Fofuxo.com

Saiba como os gatos foram domesticados

Entenda desde quando os felinos começaram a fazer parte efetivamente da vida dos homens.

Os nossos amigos felinos estão há muito tempo se enredando nas nossas pernas. Historiadores e cientistas acreditam que, em alguns momentos a história dos gatos acaba se confundindo com a própria história dos humanos.

Saiba como os gatos foram domesticados

Evolução

Como tudo na natureza, os gatos domésticos na verdade são uma evolução dos gatos selvagens africanos, portanto estas duas raças possuem diversas características em comum. Na selva, estes animais precisava caminhar silenciosamente, e atacar utilizando suas poderosas garras retrateis para conseguir se alimentar. Mas os gatos domésticos não precisam fazer muito esforço para conseguir comer. Mesmo assim, alguns destes extintos seguem presentes nos felinos.

Eliminando pragas

Saiba como os gatos foram domesticadosAs primeiras relações entre gatos e humanos começaram a acontecer de forma espontânea, e com o tempo eles acabaram sendo adotados. Isso porque os felinos sempre forma conhecidos por se alimentarem de ratos, camundongos e outras pragas que destruíam as plantações. Quando o homem passou a depender mais das hortas e passou a ficar em uma única região ao invés de ser nômade, os gatos começaram a se aproximar.

Alguns registros antigos encontrados indicam que os gatos começaram a se relacionar com os homens há cerca de 9.500 anos. Durante muito tempo os gatos acabaram sendo venerados e considerados animais sagrados. Os egípcios forma considerados os principais responsáveis por inserir os gatos na nossa sociedade. Eles gostavam tanto dos animais que existiam severas leis protegendo os gatos.

A partir da região do antigo Egito, os gatos começaram a ser exportados para outras regiões do globo, alcançando todos os continentes ao longo da civilização humana.

A sua função de caçador de pragas também garantiu que o gato ocupasse uma posição privilegiada na Europa Cristã.

Maus espíritos

Mas nem sempre os gatos levaram uma vida fácil. No início da Idade Média, os bichanos começaram a ser associados com mais espíritos, e acabavam sendo queimados em fogueiras juntamente com as pessoas que eram acusadas de bruxaria. Mas com o final da inquisição, os gatos voltaram a ser bem vindos dentro das casas e dos navios. 

Postado em .


Pela Web

Comentários