Fofuxo.com

Gatos também podem sofrer de Leucemia

Confira as características deste problema felino.

A leucemia é uma doença conhecida pelos humanos, e muito séria. Popularmente conhecida como “câncer do sangue”, a leucemia é um tipo de doença maligna que ataca os glóbulos brancos da corrente sanguínea, o que por sua vez acaba reduzindo drasticamente as defesas do organismo.

Gatos também podem sofrer de Leucemia

Mas a doença não é exclusiva dos humanos, e também podem ser diagnosticadas em alguns pets, como os gatos. Neste caso, o nome que ela acaba recebendo é Vírus da Leucemia Felina (FelV).

Contágio

A doença que é chamada popularmente de Leucemia dos Gatos ou Leucemia Felina é causada por um vírus, e por conta disso ela acaba sendo transmissível das mais variadas formas, mas sempre com o contato direto entre os animais, especialmente envolvendo saliva e secreções.

A boa notícia em relação a este vírus é que ele não consegue sobreviver muito tempo no ambiente externo ao hospedeiro. Mas durante os dias mais frios do ano ele acaba conseguindo um tempo maior de sobrevida no ambiente externo, o que pode aumentar os casos registrados.

Mas apesar do vírus parecer frágil por não conseguir ficar muito tempo na rua, dentro de um organismo vivo ele acaba apresentando uma alta taxa de mortalidade, sendo que mais de 30% dos felinos infectados acabam morrendo. A doença é considerada como uma das causas de morte entre os gatos mais comuns.

Vacina

Gatos também podem sofrer de Leucemia

A melhor forma de prevenir a doença é através de uma vacina que atualmente pode ser encontrada com uma certa facilidade no Brasil e que faz parte dos primeiros cuidados que os donos devem ter com os felinos quando eles ainda são filhotes. E é quando eles são filhotes o período onde eles estão mais suscetíveis ao ataque do vírus.

Sintomas

A Leucemia Felina acaba atacando diretamente o sistema de defesa dos gatos, por conta disso eles acabam ficando mais suscetíveis a outras doenças. Anemia, depressão, perda de peso e de apetite, diarréia ou prisão de ventre, aumento de volume dos gânglios linfáticos, tumores, abortos, dificuldade respiratória e falta de resistência a outras doenças são os principais sintomas.

Postado em .


Pela Web

Comentários