Fofuxo.com

Como tratar a diarreia em cães

Confira algumas dicas para tratar este problema e entenda os motivos que pode ocasionar o problema.

A diarreia é um problema relativamente comum em cães de todas as idades, mas acontece com mais frequência nos cães mais jovens. O problema em sí não pode ser considerado uma doença, mas sim um sinal cínico de que alguma coisa pode estar errada na saúde do cão.

Como tratar a diarreia em cães

Nos cães, geralmente a diarreia acaba sendo caracterizada como as fezes em um formato mais pastoso e amarelado. Em alguns casos pode apresentar um odor muito forte, mas isso não é uma regra, e nem sempre o animal vai apresentar uma diarreia com cheiro.

Causas

De um modo geral, a diarreia é causada quando um determinado alimento passa muito rapidamente pelos intestinos dos animais. Mas este problema pode ser causado por uma série de causas.

Por exemplo, nos animais mais jovens pode indicar a presença de algum parasita no seu organismo, como vermes ou protozoário. Mas os animais adultos também podem apresentar o problema, podendo ser o resultado de uma alteração drástica na sua alimentação, viroses, excesso de ingestão de alimentos, etc.

Um outro motivo para o surgimento da diarreia é uma possível intoxicação ou má alimentação, causada seja pela ingestão de alguma planta ou flor que tenha substancias que não podem compatíveis com o organismo do cão, até itens mais sérios, como determinados tipos de venenos.

O animal também pode apresentar diarreia quando está sendo tratado por algum outro problema. Isso porque remédios costumam atacar os intestinos dos animais, o que pode ser outra possível origem do problema.

Com tantas possibilidades e uma grande variedade de possíveis causas, o mais importante par ao dono é observar atentamente o que está acontecendo na sua volta para entender o que acontece.

O que fazer?

Como tratar a diarreia em cãesQuando um cão apresenta diarreia, a primeira coisa que deve ser feita é observar de quanto em quanto tempo o problema está acontecendo. Não é necessário sair correndo para o veterinário quando isso acontecer pela primeira vez.

Se for problemas mais simples, como a falta de adaptação a um determinado alimento excesso de comida ou simplesmente porque ele ingeriu algo que o seu organismo tentou rejeitar, a diarreia deverá ser algo passageiro.

Agora, é importante que os donos fiquem atento ao que acontece depois. Caso continue apresentando casos de diarreia frequentes, é importante levar o animal para um veterinário. O médico vai conseguir identificar a origem do problema depois de uma série de exames.

Um outro fator preocupante que deve deixar o dono em alerta é a presença de sangue junto na diarreia. Se acontecer isso, o cão deve ser levado imediatamente para o veterinário.

Hidratação

Mesmo que seja um caso breve ou mais duradouro de diarreia, é muito importante que o dono fique atento a hidratação do animal. A diarreia pode deixar o seu cão muito desidratado, e por isso é muito importante garantir que ele ingira bastante líquidos durante a duração do problema. 

Postado em .


Pela Web

Comentários