Fofuxo.com

Catarata em cães

Problema é muito comum e tira a visão dos nossos amigos de estimação.

Catarata é um problema que atinge humanos, mas também pode atingir nossos animais de estimação, principalmente os cães. Os donos podem identificar alguns sinais de que os cachorros podem estar começando a desenvolver este sério problema nos olhos. Quando o cachorro apresenta uma camada branca leitosa nos olhos, que possui uma aparência de gelo triturado, pode ser um sinal de que ele já esteja desenvolvendo o problema.

Catarata em cães

A catarata na verdade é um distúrbio que acontece no estado natural nas lentes naturais dos olhos, que possibilitam que as pessoas enxerguem normalmente. Com este problema, os olhos perdem a transparência do cristalino, e consequentemente a diminuição e a perda da visão.

Apesar da catarata geralmente ser mencionada como um problema que acontece com cães mais velhos, ele pode acontecer em cachorros de todas as idades, e acaba sendo mais comuns em determinadas raças. Existe uma outra doença que, esta sim, acaba dando apenas em cães mais idosos, que é o caso da Esclerose Nuclear, que resulta em um acinzamento nas lentes dos olhos dos cães.

Apesar da catarata não ser obrigatoriamente relacionada com a idade do cachorro, a idade que o problema surge pode efetivamente ajudar os veterinários a entenderem se a origem da catarata é genética ou não.

Catarata genética

Quando o problema acontece com o animal ainda nos primeiros meses de vida, se chama Catarata Genética, mas também pode ser chamado de Catarata Congênita. Geralmente este tipo de catarata já se desenvolve logo nos primeiros meses de vida do cão.

Catarata desenvolvida

Este também é um tipo de catarata que pode surgir em cães mais jovens, mas a diferença é que este tipo de problema acontece geralmente devido a fatores externos, como algum tipo de trauma ou acidente que o cachorro tenha, doenças como a diabetes ou ainda tipos de infecções ou toxinas. Existem algumas raças que acabam sendo mais propensas a desenvolver este tipo de problema, como  Afghan Hound e Poodle.

Tratamento

Catarata em cães pode ser tratada com cirurgia. Atualmente o tipo de tratamento que está disponível para catarata canina é a remoção cirúrgica. Apesar da palavra cirurgia já causar arrepios na maioria dos donos, hoje em dia este tratamento está se tornando bastante comum. Dentre as técnicas mais utilizadas pelos veterinários estão as seguintes: Remoção das lentes inteiras, emulsificação, aspiração e dissecação. O médico consegue avaliar a melhor forma de tratar a doença. 

Postado em .


Pela Web

Comentários