Fofuxo.com

Pets poderão deixar de ser vendidos em lojas

Instituições estão se organizando para pressionarem por leis que proíba este tipo de comércio.

Hoje em dia é bastante comum andarmos pelos grandes shoppings das cidades e nos depararmos com lojas que vendem cães e gatos de estimação. Apesar de seguirem leis existentes hoje no Brasil para este tipo de atividade, existe um misto de emoções nas pessoas que passam pelo local.

Pets poderão deixar de ser vendidos em lojas

Ao mesmo tempo que muitos acabam sendo adeptos da compra dos pets neste tipo de estabelecimento (se ninguém comprar a loja dificilmente vai conseguir ter uma vida longa, ainda mais quando estamos falando dos altíssimos alugueis cobrados pelos shoppings), são diversas as pessoas que também não conseguem se sentir bem olhando para aqueles pets presos em gaiolas mínimas durante o horário comercial.

Por conta disso, um grande movimento em diversos países está ganhando força para proibir a venda de cães e gatos desta maneira. Na semana passada um grande debate aconteceu na cidade de Miami contra o comércio de animais doméstico e deve criar eco em outras partes do mundo, incluindo o Brasil.

Proibições

Atualmente 30 cidades norte-americanas contam com legislação específica sobre o assunto, com leis que proíbem a venda de cães e gatos neste tipo de loja. Mas o mesmo já foi banido nacionalmente em determinados países da Europa, como a Áustria e a Suíça. A Espanha também ensaia uma resolução nos mesmos moldes, mas no caso deste país a aprovação é mais complicada, pois as leis também englobam questões de maus tratos que interferem diretamente na cultura local, como as touradas.

Brasil

Pets poderão deixar de ser vendidos em lojas

Aqui no Brasil já existe uma lei sendo avaliada pelos vereadores da cidade de Fortaleza para proibir a venda de animais domésticos em pet shops. Diversas ONGs que defendem os direitos dos animais também estão se preparando para apresentar diversas leis que barrem a comercialização de animais da forma como as lojas fazem.

Atualmente as lojas precisam respeitar determinadas regras e leis, e podem ser enquadradas no crime de maus tratos aos animais quando for flagrada colocando o animal em uma situação que realmente seja insuportável para o pet. Mas atualmente não existe nenhuma regra específica sobre manter os pets dentro de caixas ou gaiolas por um grande período de tempo. 

Postado em .


Pela Web

Comentários