Fofuxo.com

Otite canina

Saiba mais sobre esta que é considerada uma das doenças mais comuns entre os cães.

Dentre todas as doenças que são comuns entre os cães, a otite é uma das mais comuns. Mas justamente por ser considerado tão comum, alguns criadores e donos acabam não dando tanta importância assim quando o animal apresenta os sinais da inflamação no ouvido.

Otite Canina

Confira algumas informações importantes e uteis sobre a otite canina.

O que é otite?

A otite canina acontece de forma muito semelhante a otite que pode acontecer com qualquer pessoa. Trata-se de uma inflamação que acontece dentro do canal auditivo do animal. Mas esta inflamação pode acontecer em diversas partes do ouvido, por isso que para o tratamento correto é necessário conhecer da onde está vindo esta inflamação e também de como funciona o sistema auditivo de um cão.

O sistema auditivo dos cães também não é muito diferente do nosso, sendo que os especialistas e veterinários costumam dividir em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Todas estas partes são interligadas entre si. As classificações e os tipos de otite que podem acontecer com o cachorro vão acabar variando de acordo com o local onde esta concentrada esta inflamação. Se a inflamação estiver no ouvido externo é mais fácil de se tratar, mas quando ela está localizada na parte interna é mais complicado de se fazer o tratamento.

Otite canina

Causa da otite

A inflamação no ouvido acaba sendo causada pela ação de germes ou fungos infecciosos que acabam se alojando dentro do ouvido. Estes pequenos organismos poderão penetrar tanto através das traves do exterior pelo canal auditivo externos, ao u pelas traves do faringe pela Trompa de Eustáquio.

Dicas de prevenção

Nem sempre todas as medidas que forem feitas para que a otite não aconteça com o cachorro serão efetivas, mas existem algumas formas de diminuir a chance do cão contrair esta doença. A primeira delas está relacionada a limpeza do ouvido dos cães. A segunda forma é cuidar bem de outras infecções que podem acontecer com o cão e que podem trazer problemas, principalmente quando elas estão alojadas na garganta, já que elas poderão mudar de lugar e se alojar também no ouvido.

Otite caninaA limpeza do ouvido dos cães é muito importante, e deve ser feita regularmente, mas sempre com muito cuidado. Para os cachorros de porte pequeno podem ser utilizados hastes com pontas de algodão, enquanto que para os cães de maior porte podem ser feitos chumaços maiores de algodão.

Antes de introduzir o algodão no ouvido do cão, é muito importante que ele seja mergulhado em uma solução de alcool-éter (em partes iguais). Com este cotonete e com este produto, é possível remover boa parte da sujeira e das impurezas que vão se acumulando no ouvido do animal. Mas é necessário ter muito cuidado durante esta limpeza para que não aconteça alguma lesão no tímpano.

A freqüência que essa limpeza deve ser feita, dependerá da raça de seu cão: Os cachorros que tiverem as orelhas mais eretas, não precisam de limpezas tão constantes, sendo que uma vez por mês já está de bom tamanho. Para os cachorros que possuem as orelhas caidas, é importante que se faça, pelo menos, três limpezas por mês. 

Sinais da Otite

O sintoma mais evidente de que o animal possa estar com alguma inflamação no ouvido é quando ele começa a coçar muito constantemente esta região, sendo que eles também acabam sacudindo muito a cabeça quando estão passando por este problema. Quando a infecção já está em um estágio mais avançado, pode começar a sair uma secreção do ouvido.

Tratamento da Otite

Otite canina

Na maioria dos casos, quando a inflamação ainda não está tão evoluída, apenas a limpeza vai conseguir resolver o problema, mas isso acontece geralmente antes da fase da secreção. Quando a inflamação atinge as partes mais internas do ouvido é necessário um tratamento um pouco mais agressivo, sendo que em muitos casos é necessário a administração de antibióticos. Mas nunca esqueça de consultar um veterinário antes de dar qualquer remédio para o seu cão.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários