Fofuxo.com

Dicas para saber se o seu cachorro está com febre

A febre pode ser o indicativo de várias doenças e os donos devem estar sempre atentos.

A febre em um cachorro, assim como nos humanos, não é uma doença em sí, mas sim um sintoma de algum problema que possa estar acontecendo no organismo do animal. Neste caso, toda febre precisa ser investigada mais a fundo, e não apenas tratada. De qualquer forma, entender quais são os sintomas da febre em um cachorro pode ser muito importante para conseguir ajudar ele de forma mais rápida caso o problema de saúde seja mais grave.

Dicas para saber se o seu cachorro está com febre

Temperatura

Antes de tentar entender se um cachorro está com febre ou não, é importante que os donos saibam que os dados relativos a temperatura em um cachorro não são os mesmos. Geralmente nos humanos a febre aparece quando estamos com uma temperatura corporal acima dos 36 graus. No caso dos cachorros, a temperatura normal do corpo deles é de 38,5 a 39,5 graus.

Portanto, um cachorro apresenta febre realmente quando sua temperatura está acima dos 40 graus.

Principais sintomas

Alguns sinais físicos surgem nos animais quando eles estão com febre. Nos cachorros, o focinho pode ser um excelente indicador de febre quando ele está seco ou quente demais. Além disso, os cachorros também apresentam olhos lacrimejantes, nervosismo e falta de apetite quando estão com febre.

Medindo a temperatura do animal

FebrePara medir a temperatura de um cachorro não é necessário comprar um termômetro específico, pode ser um utilizado em humanos também.

O primeiro passo para medir a temperatura é garantir que o nível do mercúrio está mercando, pelo menos, 35 graus. Passe vaselina ou gel lubrificante e introduza o termômetro no anus do cão, espere pelo menos 1 minuto e meio para conseguir checar a temperatura. Caso o seu animal seja muito agitado, peça para alguém ajudar segurando ele para você.

Alguns termômetros especiais podem medir a temperatura diretamente na orelha do cachorro. Mas estes aparelhos geralmente custam mais caro do que os termômetros convencionais.

O que fazer?

Caso seu cão apresente uma temperatura acima dos 40 graus, leve ele imediatamente para o veterinário. Caso não consiga, tente fazer com que ele beba líquido, nem que seja água com algum sabor. Assim como nos humanos, um banho morno (mais par ao frio) pode ajudar a baixar a febre. 

Postado em .


Pela Web

Comentários