Fofuxo.com

Saiba mais sobre a Tosse dos Canis

Confira mais informações sobre este problema que acontece com muitos cães.

Existem determinados sintomas que aparecem nos nossos amigos caninos que devem ser observados, porque assim como nos humanos, eles podem indicar que alguma coisa de errado está acontecendo com os animais. É importante que a pessoa sempre fique mais atenta quando os animais começam a espirrar muito, ou também tossir mais do que o norma. Estes podem ser sinais de que o animal possa estar com a chamada tosse dos canis.

Saiba mais sobre a Tosse dos Canis

De acordo com os especialistas e veterinários, a tosse dos canis é uma doença resultado da ação de, pelo menos, três agentes infeciosos. A bactéria que causa a doença se chama Bordetella bronchiseptica. Existem também dois vírus que também podem causar este problema, que se chamam Parainfluienza e Adenovírus. Eles podem agir tanto em ação isolada quanto também em uma ação combinada.

Esta é uma doença que também deve ser monitorada com atenção pelos seus donos, porque elas podem também causar alguns problemas aos humanos, sendo que neste caso ela acaba sendo classificada como uma zoonose. Portanto, tome sempre muito cuidado quando o seu animal possa estar meio doente.

Principais sintomas

Tosse canina

O principal sintoma que os cães que estão sofrendo com a tosse canina acabam sentindo e apresentando é uma tosse seca e constante, que pode piorar principalmente durante a noite. Muitas vezes o animal parece que está engasgado, tamanha é a intensidade das tosses. Durantes estas tosses é comum que o animal também acabe expelindo alguma espuma branca.

Além de piorar durante a noite, existe a chance também que o animal tenha este quadro agravado quando acaba praticando algum exercício físico ou ainda quando ele acaba ficando muito agitado. Quando a doença está no seu estado mais grave, o animal pode apresentar outros problemas, como corrimento nasal constante, ou ainda perda do seu apetite convencional.  A febre também costuma aparecer nos casos mais problemáticos, sendo que neste caso é muito recomendado que as pessoas levem os animais para o veterinário imediatamente.

Esta doença deve ser cuidada com atenção principalmente quando acontece em cães que ainda sejam filhotes. Existe a possibilidade que a doença acabe evoluindo para um quadro de pneumonia, sendo que neste caso realmente o problema acaba sendo maior.

CuidadosTosse canina

A tosse canina é uma doença extremamente contagiosa, não apenas quando estamos nos referindo a outros animais, mas também em relação ao ser humano. É importante que o animal que apresente estes sintomas não fique diretamente em contato com outros animais, sendo que a diminuição do contato com os humanos também é algo extremamente recomendável.

Tratamentos recomendados

O primeiro e mais importante passo que deve ser dado assim que o dono suspeitar da doença é o encaminhamento imediato para o veterinário, afim de realmente se certificar do que está acontecendo e quais são os tratamentos mais recomendados para serem iniciados imediatamente. Este diagnóstico é muito importante porque o veterinário que vai conseguir realmente identificar qual é a origem da doença para indicar os tratamentos que poderão ser mais efetivos em relação ao problema.

Em termos de medicamentos, geralmente os animais precisam tomar antibióticos, xaropes e anti-inflamatórios, sendo que todos estes medicamentos são desenvolvidos especificamente para os animais, sendo que não é recomendado que sejam dados remédios feitos para humanos.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários