestinidade. Na época a mulher alegou que o abatimento da carne de cachorro fazia parte de uma tradição daquela região específica dentro da Tailândia e que as pessoas que consumiam carne de cachorro eram apenas as mais pobres.