Fofuxo.com

Você conhece a pata do seu cão?

Confira algumas informações e curiosidades sobre esta importante parte do corpo do seu pet.

Determinadas partes do cão chama a atenção com uma certa curiosidade. Qual dono nunca se pegou olhando para a patinha do seu cão e pensando os motivos que levaram ela a ter aquele formato e a verdadeira função de determinadas partes, como as pequenas almofadas pretas que ficam na base das patas.

Você conhece a pata do seu cão?

As patas dos cães são muito importantes pois permitem com que eles estejam sempre brincando e correndo de um lado para o outro. Apesar de apresentar algumas diferenças de raça para raça, a estrutura das patas dos cães acaba sendo basicamente a mesma. Confira algumas curiosidades e informações interessantes sobre a pata do seu dog.

Estrutura

Basicamente podemos dividir a pata de um cachorro em cinco partes diferentes: Garras (ou unhas), Almofadas digitais, Almofadas Metacarpo, Almofadas do Carpo e Quinto dedo (que também pode ser chamado de ergo).

As almofadas digitais e as almofadas metacarpo trabalham como se fossem amoretecedores. Eles protegem os ossos e também as articulações dos animais do contato direto com o chão, diminuindo assim o risco de alguma fratura ou rompimento. Já as almofadas do carpo possuem uma função um pouco diferente. Elas atuam como freios, que ajudam na hora que os cães precisam parar quando estão correndo em alta velocidade ou então na hora de descer alguma ladeira.

Uma curiosidade interessante sobre as patas dos cães é que ao mesmo tempo que elas possuem uma estrutura forte, os ossos da pasta não são muito fortes. A maioria dos 319 que os cães possuem em toda sua estrutura óssea está localizada nas patas.

As almofadas

Você conhece a pata do seu cão?As almofadas que os cães possuem na parte de baixo dos pés acabam sendo as estruturas mais interessantes e curiosas. Elas basicamente são compostas de gordura, que ajuda a isolar a temperatura extrema do piso. Portanto, os cães podem pisar sem problemas em solos frios, já que a gordura consegue evitar que este frio seja elevado para a corrente sanguínea.

Uma outra curiosidade sobre as almofadas é o fato delas possuírem um complexo sistema que consegue eliminar a transpiração comum desta parte do corpo de qualquer animal. Assim, eles conseguem eliminar grande quantidade do suor, mas mesmo assim eles podem apresentar suor nas pastas em determinadas situações.

O quinto dedo

Muitas pessoas acreditam que os cães não utilizam esta parte das patas, mas a estrutura que acabou ficando para trás durante o processo de evolução acabou ficando para trás.  A estrutura permite que os cães tenham um melhor controle sobre os ossos das patas e também ajudam na hora de segurar determinados objetos, como ossos. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários