Fofuxo.com

Coronavirose Canina

A coronavirose é uma doença contagiosa viral que causa diarréia discreta causada pelo coranavírus canino

Coronavirose Canina

Coronavírus caninoEncerrando os posts sobre as doenças que a vacina V10 previne vou escrever sobre a Coronavirose Canina.

A Coronavirose é uma infecção intestinal que atinge cães, é infecciosa e causada pelo vírus Coronavírus canino que é um vírus de filamento único e com envoltório.

O coronavírus é excretado sem sintomatologia durante meses após a infecção por portadores crônicos, e se propaga rapidamente por meio de transmissão oral-fecal.

Sinais clínicos

cão defecandoRaramente o coronavírus irá causar uma doença clínica específica, quando há manifestação geralmente são sinais auto-limitantes e moderados. Poderá apresentar diarreia aguda de aspecto mole à aquosa às vezes com muco, também pode ser observados discreta inapetência, depressão e vômito, raramente há febre. Esses sintomas costumam ser discretos, podendo ser confundidos com várias outras causas inespecíficas de diarreia discreta passageira.

Há casos mais graves de coronavirose, onde irá atacar uma população de cães que convivem entre si, principalmente quando filhotes, levando a uma enterite grave e geralmente acontece em canis e exposições de cães.

Diagnóstico             

É considerado a possibilidade de enterite por coronavírus em cães com sinais de gastroenterite aguda principalmente quando outros cães contactantes também apresentarem o mesmo quadro. Como a doença geralmente não é fatal, não há necessidade de confirmação laboratorial para o tratamento, a não ser que seja para documentação de um surto epizoótico em um canil por exemplo. Para isso é necessário exame de fezes em microscopia eletrônica, isolamento viral, PCR e sorologia. Porém a simples identificação do coronavírus em uma amostra de fezes não indica que ele seja a causa da diarreia, pois ele é excretado nas fezes de vários cães sadios.

Tratamento

canilO tratamento é de suporte, deverá ser tratada a enterite de forma inespecífica, com fluidoterapia e restrição alimentar de 12 a 24 horas. A maioria dos animais se recupera rapidamente, porém a diarreia poderá persistir por 3 a 4 semanas.

Prevenção

Apesar da coronavirose não ser uma doença grave e muitas vezes auto-limitante ela também pode ser prevenida na administração da vacina V10 em cães através do coronavírus atenuado ou morto.  A vacina deve ser feita em todos os animais saudáveis, com a dose à partir de 6 semanas de idade, antes dessa idade não é recomendado aplicação dessa vacina, pois os anticorpos maternos ainda estão protegendo o animal e a vacina não vai adiantar. Por isso também deverão ser feita mais 2 doses de vacina em um intervalo mínimo de 21 dias para ter certeza que os anticorpos maternos não neutralizem a vacina. Em animais adultos uma dose anual é suficiente. 

Patrícia Maíra Paulino M.V. Patrícia Maíra Paulino • CRMV-SP 27889
Médica Veterinária • Pós-Graduada em Dermatologia Veterinária

Atualmente atende exclusivamente Dermatologia de pequenos animais em hospitais e clínicas veterinárias.

Postado em .


Pela Web

Comentários