Fofuxo.com

Televisão pode fazer mal para os cachorros?

Hábito de sentar na frente do aparelho ao lado do pet gera controvérsias entre especialistas.

O hábito de milhares de pessoas no mundo inteiro é o mesmo: depois de um longo dia de trabalho, nada melhor do que se sentar em um sofá confortável e assistir televisão, uma forma de relaxar um pouco e esquecer o dia puxado. E para aqueles que possuem um pet de estimação, a companhia dos seus amigos ao lado também é fator comum em diversos países.

Televisão pode fazer mal para os cachorros?

Geralmente o nível de atenção do cão é maior quando o assunto é perceber o que está acontecendo ao redor, como a televisão ligada. Os gatos geralmente percebem mas acabam não dando muita bola para o que está acontecendo. Por isso é comum que os donos digam que estão assistindo televisão ao lado dos seus amigos caninos. Mas esta atenção que os cães acabam dando para a televisão acabou gerando uma dúvida: Será que o aparelho pode fazer algum tipo de mal para eles?

O que os cachorros enxergam na televisão?

Antes de tentarmos entender se a televisão faz bem ou mal aos cães, é preciso saber primeiro o que eles conseguem enxergar ao olhar para o aparelho de televisão ligado.

De acordo com as pesquisas feitas até o momento, os especialistas afirmam que quando os cachorros olham para um aparelho de televisão eles enxergam as coisas de um modo bem diferente do que nós humanos. O principal motivo é o funcionamento do olho do pet. Os cães conseguem perceber as coisas que acontecem entre 70 e 80 quadros por segundo. Como a imagem da televisão passa a 30 quadros por segundo, eles conseguem enxergar tudo muito leito.

As imagens aparecem borradas para eles, e a semelhança é com uma troca de slides. Portanto, eles não conseguem identificar uma pessoa ou um animal na tela. Mas este movimento de troca de imagens é que acaba chamando a atenção dos animais. Além disso, os cachorros também acabam tendo a sua atenção capturada pelos sons.

Um fato curioso é que alguns países, como os Estados Unidos, já possuem canais de televisão específicos para os cães, com uma programação que é transmitida em HD, que ajuda aos cães a perceberem melhor o que acontece. De acordo com o criador, os cães conseguem perceber outros animais e até mesmo pessoas.

Calmantes

Televisão pode fazer mal para os cachorros?

De acordo com alguns veterinários que pesquisaram sobre o assunto, a televisão com uma programação específica para os cães ou com imagens em alta definição podem ajudar a deixar o animal mais calmo. Pode ser uma boa alternativa para os pets que precisam ficar muito tempo sozinhos em casa.

Cuidados com exageros

Mas especialistas também alertam para alguns problemas que podem acontecer com o excesso de televisão na vida dos animais. Um deles é velho conhecido dos humanos: o sedentarismo. Os cães não podem deixar de fazer atividades físicas apenas para ficar na frente da televisão.

Além disso, os veterinários lembram também que é muito importante que os donos proporcionem o contato dos animais com o ambiente “real”, já que o principal sentido para os cães não está contemplado na televisão: o olfato. 

Postado em .


Pela Web

Comentários