Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os interessados em ter um cão-guia já podem se inscrever no cadastro feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Este é um grande processo seletivo que reúne as pessoas que passam a se tornar candidatas para ter um cão-guia legalmente treinado.

Estão abertas inscrições para cadastro de uso de cão-guia

Durante o processo seletivo, os candidatos que forem selecionados para as fases posteriores ao cadastro geral passarão pela formação de duplas com cães oriundos dos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia que saem dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que disponibilizam o curso.

Esta foi uma iniciativa criada pelo governo federal que tem como principal objetivo equiparar um pouco mais as oportunidades de distribuição destes animais para a população que realmente precisa. O cadastro do início deste ano foi iniciado através de uma publicação Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 06.

Como funciona o cadastro

Podem participar do processo seletivo somente as pessoas que são comprovadamente deficientes visuais, já que em uma das etapas do processo seletivo os candidatos precisam apresentar todos os documentos que comprovem a sua situação. As inscrições também podem ser feitas por pessoas que sejam representantes dos deficientes visuais.

Estão abertas inscrições para cadastro de uso de cão-guia

O cadastro não prevê prazo para que as pessoas sejam contempladas e nem o número de pessoas que poderão ter um cão-guia em um determinado período de tempo. De acordo com a Secretaria dos Direitos Humanos, o motivo pelo qual não existem estas informações previstas nos editais é o fato das instituições dependerem da disponibilidade dos cães-guias treinados para a função.

Durante o processo os deficientes visuais também podem ser chamados para passar um determinado período com os animais com o objetivo de criar uma relação de adaptação entre os dois, somente depois de passar por todas estas fases é que as pessoas poderão começar a utilizar os cães.

Mesmo não tendo certeza de receber o cão-guia, a inscrição neste cadastro é recomendada uma vez que o governo federal baseia a distribuição de recursos e fundos com base nos dados levantados através das inscrições.