Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Quando chegam os dias quentes do verão muitas pessoas conseguem pensar apenas nos dias que poderão passar na beira de uma praia, tentando fugir um pouco do calor infernal registrado nas grandes cidades. Mas muitas pessoas acabam esquecendo que os animais também acabam sofrendo bastante durante o verão.

Campanha pede para pessoas colocarem potes com água nas ruas para cães e gatos

Recentemente tivemos uma pequena amostra do que o verão promete para 2015, quando foi registrada uma sensação térmica nas ruas da cidade do Rio de Janeiro de 50 graus Celsius. Os humanos geralmente conseguem se defender, mais os animais acabam tendo mais dificuldades para conseguir fugir destas altas temperaturas.

Pensando neste problema relacionado a grande população de cães de rua que podem ser encontrados nas grandes cidades, diversas entidades de proteção ao direito dos animais iniciaram uma campanha pedindo para que pessoas deixem nas ruas potes com água.

Matando a sede

Muitas pessoas e até mesmo empresas acabam, em determinadas situações, adotando animais de rua, cuidando deles oferecendo alimento e água. Mas como estes animais nem sempre podem ser levados para casa, eles acabam ficando nas ruas. A ideia é tentar tornar estes hábitos um pouco mais comuns.

Campanha pede para pessoas colocarem potes com água nas ruas para os cães e gatos

Tanto os cães quanto os gatos que moram nas ruas acabam enfrentando uma série de dificuldades no seu dia a dia. Mas os cães acabam perdendo um pouco em relação aos gatos, já que não conseguem ter a mobilidade dos felinos que muitas vezes permite com que os gatos consigam alcançar fontes de água que se tornam impossíveis para os cachorros.

Entidades como a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais afirmam que durante os dias mais quentes do ano aumenta consideravelmente as ocorrências relacionadas a desidratação dos cães. Além do calor em si já ser um problema, especialistas lembram que a temperatura média dos cães é cerca de dois graus acima dos humanos, o que exige cuidados redobrados.

As entidades pedem para que as pessoas e empresas que sabem que estão em locais com animais de rua para deixarem potes de água fresca na frente, tomando sempre o cuidado de trocar a água todos os dias. Também é importante deixar a água na sombra, para permaneça o mais fresco possível.