Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Que os brasileiros possuem um grande apreço pelos animais, especialmente pelos cães, ninguém pode negar. Nos últimos anos, com o crescimento da economia, muitas pessoas começaram a investir no bem estar dos seus cachorros de estimação. E com isso não foram apenas as empresas que vendem produtos e serviços para cães que lucraram, mas o País também passou a receber uma série de eventos importantes do setor.

Brasil entra definitivamente no roteiro das grandes exposições de raça

As exposições de animais de raça sempre foram muito apreciadas em boa parte do mundo, especialmente nos países da Europa. Mas no Brasil estes eventos encontravam sérias dificuldades com relação a captação de recursos para que conseguissem sair do papel. Mas como crescimento da “economia pet”, as grandes mostras de raça acabaram ganhando força por aqui, aumentando em prestígio, público e ganhando apoio de grandes empresas.

Evento de criadores

A grande maioria do público acaba enxergando uma mostra apenas como a possibilidade de conseguir ver alguns cães de raças puras, sendo espécies realmente muito bonitas, já que são tratadas com o que há de melhor no mercado. Mas por trás das mostras e competições, também acontece o mercado de venda de filhotes que movimenta uma grande quantidade de dinheiro, sendo este o foco principal da maioria das mostras.

Brasil entra definitivamente no roteiro das grandes exposições de raça

De acordo com dados levantados por associações de raças puras, atualmente metade dos cães que são comprados no Brasil acabam saindo dos criadores que investem na busca pelas melhores espécies de casa raça.

Eventos

Dentre os eventos que conseguiram se consolidar no país estão as exposições das raças Bulldog Inglês, Dobermann e Labrador Retriever, além da exposição de aniversário da Confedereção Brasileira de Cinofilia. A grande maioria destes eventos estão sendo patrocinadas por grandes empresas que trabalham no segmento de animais, como é o caso da Royal Canin, que trabalha no segmento de alimentação.