Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O problema da obesidade está crescendo entre os cães praticamente no mesmo passo que nos humanos. Pesquisas comprovam que, assim como acontece com a raça humana, mais da metade da população mundial de cães também está acima do seu peso ideal. O problema basicamente acaba sendo o estilo de vida dos animais, que acompanha o dos seus donos.

Cão obeso perde 20 kg em um único ano

Exemplos de cães que acabam atingindo o ápice da obesidade, inclusive impedindo que eles consigam se locomover, estão cada vez mais comuns. Mas também existem histórias de superação, onde os donos assumem a responsabilidade e conseguem acabar resolvendo este problema.

O mais recente relato surgiu nos Estados Unidos, quando um cão da raça dachshund, que é mais conhecido como “salsicha” aqui no Brasil, conseguiu perder um total de 19,5 quilos em apenas um ano.

Xô obesidade

Cão obeso perde 20 kg em um único ano

O cachorro chegou a pesar quase 26 kg, sendo que o recomendado para a raça e para o seu porte é de apenas 6 kg. De acordo com as informações do dono do cão, o animal era basicamente alimentado com comida humana, e diversas vezes ao dia. Além disso o cachorro não costumava sair de casa para passeios.

Com o peso, o cachorro não conseguia mais se locomover com facilidade. Caminhava pouco pela casa e já não conseguia mais subir ou descer as escadas. Para conseguir mudar este quadro o dono do cão aplicou uma dieta restrita, com a supervisão de um veterinário. Além disso o animal passou a sair todos os dias para passear nas áreas ao redor da sua casa.

Depois que perdeu peso, o cachorro teve que se submeter a uma cirurgia para eliminar a pele que acabou ficando em excesso no animal. Hoje em dia o cão já consegue se movimentar normalmente dentro de casa