Fofuxo.com

Toxoplasmose

Saiba mais sobre as doenças que temidas pelos donos de gatos.

A Toxoplasmose é uma doença muito séria, mas ao mesmo tempo consegue ser uma doença rodeada de mistérios e de preconceitos. É muito comum encontrarmos pessoas que simplesmente abandonam seus gatos na rua quando uma mulher na família fica grávida. Mas será que realmente este tipo de atitude é necessária? Será mesmo que todo o gato pode acabar transmitindo esta doença para as mulheres grávidas?

Toxoplasmose

Vamos entender um pouco melhor sobre o que é esta doença.

O que é a doença?

Gatos podem pegar o protozoário da Toxoplasmose de presas mortas.A toxoplasmose é uma doença que é causada por um parasita, que teoricamente pode estar no sangue de qualquer animal que tenha sangue quente. O nome do protozoário que causa esta doença é Toxoplasma gondii. Mas no caso dos felinos fica um pouco mais complicado porque nos organismos destes animais o protozoário consegue completar o seu ciclo e posteriormente acaba sendo liberado juntamente com as fezes deste animal.

Para que este protozoário se torne infectante, é necessário que ele tenha contato com o oxigênio por um período que varia de um a cinco dias.

Transmissão

Portanto, a transmissão do protozoário que causa a Toxoplasmose vai acontecer somente depois que os dejetos do gato esteja mais de 24 horas em um determinado ambiente, que é o período que estes pequenos seres demoram para conseguir se tornarem perigosos para a saúde das pessoas. Como os gatos nunca comem suas próprias fezes, a infecção neste caso acontece quando ele come algum outro animal que contenha o protozoário ou quando ele come carne crua que esteja infectada.

Porque as grávidas?

Grávidas não correm riscos de manterem um ambiente limpo. A toxoplasmose acabou se tornando muito conhecida por ser uma doença que poderá atacar as grávidas, mas a maioria das pessoas não param para pensar porque isso pode acontecer. Esta relacionado não com o estado de gestação em si, mas sim por causa da baixa imunidade que este estágio da vida das mulheres acaba causando naturalmente. Portanto, não são apenas as mulheres grávida que correm um maior risco de desenvolverem a doença. Pessoas que sejam portadoras do vírus do HIV, pessoas que passam por quimioterapia ou transplantes, idosos e até mesmo crianças acabam correndo este rico.

Mas isso só vai acontecer se a pessoa ingerir este protozoário. Portanto, a Toxoplasmose não possui nenhuma chance de ser desenvolvida em um ambiente limpo, onde as pessoas conseguem limpar a caixinha de areia dos gatos todos os dias, como todos devem fazer.

Prevenção

Existem algumas outras medidas também que podem ser tomadas para que as pessoas consigam ficar longe da doença:

  • Evitar o consumo de carne mal passada ou crua e também ter cuidado de sempre lavar bem todos os utensílios domésticos utilizados na cozinha;
  • Lavar bem sempre todas as frutas e verduras antes de comer, isso porque os gatos podem contaminar locais de plantações destes vegetais, e isso pode causar a infecção nas pessoas;
  • Sempre manusear as fezes do gato com todo cuidado, de preferência com luvas e pá sempre que for fazer a limpeza da caixinha de areia. 

Postado em .


Pela Web

Comentários