Fofuxo.com

Saiba mais sobre a Clamidiose

Doença pode trazer sérias complicações para os gatos.

A Clamidiose nos gatos é uma infecção que pode afetar o sistema respiratório dos felinos. Além disso a bactéria também pode causar problemas na região dos olhos dos pets, que acaba provocando alguns sintomas semelhante ao da conjuntivite ou de uma rinite no animal.

Saiba mais sobre a Clamidiose

A doença tem um rápido poder de contágio, por isso é muito importante que os donos fiquem sempre atentos as condições de saúde dos bichanos. Geralmente é um problema mais comum em locais onde existe uma grande quantidade de gatos aglomerados em um pequeno espaço físico. Qualquer contato físico de um gato saudável com um gato doente já pode causar a infecção.

Esta é uma doença que também pode passar da mãe para os seus filhotes, principalmente quando estas ficam muito tempo em locais pouco ventilados e com poucos cuidados de higiene.

Um outro cuidado que a doença exige é para não ser transmitida para os humanos, principalmente nas crianças.

Prevenção da Clamidiose

Clamidiose

A principal medida de prevenção contra esta doença nos gatos é a vacinação. Mas é importante ressaltar que, neste caso, a vacinação não consegue imunizar 100% o felino contra a doença. Sendo assim, os gatos ainda poderão ter a Clamidiose. Mas a grande vantagem da vacina é que os felinos acabam desenvolvendo os sintomas com graus bem menores, e o risco de morte também é menor.

Sintomas da Clamidiose

Dentre os principais sintomas da doença temos febre, espirros, tosse e a inflamação da mucosa ocular. Quando os olhos dos gatos ficam durante muito tempo vermelhos e eles ficam tentando coçar o tempo todo, pode ser sinal de conjuntivite, que por sua vez pode ser um sinal de que os felinos já estejam desenvolvendo a Clamidiose.

Tratamento da Clamidiose

Clamidiose

Assim que o dono identificar alguns dos sintomas descritos acima, é importante levar o animal até um veterinário, que vai realizar uma série de exames laboratoriais para comprovar a doença. O tratamento geralmente é feito com remédios antibióticos ou anti-inflamatórios, o que vai variar de acordo com os sintomas que o felino apresenta.

Vale ressaltar também eu o tratamento também deve se estender aos sintomas para conseguir dar uma qualidade de vida melhor para o bichano durante a cura da doença, como colírios que são utilizados para ajudar a melhorar a irritação dos olhos dos gatos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários