Fofuxo.com

Anemia no cão

Problema que acontece com humanos também pode aparecer nos cachorros.

A anemia não é uma doença tão incomum nos humanos, sendo que nas pessoas geralmente não representa um quadro muito sério. As pessoas conseguem detectar este problema facilmente e com alguns medicamentos e também com alimentação adequada a anemia pode ser tratada facilmente. A anemia nada mais é do que a diminuição do volume de sangue no organismo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que este problema também pode surgir nos nossos amigos animais.

Anemia no cão

Mas vale lembrar que a anemia em sí não é considerada uma doença, mas sim um sintoma. Geralmente a Anemia não é a causa fim, e sim é causada por algum outro problema que pode estar acontecendo com os animais, sendo que é muito importante que as pessoas prestem atenção no seu cão quando ele der sinais de problemas do gênero.

Causas da anemia

Em alguns casos, a anemia também pode não estar diretamente ligada a uma doença específica, mas também pode estar relacionada a alimentação inadequada que as pessoas podem estar dando para seus animais. Vale lembrar que o sangue precisa ser formado em algum lugar do organismo. No caso, o sangue é formado no interior da medula, mas para isso ele necessita de uma fonte de ferro na alimentação, além de outras vitaminas.

Mas o ferro que o sangue precisa para ser formado necessita ser ingerido através dos alimentos, já que ele não é produzido pelo organismo. A falta de ingestão destes alimentos ricos em ferro podem ser causas de anemia, mas problemas relacionados ao funcionamento dos rins, que tem a tarefa de processar os alimentos, também pode causar a anemia. Outros problemas que também podem estar relacionados com a anemia é a ingestão de alguns medicamentos fortes também pode deprimir a medula, que passa a diminuir a produção de sangue.

Outro problema nos animais que também causam a anemia é uma grande perda de sengue, que podem acontecer quando os animais passam por um determinado acidente grave, ou também uma perda de sangue em pequena quantidade, mas que dure por muito tempo, sendo que isso geralmente pode ser causado por parasitas internos ou externos. Por exemplo, se um cão possui uma grande quantidade de pulgas ou carrapatos que drenam o sangue do animal durante muito tempo, ele pode sofrer anemia se este sague não for resposto com a mesma velocidade.

Sintomas

Falta de apetite pode ser anemiaPara saber se um cão está com anemia, existem alguns sinais que devem ser observados. O primeiro dele é a falta de apetite. Além disso, o cachorro também apresenta as mucosas pálidas ('bochecha" e interior das pálpebras), e um cansaço acima do normal durante o dia.

Com base nestes sintomas, os animais devem ser levados para fazer um exame de sangue, que poderá confirmar ou não a anemia. Além disso os veterinários já poderão encaminhar os exames necessários para que as pessoas entendam o que pode estar causando a anemia.

Tratamento

A anemia no cão pode ser tratada com alguns medicamentos que estimulam a produção de sangue pela medula. Além disso o cão também deverá ter uma alimentação adequada . Nos casos mais graves, as pessoas terão que fazer transfusões sanguíneas nos animais.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários